terça-feira, 29 de março de 2011

ATENÇÃO EDGAR BUENO! O SENHOR NÃO TEM VERGONHA DA CULTURA NA CIDADE???!!!


Amigos estamos precisando urgente de 500 reais ate quarta feira as 12::00
para irmos no festival de Curitiba, já estamos lá veja no site do Festival.
para ajudar a gente basta depositar a quantia que puder.

caixa economica federal
agencia 1445
operação 023
conta corrente 00001172 - 1
Miguel Joaquim das Neves.

Estaremos aqui se vocês ajudarem....
http://www.festivaldecuritiba.com.br/

ao acessar vá em programe-se
depois em fringe 2011
bloco: drama
palavra chave: Sombras de um Passado.

segunda-feira, 28 de março de 2011

UM SOCO DIRETO EM TELMO KOTTWITZ!!!


A total incapacidade de interpretação de texto e a atitude grosseira do Sr. Telmo Kottwitz, (JH edição 5976 de 23 de marco de 2011) é uma das maiores provas de como anda a cultura de nosso município, numa tentativa de trazer para a arte o coronelismo administrativo que tanto assola aquela que está querendo se tornar uma metrópole do f...uturo como indicado na Revista Veja o ano passado.

Seu texto, caro Sr. Kottwitz, é carregado de preconceito em palavras mal escritas usando como subterfúgio rude o fato de estar se defendendo de um texto cujo único pecado foi estar além da sua compreensão do português. E como sua crônica xenófoba e absurda partiu para o lado pessoal como todo covarde que prefere atacar antes de verificar ou pesquisar, me dou o direito de lhe dirigir essa resposta citando os burros.

Creio que o senhor perdeu uma grande chance de deixar claro que o tradicionalismo gaúcho de Cascavel não tem nada a ver com o fato de a verba da cultura em 2011 ter sido praticamente esgotada num único evento de uma única entidade particular. Ao invés disso preferiu ficar ao lado dos injustos que deixarão a ver navios qualquer projeto que precisasse que apoio público nos 9 meses que ainda temos pela frente , e se dignar ao papel que lhe cabe.

Acho que o senhor deveria ter mais respeito, ou lavar a boca, antes de falar dos artistas cascavelenses (artistas sim, que trabalham com isso de sol a sol e não como um hobby de fim de semana) aos quais você chama de forasteiros em seu textinho encomendado numa xenofobia escrota que é a base de todo arquétipo do tradicionalismo burro, que é rejeitado inclusive pelos tradicionalistas gaúchos de verdade, aqueles que não são um mero arremedo trajando guaiaca, pois sabem eles, que esta tradição foi importada dos forasteiros dos pampas vizinhos.

Aliás, “Kaibers” caro Sr Kottwitz, é o sobrenome de Jeferson Kaibers, colocado democraticamente como atual conselheiro geral da única associação cultural multiartes de Cascavel, e não um pseudônimo “americanizado” como o senhor quis “espertinhamente” supor. Não é um nome tipicamente brasileiro, mas “Kottwitz” também não chega a ser um “Silva”, não é? Sempre valeria a pena pesquisar, inclusive com os próprios artistas que trabalharam de graça, entre os quais lá estávamos, antes de sair chamando as pessoas de “animalzinho” em meios de comunicação
Aliás quando cabe aos outros trabalhar de graça, a filosofia de esquerda acaba caindo como luva nos reacionários, não? Sugiro ao senhor então abrir mão do salário bem pago e nos dar o exemplo do amor pelo seu trabalho levantando cedo e dormindo tarde recebendo quando muito míseros tostões e ver o sonho de um projeto levado a frente ser todo escoado em uma única pia.

Seu ato, Sr. Kottwitz, seria passível de processo gordo, e feito que esse dinheiro circulasse entre comunidades carentes, cujas crianças são sim artistas, não necessariamente gaúchas, mas paranaenses, cascavelenses e fariam miséria se tornar ouro com investimentos como o que foi dado ao evento em questão.

Sendo filho de gaúchos, embora tendo nascido em solo catarinense, nego-me a ser representado por preconceituosos, que querem impor sua vontade como absolutismo cultural regional e etnocêntrico. Nego-me a ser representado por pessoas que não tenham respeito pelo que lhes é diferente.

Por que, eu pessoalmente, Sr Kottwitz, prefiro ser um forasteiro ou mesmo sair nômade (como dezenas de outros artistas que acabaram saindo daqui como párias) e sem recursos, mesmo depois de tanto ter trabalhado nessa cidade, do que criar meus filhos sob uma cultura ditatorial onde só um ou outro “amigo de alguém” recebe as migalhas de nosso próprio pão que nos são a todos destinadas.

Somos sulistas sim Sr, Kottwitz e respeitamos com orgulho nossa cultura construída nos pagos riograndenses , uruguaios e nos pampas argentinos, mas o Sul não é o nosso país, não temos vocação para separatistas, sabemos que há vida além dos ante-olhos que pessoas como o senhor insistem em espalhar, preferimos a riqueza da cultura da extensão, preferimos associá-la a diminuí-la, preferimos multiplicá-la a dividi-la.

Vander Colombo

Em tempo: O blog abre espaço para quem se sentir ofendido o direito de resposta!

domingo, 27 de março de 2011

EDGAR E JADIR QUEREM DAR O "GOLPE" NO PTB DE CASCAVEL!!!


Segundo o jornalista Fernando Maleski em seu blog (blogdomaleski.blogspot.com), quem estaria com as "malas" prontas para vir para Cascavel e assumir a Secretaria Municipal de Comunicação é o também jornalista Sebastião Dias, que faria dupla com o outro "Dias", Miguel.

Segundo fontes, Dias (o Sebastião), é o vice-presidente do PTB de Umuarama, e teria ficado desempregado na prefeitura daquela cidade, foi "exonerado" por falta de "aptidão" com o setor, pois ocupava uma "diretoria" na Fundação Cultural de Umuarama e não na Comunicação.

Sebastião, já foi Secretário de comunicação (ou Assessor), em Palotina, Assis e por último estava estava na capital da amizade.

No começo desse ano (ou seria final do ano passado?), Sebastião esteve visitando o prefeito em "exercício" Jadir de Mattos, e a partir daí o vice-prefeito de Cascavel iniciou tratativas com o prefeito Edgar Bueno, para "importar" Sebastião Dias (que estava precisando de emprego), para Cascavel.

Mais um "duro golpe" em João da Tropical, Jovane Donizete, Reinaldo Vilela e cia. Pois o PTB não conseguiu emplacar ninguém (a não ser o vice Jadir), e quando emplaca é do PTB de outra cidade. Quem está feliz é o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, que não sabia mais o que fazer com o assédio do PTB local em querer posicionar "Dias" em uma outra secretaria.

Em Cascavel fica claro que os jornalistas da cidades na visão de Edgar Bueno "compartilhada" com Jadir de Mattos, não têem competência para ocupar a cadeira da comunicação, muito menos existe esse profissional no "staff" próximo de Bueno!!!

Na foto acima, Sebastião Dias, então Diretor de Cultura de Umuarama, com o prefeito de Umuarama Moacir Silva, sua chefe Presidente da Fundação Cultural Thais Romero e convidados do evento cultural realizado antes da "queda" de Sebastião.

sábado, 26 de março de 2011

VIRADA CULTURAL DE CASCAVEL CONTINUA GERANDO MÍDIA NEGATIVA!!!


Fazer teatro é assumir uma profissão e ser gaucho também é?

Considerações acerca da opinião publicada por Telmo Kottwitz no Jornal Hoje, edição 5976 de 23 de marco de 2011.

Senhor Telmo Kottwitz.

É plausível e completamente coerente teu discurso, pois também podemos perceber tuas ascendências e origem bancaria. Gostaria de citar o hino de cascavel: “Tua beleza imponente tem vida, és a sombra que acolhe o forasteiro, [...] portas abertas a todo brasileiro”, seguindo o senhor que terminou a considerada opinião citando o hino do Rio Grande do Sul.

Primeiramente, não deturpe nosso projeto, não somos contra a tradição gaucha, negar o gaucho seria negar que a arte, para esclarecer-vos, pode ser feita do vazio ou do nada, como o senhor menciona o contrario. Lembro que sempre é preciso informar-se antes de publicar qualquer opinião.

Pois bem, ao próximo passo: arte e cultura se misturam, mas são esferas distintas, em teu pronunciamento no Jornal Hoje (edição de 23 de marco de 2011), não percebo esse discernimento, infelizmente, pois estamos do tratando presidente da Associação da Cultura Gaúcha de Cascavel, cidade com expressiva tradição. Lembremo-nos que os gaúchos e os tropeiros também tiveram origem em “revoltados” como preconceitualiza o senhor. Isso nos iguala e prova pela tua historia e a nossa, que todos fazemos parte de movimentos legítimos e legais.

Por fim, “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, porque ele faz nascer o sol sobre bons e maus, e vir chuvas sobre justos e injustos”(Mateus 6.44-45). Agradeço imensamente as palavras publicadas com o carinho e apreço que tenho pelo delicioso chimarrão que tomo neste momento, e pelo menos na imprensa poderemos manter um dialogo igualitário, que é o prega a tua cultura e a nossa, não é?


Acredito fortemente que o jornal em questão não publicará essa consideração, entretanto: muito obrigado!

Anderson Paisca

MARCOS NANINI, MELHOR ATOR NO PRÊMIO SHELL!!!


A lista de vencedores do Prêmio Shell de Teatro 2011 (Rio de Janeiro, RJ)

'Pterodátilos' conquista três prêmios de teatro no Rio

AE - Agência Estado

Foi um Prêmio Shell de primeiras vezes o de anteontem à noite, no Rio. Aos 26 anos e aparelho ortodôntico a estampar o sorriso, o autor de "Savana Glacial", Jô Bilac, ganhou a tradicional láurea do teatro brasileiro. É sua sexta peça. Mariana Lima, atriz há 22 anos, levou para as filhas também o primeiro troféu da carreira, por "Ptedorátilos". O espetáculo rendeu uma igualmente inédita concha dourada a Marco Nanini. O ator, que coleciona indicações (e outros prêmios), concorrera já na primeira edição do Shell, há 23 anos, com "O Mistério de Irma Vap". Mas só agora venceu.

"O teatro precisa disso", disse Nanini, enaltecendo a longevidade do prêmio, que destaca separadamente os melhores das temporadas do Rio e de São Paulo. Ao fim, depois de aplaudir de pé, como todos os presentes, a homenagem a Nathalia Timberg, relativizou: "Dá um prazer grande, mas a pessoa passa. Fica é a entidade do ator".

Mariana era o rosto exultante da noite. "Já estava vacinada, porque da última vez era favorita, cheguei achando que ia arrebentar, e não ganhei". "Pterodátilos" venceu também na categoria cenário, pelo palco móvel de Daniela Thomas, instável como os personagens em cena.

Jô Bilac, que correu para o abraço do seu Grupo Físico de Teatro ao ter o nome anunciado, dava gargalhadas de felicidade. "É surpreendente ganhar um prêmio com cinco anos de carreira, e numa festa com tanta gente experiente. Achava que seria o Newton Moreno, sou fã dele."

Moreno concorria com "Maria do Caritó", peça com mais indicações (seis das nove), e que deu a João Fonseca o Shell de diretor. Querido no meio teatral, foi o mais aplaudido da cerimônia. Isso sem contar Nathalia Timberg, de 81 anos, ovacionada ao falar de sua "arte teimosa que não morre". "Toda a minha vida eu vivi no palco, de e para o teatro. A esta altura, o meu duplo já se fundiu." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Confira a lista de vencedores:

Ator - Marco Nanini, por "Pterodátilos";

Atriz - Mariana Lima, por "Pterodátilos";

Direção - João Fonseca, por "Maria do Caritó";

Autor - Jô Bilac, por "Savana Glacial";

Iluminação - Tomás Ribas, por "Rock Antygona";

Figurino - Marcelo Pies, por "Hair";

Cenário - Daniela Thomas, por "Pterodátilos";

Música - Marcelo Alonso Neves, por "As Conchambranças de Quaderna";

Categoria especial - André Curti e Artur Ribeiro pela singular linguagem corporal aplicada no espetáculo "Fragmentos do Desejo";

Homenagem - Nathalia Timberg pela magnitude de sua carreira teatral.

VIRADA CULTURAL: FRACASSO EM CASCAVEL REPERCUTE EM CURITIBA!!!


É realmente muito triste o descaso com que esta gestão vem tratando os artistas locais, atualmente estou morando em Curitiba, e fui na virada cultural que teve aqui, e foi incrivel, uma variedade incrivel de shows e espetáculos locais e convidados nacionais, todos, eu disse TODOS, com respectivos destaques na programação, foi um evento ORGANIZADO e TRANQUILO, afinal de contas, a virada cultural é para a propagação da arte na cidade, e não para um revolta comunitaria ou dos artistas que mantem a arte girando na cidade, fico muito triste com estas atitudes que a secretaria vem tomando, está bem, estou aqui a pouco tempo (um ano) porem nunca precisei trabalhar de GRAÇA, ou fazer caridade, e não me venham com a desculpa que aqui é um polo e tal e tal... Pois vejo estas açoes de respeito com os artistas locais em cidades bem menores que em Cascavel. É muito triste pensar que a secretaria vem matando os artistas Cascavelenses, pois nem todos tem a oportunidade de ir em busca de RESPEITO em outras cidades... Poxa, cascavel tem talentos, valorize eles Sr. Judete e cia. E alem das inúmeras contradissoes da oposição, valorizo muito o Wanderley, que me deu oportunidade enquanto trabalhei DIGNAMENTE e RECEBENDO pelo meu TRABALHO que me apoiou e me mostrou o quanto eu posso ir alem, e eu sei que em Cascavel existem vários artistas que ainda tem que trabalhar em areas variadas, pela falta de oportunidade, condições oferecidas e pela tremenda falta de respeito oferecida pela secretaria com a classe. Peço para que meus amigos (e para os novos talentos da cidade, que ainda não conheci) lutarem cada dia mais pelo seu oficio, porque a arte não pode mais ser tratada como secundaria, mas sim como um auxilio importantissimo para a formação moral, intelectual, social, educacional (...) da sociedade. Marco Techio

terça-feira, 22 de março de 2011

JÁ IMAGINARAM SE A MODA PEGA NUMA "CERTA" CÂMARA DE VEREADORES???!!!


Condenado

Custódio da Silva foi condenado
a nove anos e
dois meses de reclusão,
em regime fechado, por
ter se apropriado, por
233 vezes, de parte da
remuneração que era
destinada a servidores
do gabinete dele na Câmara
Municipal de Curitiba,
entre 1993 e 2000.

domingo, 20 de março de 2011

FESTIVAL DE CURITIBA: "A GRANDE FAMÍLIA DE GUTA"!!!


Paranaense de seriado global é atração em Mostra no PR

Guta Stresser protagonizará 'As Próximas Horas Serão Definitivas' no Festival de Curitiba que acontecerá de 29 de março a 10 de abril

A complexidade de estar vivo no século 21. Esta é a questão que serve de pano de fundo para a peça "As Próximas Horas Serão Definitivas", que faz parte do Festival de Curitiba 2011. A mostra curitibana acontece de 29 de março a 10 de abril, com mais de 400 espetáculos.

Em cena, um casal – interpretado por Guta Stresser e Sacha Bali– vive o texto assinado por Daniela Pereira de Carvalho, sob direção de Gilberto Gawronski.

"Daniela se apropria de relações afetivas da contemporaneidade dela, uma época em que as pessoas vivem um aspecto trágico desse seu próprio tempo: estar à mercê de muitas variantes: da irritabilidade, de uma legislação, da impulsividade. E, no meio disso tudo, ainda buscam a felicidade. Essa é a complexidade do estar vivo no século 21", observa o diretor. Na trama, um dos dois, movido pela impulsividade, comete um delito que vai influir drasticamente na vida afetiva do casal.

Na peça, pela primeira vez ele trabalha com a atriz paranaense Guta Stresser. Gawronski gostou da versatilidade de Guta ao atuar. "Ela é uma pessoa que ficou muito conhecida por sua personagem na televisão, mas não se deixou aprisionar pela imagem.

A Guta tem a dimensão do universo potente da dramaturgia criada pela Daniela", avalia ele, referindo-se à Bebel, personagem interpretado por ela no programa A Grande Família, da Rede Globo.

Ao Festival de Curitiba, ele veio outras vezes. "Um festival tem que suscitar não só a visibilidade nacional, que é o canal que a mostra curitibana adota, até pelo momento do calendário em que está, mas ser também um lugar de estímulo para criação local. Papel que ele também tem desempenhado bem", observa.


Sinopse

DRAMA | RIO DE JANEIRO-RJ | Teatro da Reitoria

Dias 9 e 10/04 às 21h | Ingressos: R$25 e R$50

Um homem e uma mulher desesperados que, em meio a jornais e guimbas de cigarro, vivem dias sucessivos em quartos de hotel, enfrentando a dificuldade de amar o outro.

Num mundo onde o indivíduo tornou-se o centro de tudo, a visão do amor como entrega absoluta cria um paradoxo e aprofunda o sentimento de solidão e isolamento.

O texto da peça disseca o momento crucial de um relacionamento que seria aparentemente eterno. Gabriel e Olívia estavam felizes há oito anos, quando um assassinato muda o curso de suas vidas.

A escolha em permanecerem juntos passa a exigir deles o sacrifício de suas individualidades. Até que ponto, em nome do amor e do ser amado, é justificável abrir mão de si mesmo?

ATÉ TÚ BRUTUS???!!!...


PARECE QUE ACABOU O CASAMENTO ENTRE O "ARTISTA" LEONIDAS "TICO" QUADRI E A SECRETARIA DA CULTURA. OUTRORA DEFENSOR FERRENHO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, O "TICO" ACABOU SE "IRRITANDO" COM A SECRETARIA E A SECRETÁRIA DA CULTURA EM REUNIÃO SOBRE A VIRADA CULTURAL. TEXTO NA INTEGRA E COM TODOS OS ERROS DE PORTUGUÊS PÚBLICADO NO BLOG DO TICO ABAIXO.

"Virada ou piada cultural

Ontem estava a caminhar pela rua quando derepente me deparei com o cartaz da 1° virada cultural de cascavel.
Você agora pode se perguntar por que o titulo virada ou piada, pois vou explicar.
Fui convidado a um mês e meio atrás para uma reunião com a secretaria de cascavel junto com alguns funcionários e alguns artistas de varias áreas que trabalham e cascavel.
1° piada - Senhoras e senhores propuseram que nos ajudássemos não organização da virada apresentando de grassa.
2° piada – quando eu disse que não trabalharia de grassa que precisava receber pelo meu trabalho quase fui excomungado da reunião.
3° piada - teve alguns artistas que concordaram com a secretaria dizendo: “a gente deveria trabalhar de grassa pra que a gente mostre o nosso trabalho.”
4° piada – quando vi o cartaz e descobri que não tinha nenhum artista de cascavel nele, vejo que a galera que faz arte em cascavel não é valorizada mesmo, alem de trabalhar de grassa não tem nem a divulgação de seu trabalho no cartaz.
Sendo assim meus queridos leitores concluo.
A secretaria de cultura faz arte pra valorizar quem não é daqui e ainda quer que os artistas de cascavel trabalhem de grassa. Essa é a maios piada cultural que eu vi nessa gestão."

sábado, 19 de março de 2011

PROTESTO, POUCO PÚBLICO E GAFES MARCAM A VIRADA CULTURAL DE CASCAVEL!!!

Mais um evento da Secretaria da Cultura de Cascavel é marcado pela falta de capacidade em se comunicar com o povo e não conseguir trazer público para suas promoções. Na abertura da I VIRADA CULTURAL DE CASCAVEL, quem marcou presença foram os funcionários públicos, artistas que iriam se apresentar e algumas autoridades. Público, participação popular não teve, fora alguns convidados e parentes de quem iria subir ao palco, conforme fotos acima.

PROTESTO DA CLASSE ARTÍSTICA

Artistas indignados com a atual gestão cultural de Cascavel aproveitaram o evento para protestar contra a falta de democracia na divisão de recursos destinados para apoio a entidades culturais. Trajados com figurinos "gaúchescos" (foto acima) e com uma "máscara" da face da Secretária da Cultura Judete Bilibio, protestaram o fato da Prefeitura através da Secretaria da Cultura, destinar um valor de R$ 20.000,00 para o CTG - ESTÂNCIA COLORADA, realizar o FECASTCHÊ. O aval foi dado pelos vereadores na sessão da ultima terça-feira (15/03).

GAFES DE JUDETE

Novamente ficou explicado porque o prefeito Edgar Bueno e o assessor Miguel Dias evitam que Judete conceda entrevistas ou fale em público.

Sem uma explicação plausivel, Judete Bilibio em seu discurso de abertura tocou em assunto relacionado a "facadas, tiros e mortes" nos bairros de Cascavel, talvés (não de forma clara) querendo dizer que a cultura seria um meio de evitar a violência. De forma infeliz desmereceu a periferia da cidade já que a violência acontece nos bairros e "também" no CENTRO DE CASCAVEL! Além do que a administração de Judete frente a pasta demonstra seu pouco caso com a "periferia", pois não tá nem aí com a CASA DA CULTURA ZONA NORTE e abandonou o projeto CIRCO DA CIDADANIA, cedendo a Lona, equipamentos, recursos financeiros, etc... para a Ação Social, mostrando sua falta de "intimidade" com os mais pobres e os bairros da cidade.

A pior gafe cometida por Judete Bilibio foi a seguinte fala: ... "a virada cultural de Cascavel está gostosa por estar sendo feita por ARTISTAS DO BEM, ARTISTAS DA PAZ"...

Judete nesse momento adjetiva de forma pejorativa os artistas que não estão participando da virada cultural, e assim chama como sendo do MAL E DA GUERRA, entidades culturais e artistas como: ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA DA FAG, GRUPO DE TEATRO HIEROFÂNICOS DA UNIPAR, RISOLOGISTAS, ÉRAMOS TRÊS, BANDA ECOS DA TRIBO, TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL, BAIACÚ, ACADEMIA DEJAN DANÇAS, GRUPO FOLCLÓRICO LADRI DI CUORI, ASSOCIAÇÃO CENTRO DE PESQUISA TEATRAL, GRUPO FOLCLÓRICO GRALHA AZUL, CORAL DA UNIOESTE, GRUPOS FOLCLÓRICOS ALEMÃES, ITALIANOS, PORTUGUESES E JAPONESES, DIRCEU ROSA, LUIZ CARLOS BRUGNERA, WILLIAN FISCHER... Entre tantos outros artistas e entidade culturais que acabaram de forma "indireta" sendo AGREDIDOS por não participarem da virada ou não concordarem com a forma de Judete conduzir a gestão pública cultural!

Parabéns EDGAR BUENO!!! Mais um "fiasco" cultural para Cascavel! VOCÊ E AQUELES QUE VOTARAM EM VOCÊ MERECEM!!!

A "VIRADA" DE MESA DA CLASSE ARTÍSTICA COM A CULTURA LOCAL!!!

Caríssimos,

embora tenhamos nos ausentado quanto a discussão do Sistema de Cultura, temos, neste final de semana, uma boa oportunidade para retomarmos as atividades da comissão. Acontecerá, a partir das 18h, no dia 19 (sábado), a abertura da I Virada Cultural de Cascavel, que consiste em um evento com duração de 24h, realizado em espaços públicos e privados do município com atividades culturais dos artistas locais.
Até aí tudo bem.

O problema é que, novamente, conforme demonstra o texto anexo, uma série de arbitrariedades foram realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, que convocou os artistas a trabalharem gratuitamente neste evento, enquanto repassou, tal qual no ano de 2010, o valor de 20mil reais para o CTG Estância Colorada para a realização do Fecastchê.

Como também apresenta o texto, a crítica não se refere à finalidade da entidade, já que folclore e tradições populares também dizem respeito à jurisdição da cultura. Contudo, esta não é a única entidade do município, não é a mais carente e a decisão sobre a disponibilização de tal recurso público não passou por consulta pública. Ou seja, novamente a demanda do Conselho Municipal de Cultura vem à baila, como local legítimo para a tomada de decisão a este respeito.

Neste caso, pensando que todo o poder municipal estará presente na ocasião da abertura e que um ato da comissão é também mais que necessário, pensamos em realizar a panfletagem do texto anexo e realizar uma reunião dos que estiverem presentes e interessados logo após o término da cerimônia de abertura. Para tanto, pensamos ainda em realizar o ato de forma silenciosa e pacífica, contudo, pilchados ou semi-pilchados, fazendo referência ao fato da "doação" referida acima.

nos vemos sábado.

abraço.

LAYS EDOARDO

A INDIGNAÇÃO DE ARTISTAS COM A "VIRADA" DA JUDETE!!!


Virada ou Furada Cultural?

Estava matutando sobre a tal Virada Cultural aqui de Cascavel, e fui saber que o ‘Virada Cultural’ começou em 2005, realizado e patrocinado pela prefeitura de São Paulo, inspirado nas “Nuit Blanche”, eventos em Paris com diversas atrações artísticas madruga adentro. Mais ao Paraná, em Curitiba, tambem houve a Virada. E até que virou bem. A vereadora Renata Bueno destinou verba de R$ 450 mil, do seu orçamento anual, para a realização do projeto. O vereador Caique Ferrante contribuiu com R$ 50 mil. O Fundo Municipal de Cultura e outros apoiadores complementaram o orçamento, previsto em R$ 1,25 milhão. E o povo ficou mais faceiro que mosca em tampa de xarope.

Mais pertinho um pouco, na nossa cidade-irmã Toledo, a virada ainda não virou em nada, ou pelo menos não aconteceu porque, diz o causo, a classe artística recusou-se a posar de relógio, trabalhando de graça. O mais surpreende e que acabou virando uma lenda urbana, é a historia de que só alguns ganhariam pra trabalhar e como não havia dimdim pra pagar a todos, então Todos os artistas optaram pela não participação. !. Muito digno se for verdade! Alguém poderia confirmar causo?

Bandeando as lentes para Cascavel, vemos que nesta querência o problema já começa com o cultivo de um desprezo pelas entidades e artistas. Por exemplo, 80 % da verba destinada para as entidades anualmente, que já é mais curta que coice de porco, será repassada exclusivamente para UMA entidade, pelo segundo ano, enquanto as outras continuam esgualepadas (aprovação da Câmara do projeto enviado pelo Municipal foi neste terça, dia 15-03-2011). São 20 mil mangos, que poderiam ajudar diversas entidades. O nome disso, pra mim, é: desprezo, pois qualquer um sabe que isso aqui é formado tanto por italianos, alemães, poloneses, como negros (pasmem! temos negros aqui!), como ucranianos, japoneses, etc. Sem falar em associações culturais, grupos folclóricos, grupos de teatro, de hip-hop, cinema, musica, literatura, artistas plásticos! Entregar a migalha do apoio a apenas uma entidade é no mínimo esnobar da cara de todo o resto da população e dizer: a prefeitura tem Sectaria de Cultura!

Claro que isso não é ‘culpa’ da referida entidade, do seu Centro de Tradições, a qual todos reconhecemos a importância e respeitamos, sem entreveros! É por bairrismo político, coisa de quem ta mais perdido que sapo em cancha de bocha. É pouca a verba, mas quem tenta fazer arte Aqui sabe que qualquer ‘cenhão’ é importante.

Mas, mesmo diante desse banzé, ainda assim houve por parte da Secretaria de Cultura a coragem (?) de convidar os artistas para se apresentarem gratuitamente na tal Virada Cultural. Cuê-pucha, barbaridade! Isso, como diria meu pai, gaúcho, é muita falta de laço!(entendam metaforicamente ok?). Ou, como eu mesmo diria: é muito brochante! Santa Barukita! É de salta butiá do bolso!

Outra característica da Virada à Brasileira é que o evento é realizado em locais menos favorecidos pelo acesso aos bens culturais (ou seja, realizar virada no centro cultural e barzinho também não vira em nada!). É que nem tosa de porco: muito grito e pouca lã!

A virada cultural de guapo só vai acontecer de fato em Cascavel quando:

- as pessoas (principalmente quem assume a pasta de Cultura) entenderem que artista vive de comer e trabalha para viver, quem faz caridade é outra categoria;

- for efetivado um Sistema Municipal de Cultura, pelo qual temos pelejado apesar da indiferença de vereadores que até hoje não responderam à Comissão Pública Pelo Sistema de Cultura; como pelo poder público municipal, que caminha a passos de lesma morta na concretização das políticas culturais.

- a Secretaria de Cultura chamar as entidades e grupos culturais na chincha, abrir um edital e democraticamente repartir a migalha.

Enquanto isso não acontecer, qualquer dessas açõezinhas só vai ser mais uma Furada Cultural, firme que nem prego em polenta. O que não é engraçado é quando voltamos para nossas casas (artistas e produtores), colocamos a cabeça no travesseiro e ficamos a assuntar: o que é que eu ainda to fazendo aqui? Oh mondongo duro de pelar! A gente cansa de gastar pólvora em chimango.

Mas quer saber o que? Ainda assim eu vou participar da “virada”, virado no que é aquilo. Mas em protesto. Porque depois desse baita tapa, amigos, só nos resta fazer como Cristo e oferecer a outra face. E apesar de eu achar isso meio sádico, também tem a perspectiva da capacidade de se manter digno, honesto e, sobretudo mais resistente ante tanta falta de… cultura(?).Vamos aguentar o repuxo e vamos despacito! Sou dente seco!

Contudo, como não sou guaipeca nem gaudério, quero reconhecer o mérito da lei que isenta os artistas locais de taxas de utilização dos espaços como Centro Cultural, que não foi iniciativa da Secretaria de Cultura! Muito embora haja falhas na lei, como não definir o número de isenções. Afinal, se a prefeitura dá terreno e isenções pra empresário, por longo tempo, porque pra poucos artistas seria diferente? Fora que nos esquecemos que na nossa Constituição a Cultura é tão direito público e gratuito quanto a Saúde ou Educação. Logo, concluímos que essa isenção nada mais é que um direito, portanto, tudo isento para artistas locais! É o mínimo do mínimo. E já vou me indo que esse texto já ficou mais comprido que cuspe de bêbado! Cuê-pucha! Não se assustemo, que no perigo a bala vem nos se abaixemo!

Jeferson Kaibers

quarta-feira, 16 de março de 2011

CIA DE TEATRO DE CASCAVEL SE APRESENTA PELO PARANÁ!!!


A ACPT (ASSOCIAÇÃO CENTRO DE PESQUISA TEATRAL), CONTINUA LEVANDO O NOME DA CIDADE PELO BRASIL. DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA ENTIDADE CULTURAL O ESPETÁCULO EM CARTAZ APÓS O SUCESSO DE "O MENINO MALUQUINHO" SERÁ: "O PEQUENO PRÍNCIPE". CONFIRA!

“O PEQUENO PRÍNCIPE”

O Pequeno Príncipe é uma obra literária mundialmente reconhecida, traduzida para oitenta idiomas, cativando os mais distintos povos de todos os cantos do planeta.
A história mágica que narra o encontro do Pequeno Príncipe vindo de um lugar distante, com um aviador perdido no deserto. Juntos, eles compartilham experiências que divertem, encantam e tocam o coração.

Os sábios questionamentos de um pequeno menino, buscando um pouco mais de sentido para a nossa existência fará o espectador, adulto ou criança, deparar-se com a meninice, fazendo a imaginação fluir no tempo, sentir o perfume de uma estrela, dialogar com uma raposa, ouvir a voz de uma flor, ver o brilho de uma fonte, escutar o barulho das folhas batidas pelo vento, visitar um rei distante, observar a maliciosa dança de uma serpente.

Nestes encontros e desencontros desenha-se a história vivida pelo Pequeno Príncipe, pequeno em seu tamanho, contudo grande em suas virtudes, e, sem dúvida, ao seu lado, o universo, ou melhor, a vida, torna-se um lugar encantador.
Em O Pequeno Príncipe, editado pela primeira vez em 1945, Saint-Exupéry mergulha no subconsciente, achando um meio de resgatar a criança que existe em cada um de nós, devolvendo o mistério da infância, que traz de volta os sonhos e as recordações já imperceptíveis na correria do dia a dia da idade adulta.

A direção artística do espetáculo é de Wanderlei dos Anjos, experiente ator e diretor teatral que agrega em seu curriculum obras como: João e Maria, Pluft – O Fantasmina, O Menino Maluquinho e Uma Professora Muito Maluquinha. Cenografia e adereços ficaram a cargo dos artistas plásticos: Dody Sanman, Wellington de Mello e Nelson Josefi. E mais uma vez a assinatura de Trilha Sonora original criada pelo professor e historiador Alexandre Fíuza e o Maestro Ricardo Denchuski.

O elenco é encabeçado por: Luiz Gustavo Cordasso (Pequeno Príncipe), Miriane Scussiatto (Acendedor e Raposa), Wanderlei dos Anjos (Aviador, Rei, Geografo e Homem de Negócios) e Mayara Scussiatto (Rosa e Serpente). A produção é da ASSOCIAÇÃO CENTRO DE PESQUISA TEATRAL (ACPT).

ROTEIRO DE APRESENTAÇÕES

IPORÃ - CASA DA CULTURA - 17/03

MAL. C. RONDON - AUDITÓRIO DA UNIFASS - 18/03

PALOTINA - TEATRO MUNICIPAL - 30/03

CIANORTE - CINE-TEATRO CIANORTE - 31/03

GUAÍRA - CINE-TEATRO 7 QUEDAS - 01/04

CASTRO - TEATRO BENTO MUSSURUNGA - 05/04

TELEMACO BORBA - TEATRO MUNICIPAL - 06/04

PONTA GROSSA - CINE-TEATRO ÓPERA - 09/04

CASCAVEL - CENTRO CULTURAL G. MAYER - 16/04

QUEM DISSE QUE FAZER TEATRO NÃO É PROFISSÃO??? ESSA É A AGENDA DE APENAS UM DOS ESPETÁCULOS DA ACPT. OS OUTROS TAMBÉM ESTÃO EM CARTAZ! QUEM REALMENTE LEVA O NOME DE CASCAVEL PELO BRASIL??? HEIM???!!!

BELETTI "PULOU" NO FLUMINENSE!!!


Fluminense rescinde contrato com lateral paranaense


O Fluminense anunciou oficialmente nesta terça-feira, por meio do seu Twitter, que o meia Belletti não é mais jogador do clube. A rescisão foi assinada de forma amigável, na sede do clube, nas Laranjeiras.

"Agora há pouco, o jogador Juliano Belletti assinou a rescisão de seu contrato, de forma amigável, na sede das Laranjeiras . A diretoria do Fluminense agradece a Belletti por sua passagem pelo clube", se resumiu a dizer o Twitter do clube carioca.

A informação foi confirmada pelo irmão e empresário do jogador, Sandro Belletti. "Na tarde de hoje o atleta Juliano Belletti rescindiu seu contrato com o Fluminense Football Club", revelou Sandro, também por sua conta microblog. Um dia antes, pelo Twitter, ele revelara estar no Rio cuidando da rescisão do contrato do irmão.

Belletti chegou ao Fluminense como uma grande contratação, vindo do Chelsea, em julho 2010. As seguidas lesões, porém, só permitiram que ele entrasse em campo nove vezes durante a campanha do título brasileiro do ano passado. Em 2011, não jogou.

terça-feira, 15 de março de 2011

CEI DOS RADARES PODE CHEGAR EM CASCAVEL???!!!


DEU NO BLOG DO NARDELI. www.luiznardelli.blogspot.com

RADARES

Deputado Paranhos propõe CEI
para investigar equipamentos e contratos

O deputado Leonaldo Paranhos (PSC), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, protocolou hoje (15) o pedido para instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI), com o objetivo de verificar a situação dos equipamentos controladores de velocidade (radares e lombadas) instalados no estado e os contratos firmados entre empresas e prefeituras.

Segundo o deputado, entre as ações que devem ser planejadas estão a averiguação técnica dos equipamentos, o teor dos contratos e das licitações e se houve a realização de um estudo de viabilidade para determinar os locais de instalação. “Vamos pedir inclusive o acompanhamento da Polícia Federal, porque trata-se de um crime federal, na medida em que podem estar sendo burladas normas estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, enfatiza Paranhos.


BRIGA ANTIGA

Embora o pedido de CEI tenha sido motivado pelas novas denúncias feitas em rede nacional por uma emissora de televisão, o deputado Leonaldo Paranhos tem uma briga antiga com essas mesmas empresas denunciadas em rede nacional. Ainda em 1997, quando era vereador em Cascavel, encabeçou uma ação popular que resultou na retirada de quatro lombadas eletrônicas que estavam instaladas na cidade pela empresa Perkons. “Provamos na Justiça que os equipamentos estavam instalados de forma irregular”, frisa o deputado.

Em 2004, como presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), Paranhos determinou uma investigação nos radares de Curitiba operados pela Consilux (também denunciada no Fantástico), após receber denúncias sobre multas irregulares. Como resultado da investigação, aproximadamente 70 equipamentos foram lacrados depois de comprovados problemas técnicos. “Os equipamentos não atendiam as especificações das portarias do Inmetro e apresentavam problemas metrológicos. Em outras palavras, os sensores estavam viciados e alteravam a velocidade original dos veículos”, lembra.


PRAZO LEGAL

Apresentada à mesa da Assembleia com uma dezena de assinaturas, a CEI cumpre agora um trâmite legal que inclui o prazo para que os partidos indiquem seus membros – sete no total. Depois disso haverá sua instalação efetiva, como determinam os artigos 34, inciso I e 35 do Regimento Interno.

A CEI terá prazo de 120 dias para entregar um relatório conclusivo sobre as investigações.

BLOGUEIRO RELATA AS MENTIRAS CULTURAIS DE CASCAVEL!!!



DISFARCE CULTURAL

Navegando pela internet caros blogueiros deparei-me com o Portal da Prefeitura Municipal de Cascavel, o qual disponibiliza de vários serviços e de prestações de contas. Um portal com layout bonito que enfatiza o município, mas com informações equivocadas que maquia a realidade, verbalizo isso pois tive o interesse minucioso de saber o que a administração atual nos oferece, e visando o lado cultural o site demonstra todos os pontos criados com o intuito de divulgar a arte para o meio social. Por meio de um texto histórico e uma imagem do local fiz uma viagem virtual pelos espaços disponíveis, porém espaços estes que na realidade não existem ou se realmente existem como dizem está presente ao descaso e abandonado. No ensejo pude conhecer o Teatro do Barracão e a Igreja do lago, mas não o que costumo visualizar, mas sim imagens perfeitas, tanto que se não morasse nesta cidade iria acreditar nas benfeitorias que são vendidas pelo ato . A verdade da abominação cultural é disfarçada na rede. É uma vergonha disponibilizar de espaços culturais que estão lacrados a anos e, pelo andar da carruagem permanecerá a muito mais. O blog INSERT saturado com o fato no ano passado criou alguns vídeos denúncia mostrando todo o desrespeito tido com a população cascavelense, os vídeos circularam pelas redes sócias tanto que rendeu uma matéria com a TV FAG no programa PLURAL, mas isso nem se querer surtiu efeito para que algo fosse feito. Então continuamos aqui em plena luta, eis que paira a questão, será que da para confiar na virada que vem por ai. Não sei não! Blogueiros abaixo segue as matérias feitas pela TV FAG, vale a pena ver a veracidade da situação cultural e também admirar a desenvoltura da problemática. Assistam.

Por Sidnei de Oliveira - fatosinseridos.blogspot.com

domingo, 13 de março de 2011

FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA 2011!!!


Peça com atores globais é atração no Festival de Curitiba

Dan Stulbach e Danton Mello apresentarão aos curitibanos o espetáculo 'Os 39 Degraus'. O espetaculo estará em cartaz no Teatro Guaíra

O domínio das diversas técnicas teatrais foi decisivo para a escolha do elenco de 'Os 39 Degraus', peça que chega ao Festival de Curitiba trazendo na bagagem boas repercussões.

O diretor Alexandre Reinecke foi o responsável por escolher o elenco: Dan Stulbach, Danton Mello, Fabiana Gugli e Henrique Stroeter.

"Precisava de atores com qualidades bastante específicas", explica. "Meu trabalho com comédia é sempre muito rígido e essa peça demanda isso, por conta do trabalho físico e da variação de técnicas de teatro que são trabalhadas em cena", completa.

"Entram no palco praticamente todas as técnicas: tem mímica, clown, melodrama, um forte trabalho de corpo, comédia, suspense", diz ele, que foi convidado pela produtora Bottega D’Arte 2000 para este trabalho.

Variedade, aliás, foi um ponto que o atraiu. "Gosto de ter essa diversidade para trabalhar e este trabalho é o mais intenso de todos que fiz. Eu sempre estudei muito tudo isso e escolhi atores que considerei terem essa versatilidade e domínio técnico" acrescenta.

Ele não se preocupa em palavras para completar sua avaliação. "Esse espetáculo é um primor, uma celebração ao teatro. Não é a toa que ganhou todos os prêmios em Nova Iorque e em Londres e até uma categoria especial foi inventada para ele", finaliza.

Stulbach se mostra igualmente entusiasmado com o resultado. "É uma partitura bem rígida de sons e luz e dos movimentos da gente. Tem muita brincadeira com a imaginação", conta, comentando que a parte físico-corporal foi o que mais pesou. "Fico em cena o tempo todo e essa parte física foi bem puxada, até porque durante os ensaios estava também gravando para televisão".

Cansaço, ao que tudo indica, que sumiu na hora de vir para o Festival de Curitiba – do qual guarda boas lembranças da temporada de Diretrizes em Tempos de Paz, no Guairinha. "E é perfeito levar para este Festival uma peça que é só imaginação, algo que só pode se fazer em teatro e que faz tudo em nome da imaginação.

Digo sempre que é uma celebração do teatro e da criança que existe dentro de cada um. Foi perfeito pra mim que ela tenha estreado exatamente no dia em que completei 20 anos de teatro", conta, ressaltando ainda a emoção de apresentar-se no Teatro Guaíra. "Vai ser uma emoção muito grande, porque lembro do instante em que entrei no Guairão e fiquei deslumbrado. Disse a mim mesmo: um dia vou fazer algo aqui". Para nossa alegria, este dia chegou. "Vamos curtir juntos aí?", convida o ator.

sábado, 12 de março de 2011

SECRETÁRIA DA CULTURA DESCARTA DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS!!!


Em uma única matéria no site oficial da prefeitura de Cascavel (cascavel.pr.gov.br), a secretária municipal da cultura Judete Bilibio, descartou qualquer tipo de apoio dos deputados federais e estaduais com domicílio eleitoral em Cascavel, excluindo André Bueno, filho do prefeito Edgar Bueno.

Na matéria que trata da finalização da obra do Teatro Municipal, Judete em sua fala deixa claro que o recurso está sendo solicitado através de "empréstimo" junto ao Governo do Estado do Paraná, e destaca que o "intermediário" é o deputado estadual André Bueno (leia-se oposição ao governo do estado). Leia trecho abaixo.

...Para financiar a segunda parte do Teatro, a secretária de Cultura, Judet Bilibio Haschich, busca apoio do deputado estadual André Bueno na liberação de financiamento, por meio da Sedu (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano). “Tivemos em Curitiba, conversando com o secretário estadual Cezar Silvestri. Apresentamos a proposta e aguardamos uma resposta positiva”.

FALTA DE ARTICULAÇÃO E DESPREPARO

Judete ao tomar essa atitude mostra um despreparo fora do comum. Em vez de juntar toda bancada (Lemos, Paranhos, Adelino e André), optou em "paparicar" o filho de seu "boss" e tentar buscar de forma "isolada" um recurso "alto" e que deverá ter dificuldades para conseguir de forma "individual". Além do que Judete deixa claro que não existe uma "unidade" entre os deputados de Cascavel.

Outra prova da falta de articulação e despreparo da secretária e do próprio prefeito Edgar Bueno, é descartar qualquer possibilidade de buscar tal recurso junto ao Ministério da Cultura ou do Turismo, sendo que o Minc possui rubricas específicas para equipar teatros e espaços culturais a "fundo perdido". Pior é não envolver nossos 05 deputados federais (Frangão, Alfredo, Giacobo, Sciarra e Padovani), para conquistarem tal recurso. Inclusive em conversa com o Nelson (Padovani), na quinta feira a noite, relatei minha preocupação com o término da obra, e o mesmo disse que até hoje Edgar e sua equipe "sequer" conversaram com ele a respeito do projeto.

Atenção: Com essas atitudes da secretária da cultura e do prefeito, alguém ainda têm esperança que o Teatro Municipal de Cascavel entre em "pleno" funcionamente ainda na gestão Edgar Bueno??? Ou ainda pior. Será que o Edgar quer "realmente" inaugurar o Teatro??? Como diria Paulo Martins: "VAI POVO VOTA".

sexta-feira, 11 de março de 2011

BANDA DE UMUARAMA FAZ SUCESSO NO BRASIL!!!


Umuarama tem rock na veia
Nevilton ultrapassa limites da internet e se torna conhecida em festivais, mídia especializada e até na tevê aberta

Publicado em 08/03/2011 | Tatiane Salvatico, da Gazeta Maringá

Três caras, a paixão pelo rock e a vontade de ter uma banda. Essa combinação pode ser encontrada muitas vezes mundo afora. Mas a Nevilton é mais do que isso. É o “fino rock presidencial”, uma alusão etílica (mais especificamente, ao Conhaque Presidente) que combina muito bem com a música viciante produzida pela banda do interior do Paraná.

O trio é formado por Nevilton de Alencar Junior, guitarra e voz, de 24 anos, Tiago “Lobão” Inforzato, baixo e backing vocals, de 30 anos, e Éder Chapolla, bateria e backing vocals, de 26 anos. A banda de Umuarama, no noroeste do estado, está ganhando os palcos e fãs em todo o Brasil.

Início

“Sombrero” e água fresca

Os primeiros ensaios da Nevilton eram nos fundos da papelaria da família de Nevilton, na Avenida Paraná, região central de Umuarama. O local foi batizado carinhosamente de “Sombrero”. O nome foi escolhido por se tratar de um “estúdio móvel”. “Levamos nossos equipamentos para onde queremos. É como um sombrero, útil que só”, explica o bem-humorado Nevilton.

“Nos fins de semana rolava uma competição sonora com o bar do lado que tocava sertanejo”, conta Lobão. Mas a disputa com o gênero mais famoso do interior não se restringia apenas ao espaço sonoro. Lobão explica que, para tocar, a Nevilton também precisava produzir as festas. “Aqui não tinha um espaço específico pra gente. Além disso, no interior sempre existe uma galera carente de boas opções. Então, a gente tocava, trazia as bandas, alugava a chácara e comprava a cerveja.”

Segredo

Web foi o trampolim para o sucesso

A música produzida nos fundos da papelaria do pai de Nevilton começou a ganhar destaque graças à divulgação nas redes sociais. O baixista Lobão acredita que MySpace, TramaVirtual, Orkut, blogs e, posteriormente, Facebook, foram muito importantes para o crescimento da banda.

A partir de 2009, as gravações se tornaram mais profissionais. Em março daquele ano, a banda, ainda com a formação original, foi para São Paulo gravar as faixas “Pressuposto” e “Vitorioso Adormecido” no YB Studios. A mixagem foi feita por Tomás Magno.

Para terminar a gravação do EP Pressuposto, as gravações ocorreram no “Sombrero”, em Umuarama. “O Morno”, “Do que Não Deu Certo” e “Singela” foram registradas dois dias depois de o baterista Chapolla entrar na banda. O processo foi rápido: um dia de ensaio e, em seguida, dois dias de gravação.

As gravações na sala de ensaio irão integrar o CD De Verdade, que deve ser lançado ainda este ano. Serão 14 músicas, incluindo as já divulgadas no Pressuposto.

Com o compacto gravado, a banda ganhou a atenção da Agência Fora do Eixo (que auxilia outras 14 bandas autogestoras, entre elas Do Amor e Macaco Bong) e Compacto REC (site que divulga álbuns virtuais de bandas brasileiras independentes).

A Fora do Eixo foi a responsável pela lançamento virtual do EP Pressuposto, em fevereiro de 2010. Somente no primeiro mês, o EP teve mais de mil acessos. Em abril, a agência organizou a turnê Nordeste, em que a Nevilton, junto com outras bandas independentes, passou pelas principais capitais da região, além de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Durante a turnê, o EP já era físico e foi vendido e distribuído durante os shows.

“A Fora do Eixo é um aprendizado. A galera da organização, divulgação, bandas, todo mundo troca informações e aprende com o outro”, conta Lobão. Apesar de se tornarem conhecidos na internet, eles negam qualquer estereótipo. “A gente nem usa pulôver”, brinca o tímido Chapolla, em referência ao look adotado pelas bandas indies do hemisfério norte, como The Strokes e Interpol.

Mudança

Em breve, a Nevilton deve fixar residência em São Paulo, já que, segundo a banda, é lá onde tudo acontece. “Agora estamos em um limbo entre as turnês. Então, vamos aproveitar alguns dias em Umuarama”, conta Lobão. Neste período, a banda deve se dedicar aos ensaios para os próximos shows. A sala de ensaios, nos fundos da nova papelaria da família de Nevilton, ganhou reforço: uma bateria novinha comprada durante esta entrevista.

Em janeiro, o trio passou uma temporada na capital paulista, na casa de amigos e parentes. “Por enquanto vivemos para a música. Ainda não dá pra viver da música”, justifica Nevilton.

Desde sua formação, em 2007, a banda já tocou em todas as regiões brasileiras. Participou dos principais festivais do país, como Abril pro Rock, em Recife; Conexão Vivo, em Belo Horizonte, Oi Novo Som, em Curitiba; Calango, em Cuiabá; Festival do Sol, em Natal; PMW Rock Festival, em Palmas, no Tocantins, e Demo Sul, em Londrina. Mas a abertura do show do Green Day, em outubro de 2010, foi a apresentação que rendeu mais repercussão à Nevilton. “Participamos de um concurso da MTV em que concorremos com mais de 700 bandas. A última etapa era um show no Inferno Club, em Sampa. Lá, um júri de pessoas ligadas à música nos elegeu e, por isso, abrimos o show do Green Day”, conta o vocalista.

Lobão acredita que a abertura do show da banda americana foi importante para que a Nevilton se tornasse conhecida por um número maior de pessoas. Desde o ano passado, o clipe de “O Morno”, um registro on the road da banda, aparece constantemente na programação da MTV Brasil. Além disso, o EP Pressuposto foi eleito o 4.º melhor disco de 2010, pela revista Rolling Stone, uma das publicações musicais mais respeitadas do país. Para o vocalista, o reconhecimento é a uma evolução do trabalho da Nevilton. “É muito bom saber que estamos entre as bandas que representam o Paraná. Ficamos muito felizes.”

Los Angeles

Nevilton e Lobão se conheceram tocando em bares de Umuarama. Mas a história da banda começa em 2006, quando o vocalista e Tiago Lobão resolveram morar em Los Angeles, na Califórnia. Na época, Nevilton cursava o penúltimo semestre do curso de Letras, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o baixista trabalhava como bancário em Umuarama. “Eu quase morria. O que ajudava é que nessa época a gente fazia parte da Superlego, uma banda de covers, e eu também tocava com uma banda de rock dos anos 1970. Largamos tudo e fomos para Los Angeles”, lembra o baixista.

“A gente foi pra lá para aprimorar o inglês, porque era a terra do Guns N’ Roses e porque Los Angeles é Los Angeles”, resume Nevilton. Durante a fase embrionária da banda os dois trabalharam como apoio de grandes shows como Supreme, Steve Wonder e do próprio Guns N´ Roses. Além disso, a dupla tocava música brasileira em bares famosos, entre eles um de propriedade do ícone do blues B.B King.

O choque cultural foi importante para a profissionalização da Nevilton. “A gente sabia que lá acontecia alguma coisa diferente, mas ainda não sabia o quê. Vimos que tudo funciona como uma indústria, que é preciso pensar na música como produto. Mas é claro que não podemos deixar a arte de lado. Não faria sentido”, justifica Lobão.

No ano seguinte a dupla voltou para o Brasil. Nevilton chegou em abril, e começou a organizar a banda. Quando o baixista voltou, as coisas já estavam encaminhadas. No dia 30 de junho de 2007, Nevilton, Tiago Lobão e Fernando Livoni (baterista original) fizeram a primeira apresentação da Nevilton, na festa de 15 anos da irmã do vocalista.

Mais tarde, a experiência em LA virou uma música, apresentada durante o Femup (Festival de Música e Poesia de Paranavaí). A música “Conto até pro Belchior” falava sobre a vida de Nevilton e Lobão na Califórnia. “A gente viveu tanta coisa legal por lá que pensamos: pô, isso eu conto até pro Belchior”, explica Nevilton. O músico carioca é um dos ídolos do vocalista, que o considera “instrumentalmente muito fino”.

A ARTE DOS PARLAPATÕES!!!


Parlapatões unem o teatro à arte circense

O espetáculo Parapapá! Circo Musical, do grupo Parlapatões (foto), traz o mundo do circo e das músicas circenses para o público infantil. Em cartaz no Teatro da Caixa, a história é de um pobre menino interiorano (Raul Barreto) que não tem dinheiro para pagar o ingresso do circo que chegou na cidade.

Começa então a ver seus peões, iô-iôs e bolas de gude se transformarem em números circenses. Raul Barreto, personagem principal da peça e um dos fundadores dos Parlapatões, conta que o menino é criativo e gosta de rimar as palavras, “coisa de crianças, sabe?”.

Não se sabe se é sonho do menino ou realidade, mas ele vê mágicos, malabaristas, trapezistas, acrobatas (Wallace Alcântara), anão (Hélio Pottes) e até o Palhaço (Adonis Comelatto), que consegue conquistar a trapezista (Nayara Nascimento) com a ajuda do garoto.

O espetáculo é guiado e inspirado nas canções do disco Circo, lançado há mais de 10 anos, que contou com produção dos Parlapatões.

quarta-feira, 9 de março de 2011

ESPETÁCULO DO GRUPO ARQUÉTIPOS EM CASCAVEL!!!


Queridos amigos Cascavelenses, mais uma vez o grupo de teatro ARQUÉTIPOS vem convidá-los para que venham assistir nosso espetáculo teatral SOMBRAS DE UM PASSADO,no dia 25 de março de 2011 as 20:00 No Centro Cultural Gilberto Mayer.

Estou pedindo que cada um de vocês de um passo por nós, pois só assim poderemos estar no FESTIVAL NACIONAL BRASILEIRO DE TEATRO FRINGE, onde já estamos agendado para o dia 02 e 04 de abril de 2011.Sendo que sua presença muito nos ajudara pois precisamos de verbas para as passagens e diárias alimentícias. Neste festival estara cerca de 3. mil artistas mais de 300 grupos de teatro. Mais uma vez estou levando o nome desta cidade para o circuito nacional das artes. O grupo de teatro esta passando por momentos difíceis onde eu estou com sérios problemas de saúde, mas mesmo assim estou lutando para levar o nome desta cidade e de todos vocês que fazem a cada dia o desenvolvimento deste Município

acontecer.

Obrigado e fiquem com Deus.

Miguel Joaquim das Neves.
Solange Esequiel.
Fone 045 8407 2324

DATA: 25 DE MARÇO DE 2011

HORÁRIO: 20:00

LOCAL: CENTRO CULTURAL GILBERTO MAYER.

ENTRADA. 10.00

terça-feira, 8 de março de 2011

EDGAR VAI AUMENTAR O DESEMPREGO EM CASCAVEL!!!


Segundo fontes o prefeito de Cascavel Edgar Bueno, na próxima segunda feira (14/03), fará uma grande "limpa" nos cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões. Mesmo com algumas indefinições de nomes em secretarias que serão vagas.

Entre as mudanças estão: Secretaria da Industria e Comércio, Secretaria da Educação e Secretaria da Cultura. Detalhe: Todas as três comandadas por mulheres. Ainda segundo "fontes" estão cogitadas a Fundetec, um remanejamento na Acesc (com o aproveitamento de Léo Rigon na Industria e Comércio ou na Secretaria de Comunicação), e a possível participação do PT na administração com a ida de Aderbal de Mello para a Procuradoria Jurídica.

A "fonte" que faz parte do "staff" de Edgar Bueno, garante que essas mudanças foram comentadas pelo próprio chefe do executivo em reunião "política" com assessores mais próximos, e que inclusive deram sugestões em nomes e pessoas que poderiam vir a ocupar esses espaços e dar sustenção para reeleição de Bueno.

ATENÇÃO POSSÍVEIS DESEMPREGADOS

Como esse blog é lido (e muito) pelos ocupantes do Paço, é possível que com essa postagem vocês ganharam uma "sobrevida" e o "birrento" Edgar Bueno ao ler fique furioso e resolva deixar vocês mais algum tempo. Por isso não fiquem nervosos com o blogueiro, e sim agradeçam caso isso venha a acontecer!!!

PORTO DA PEDRA HOMENAGEIA MARIA CLARA MACHADO!!!


Quase 2h30 depois do horário previsto, a Unidos do Porto da Pedra deu início ao seu desfile. Com o enredo chamado O sonho sempre vem pra quem sonhar, a escola prestou homenagem à escritora e dramaturga Maria Clara Machado e comemora, na terça-feira (8), seu 34º aniversário.

Fundadora da companhia teatral Tablado, representada pela comissão de frente, Maria Clara foi autora de famosas peças infantis, como A Menina e o Vento e Pluft, o Fantasminha. No desfile, a bateria tocou usando fantasias e perucas brancas, representando o fantasminha que tinha medio de gente. Acompanhando os ritmistas, um balão pintado de lua sustentava uma dançarina pendurada em sua estrutura.

Com 50 metros de comprimento, o abre-alas levou um gigantesco tigre de madeira, fantoches, um carrossel e uma grande foto da escritora. Chamado 'Teatro de Bonecos', o carro fez referência ao livro Como Fazer Teatrinho de Bonecos. O segundo, 'A Bruxinha que Era Boa', carregava uma enorme bruxinha loira sorrindo. Como diz a letra do samba-enredo: A bruxa boa vem aí.

Durante toda a passagem da Porto pela Sapucaí, uma característica marcante das obras de Maria Clara podia ser notada: cores muito vivas pintavam as fantasias e alegorias.

A ala 'Criando Fórmulas' desfilou inpirada no cientista personagem da peça 'Aprendiz de Feiticeiro', encenada em 1986. De 1984, 'Onde Está Meu Cavalinho Azul' também foi homenageado. Já a 'Os Músicos Bandidos', passou pela avenida do samba com passistas fantasiados de bumbo.

'O Embarque de Noé.' Esse é o nome da alegoria inspirada em 'Jonas e a Baleia' que levou bichos de pelúcia e uma baleia como itens decorativos. O carro, com seus canos , espirrava água a uma distância de até 12 metros, mexendo - e molhando -, os foliões. Uma outra alegoria, no formato de um enorme bolo, levou Geysi Arruda como sua cereja.

Com um tripé intitulado 'Sonhou?' e sem estourar o limite de tempo, a Porto da Pedra encerrou sua participação no Carnaval 2011. À frente da bateria, a modelo Ellen Rocche fez sua estreia e vestiu uma fantasia repleta de pedras e com algumas fotos de quando era uma menininha.


Histórico

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra tem suas origens no antigo Porto da Pedra Futebol Clube e reunia moradores do bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo, nos anos 70, sendo fundada dia 8 de março de 1978.

Ficha técnica

Samba-enredo: O Sonho Sempre Vem pra Quem Sonhar
Presidente: Francisco José Marins
Carnavalesco: Paulo Menezes
1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Diego Falcão e Cíntia Ribeiro
Intérprete do samba: Luizinho Andanças
Rainha da Bateria: Valesca Popozuda
Cores: Vermelho e branco

domingo, 6 de março de 2011

MIGUEL DIAS E JUDETE BILIBIO IRONIZAM JORGE GUIRADO!!!


O programa de rádio oficial do município FALANDO COM O PREFEITO que vai ao ar todo sábado pela manhã na Rádio Colméia têm mostrado uma faceta interessante. Quando não é o prefeito respondendo críticas e opiniões a respeito de sua administração, são seus subalternos tentando explicar situações "inexplicaveis" que acabam chafurdando ainda mais a administração no descrédito da população.

Na manhã de ontem, o Assessor de Imprensa Miguel Dias e a Secretária da Cultura Judete Bilibio, tentavam explicar a "não" realização do CARNAVAL POPULAR de Cascavel atacando setores da imprensa local.

Miguel Dias de forma ácida e irônica dizia: "... um cidadão que lança olhares sobre a cidade, está mal informado e precisa buscar a informação antes de LANÇAR SEUS OLHARES...". Judete Bilibio não menos irônica dizia que: "...essas pessoas quando acontece o CARNAVAL sequer estão em Cascavel, estão em suas MANSÕES nas Marinas...".

O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER

Ou o prefeito EDGAR BUENO toma uma atitude "urgente" em relação ao seu secretariado e "amordaça" suas bocas de uma vez por toda, ou será alvo de uma saraivada de críticas generalizadas, pois suas declarações mostram o despreparo e a falta de visão no que está acontecendo.

O texto (fala) de JORGE GUIRADO - fui buscar após as infelizes declarações de Judete e Miguel - Alerta sobre a "não" realização do CARNAVAL em 2011. Jorjão, diz que Edgar não fez Carnaval em sua primeira gestão. Fez! Como também comenta que não fez nos anos de 2009 e 2010. Também fez!

O que o interlocutor (ou seria locutor?) - Jorge Guirado - disse, e disse com extrema sabedoria e visão é que a administração EDGAR BUENO, "matou" o espírito do CARNAVAL.

O evento e o "ato" da realização do evento não reflete sua verdadeira eficácia como uma ação que vá de encontro aos anseios da sociedade. Jorge Guirado, apenas e tão somente disse que EDGAR BUENO está acabando com o ESPÍRITO CULTURAL da cidade, análise essa feita já há algum tempo por esse blogueiro e artista.

OS CARNAVAIS DE EDGAR BUENO

Na sua primeira gestão Edgar realizou o carnaval durante dois anos e parou, mostrando sua vocação contrária a maior festa popular do Brasil. Atentem para o detalhe: Seu Secretário da cultura era Eduardo Marassi.
Na segunda gestão, Edgar novamente realiza por dois anos o Carnaval e se rende a sua "antipatia" para com a festa. SECRETÁRIA: Judete Bilibio.

Para sermos pragmáticos vamos falar dos dois últimos carnavais:

2009 - Feijoada do Rei caótica, evento com organização de última hora, baile de máscaras com a participação de 40 pessoas e com um custo de mais de 10 mil reais. E o pior, a inclusão da "igreja católica" para participar do CARNAVAL.

2010 - Falta de reuniões com blocos, indefinição no valor a ser repassado, críticas veladas de diretores de blocos, descrédito junto à sociedade e possíveis patrocinadores e a extinção da CANJA DA COBRA NA MADRUGADA. Novamente a participação da Igreja católica.

TIREM A TRAVA DO OLHO SENHORES

Vocês acham que caso o CARNAVAL rendesse mídia "positiva" para o prefeito ele seria cancelado??? Ora, Edgar não é um ídiota. Pode ser um déspota, autoritário, caudilho, entre outros adjetivos claros de sua personalidade, mas burro ele não é! Edgar viu que além de comprovar uma "incompetência" desmedida por não conseguirem organizar uma festa com eficácia, a exposição de apenas um setor religioso (carismático - católico), lhe causava constrangimento com os outros (evangélicos, presbiterâneos, espíritas...), inclusive sendo sabedor que alguns deles também fazem suas manifestações religiosas durante o Carnaval. A falta de confiança na Cultura - em quem gerencia - é tanta que até os funcionários da pasta acham melhor não realizar o CARNAVAL. Agora se o pessoal da área NÃO quer fazer por falta de confiança, imaginem as outra secretarias envolvidas: CETTRANS, GUARDA MUNICIPAL, ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, COMUNICAÇÃO, SAÚDE... sem falar em POLÍCIA MILITAR E CIVIL!!!

O que o Jorjão vê, seria impossível esperar que a JUDETE E O MIGUEL vejam! Cegados pelas tapadeiras na qual o "estilo" EDGAR de ser lhes impõe, não conseguem enxergar para os lados e ver aquilo que está mais próximo.

O Guirado falou do ESPÍRITO DO CARNAVAL, assassinado e enterrado por Edgar Bueno nessa administração! Pois eu alerto para o ESPÍRITO CULTURAL. Ou alguém tem dúvidas da contrariedade de Bueno com a construção do Teatro Municipal??? Ou o desleixo com o CIRCO DA CIDADANIA, TEATRO DO LAGO E IGREJA DO LAGO??? O abandono dos Festivais de Música, Dança, Teatro e Cinema que são feitos apenas para cumprir tabela como foram (mal feitos) os Carnavais de 2009 e 2010??? E os CORPOS ESTÁVEIS (Orquestra Sinfônica, Coro Sinfônico, Corpo de Baile e Teatro de Comédias) esquecidos pela atual administração, entre tantos outros descasos para com a cultura local!!!

Apenas um setor, ou melhor, uma entidade está feliz com a administração de EDGAR BUENO: O CTG - ESTÂNCIA COLORADA, que todo ano recebe dezenas de milhares de reais para realizar o seu FECASTCHÊ. Se bem que nenhuma administração deixou de repassar o apoio. Mas no caso de EDGAR é uma questão de principios: QUAL É SUA ORIGEM??? ENTÃO VIVA A CIDADE MAIS GAÚCHA DO PARANÁ!!!

sábado, 5 de março de 2011

DESABAFO DE BLOGUEIRO E ATOR A RESPEITO DA CULTURA EM CASCAVEL!!!


DESABAFO ANTICULTURAL

Então caros blogueiros quer dizer que teremos que nos contentar apenas com o carnaval televisivo, pois estamos em tempos de economia e com este propósito a prefeitura municipal de Cascavel estando em retenção de custos abominou o carnaval de rua. O que na minha concepção é um desrespeito cultural, afinal de contas é gasto com tantas coisas desnecessárias pela administração que tornou-se contraditório alegar falta de verba para realizar e proporcionar a animação dos foliões. Confesso que sinto-me envergado com o episódio, pois todas as cidades vizinhas estarão em ritmo de festa e nós estagnados com a fantasia no guarda-roupas e a serpentina no pacote. Aff! Mas o que esperar se foi um erro eleito, o que me tranquiliza que não compactei com essa escolha, enfim espero que tenha um fim definitivo. Desculpe-me pelo desabafo fino leitores parafraseando Machado de Assis, o qual visualizava sua sociedade com ceticismo, pois é a mais pura realidade. Resta-nos não aceitar está ação anticultural que vem sendo promovida em Cascavel, porque a cultura é o que menos se tem importância, tida como segundo plano. O bonito é deparar com algumas atitudes ditas culturais que acontece esporadicamente sendo divulgada como grandes feitos pela secretaria da cultura. Aff! Novamente... Até quando ficaremos levando invertidas por pessoas que propagam apenas os seus gostos pessoais, pois é o que parece, pois se a cultura não e digerida por eles, para a grande maioria da sociedade ela é tida como filosofia de vida. Despeço-me internautas com o votos de esperança para que no próximo ano possamos por nosso bloco na ruas enfatizando a arte necessária.

Por Sidnei Oliveira
http://fatosinseridos.blogspot.com

quinta-feira, 3 de março de 2011

TEATRO MUNICIPAL: BURRICE POUCA É BOBAGEM!!!


Várias entrevistas foram divulgadas na imprensa durante a semana passada mostrando a solicitação de cerca de sete milhões de reais para o término das obras do Teatro Municipal.

É engraçado ver o "filho" do prefeito ir solicitar junto ao Governo do Estado o "empréstimo" do referido valor, aliás recurso igual ao que esteve "a fundo perdido" (sem ter que pagar depois), a disposição de seu pai em sua primeira gestão (2001-2004).

Entretanto o pior absurdo é saber que o prefeito com os projetos em mãos, não se apercebe da possibilidade de unir a "bancada de Cascavel" na Câmara Federal e solicitar através deles (os deputados), o recurso para "equipar" o Teatro Municipal de Cascavel através dos Ministérios da Cultura ou do Turismo.

MAIS BURRICE AINDA

É a divulgação do que será licitado em caso de conseguir o empréstimo. Elevadores, cadeiras, ar condicionado, caixa cênica: varas cenográficas, ciclorama, varas de iluminação e vestimenta cênica, sonorização e iluminação.

A falta de experiência técnica do pessoal da Secretaria da Cultura "acentua" os problemas futuros de uma licitação equívocada. O pessoal esqueceu de um item de extrema importância e que está na cara de qualquer um quando adentra aquele espaço.
Existe lá antecedento a "ribalta" do palco um "FOSSO DE ORQUESTRA", e há de se prever um sistema hidráulico para erquer e descer a ORQUESTRA SINFÔNICA, diga-se de passagem a única coisa que sobrou da "era Lísias" no quesito Corpo Estável.

Esse "FOSSO LEVADIÇO" têm um custo "considerável" e será difícil ser colocado no Teatro após sua conclusão.

Isso é que dá deixar projetos importantes nas mãos de amadores, aliás "amador" é a denominação certa para a atual administração cultural de Cascavel.

ACIMA FOTO DO FOSSO DA ORQUESTRA DO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO SENDO AMPLIADO.

A ADMINISTRAÇÃO DE CASCAVEL É IGUAL AO SAMBA DE FRANCISCO ALVES!!!


Mulher De Malandro


Mulher de malandro sabe ser,
Carinhosa de verdade
Ela vive com tanto prazer
Quanto mais apanha, a ele tem amizade,
(longe dele tem saudade)

Ela briga com o malandro
Enraivecida manda ele andar
Ele se aborrece e desaparece
Ela sente saudade, vai procurar,
(há um ditado muito certo: pancada de amor não dói)

Muitas vezes ela chora
Mas não despreza o amor que tem
Sempre apanhando e se lastimando
Perto do malandro se sente bem,
(êh! meu bem, o malandro também tem seu valor)

Nunca na história administrativa de Cascavel houve um gerenciamento tão "absurdo e irresponsável" como a atual gestão. Avisados, críticados, analisados e antecipados vários problemas de forma direta ou indireta chegaram aos ouvidos de "mercador" do prefeito Edgar Bueno.

Assédio Moral, perda de prazo de ações relevantes, contratações irregulares, licitações suspeitosas, entre outras tantas "bufônicas" ações de total incompetência pública vêm acontecendo na cidade de Cascavel, proporcionando assim uma série de denúncias e críticas a atual administração.

CIRCO DA CIDADANIA

Essa introdução serve apenas para voltarmos a um assunto já mostrado pelo blog e imprensa em geral.
Estive hoje pela manhã (06h30), fazendo uma caminhada pelo Centro Esportivo Ciro Nardi, mais uma vez a estrutura do Circo do Programa Atitude chamou minha atenção. Pela primeira vez adentrei aquele espaço. Me deparei com uma situação constrangedora. Ví uma estrutura deteriorada, nojenta, suja e abandonada!

Não sei de quem é a culpa, mas o prefeito pelo que entendo ainda chama-se EDGAR BUENO, então a culpa é DELE!

Será o que estão fazendo os funcionários da Ação Social INÊS DE PAULA E MARIA TEREZA (responsável pelo Programa Atitude em Cascavel)??? Já que a CVM HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA foi contratada para "contratar" instrutores de Circo, poderia prestar seus serviços em sua "especialidade": LIMPEZA DO CIRCO!!! E o Juarez Berté (Secretário de Esportes) não se incomoda com aquela "nojera" dentro de sua Secretaria???

ATENÇÃO INÊS DE PAULA E MARIA TEREZA

Adentrei as dependência do Circo hoje pela manhã, e como sou conhecedor do Projeto vou fazer as seguintes perguntas para vocês:

01 - Onde estão as cadeiras do Circo???

02 - Onde estão o Picadeiro, Palco e Cortinas do Circo???

03 - Onde está o Sistema de Som do Circo???

04 - Onde está o Equipamento de Iluminação do Circo???

05 - Onde estão os materiais de trabalho (monociclo, sapatos de palhaços, maquiagens, cama elastica, etc, etc, etc...) do Circo???

Acho bom esse material aparecer pois iremos levar cópias do projeto para o Governo do Estado e para o ministério público!!!

Em tempo: Se bem que eu acho que vocês não irão fazer nada. Pois essa administração é a "cara" do samba de Francisco Alves. GOSTA DE APANHAR!!!

ARTISTA CASCAVELENSE FALA SOBRE A POSSÍVEL SAÍDA DE TITA FURLAN!!!


Quem esta de saia justa não anda no vento...


É um velho ditado que aprendi com meus pais em tempos em que a gente sentava para escutar prosa e casos sobre

mitos e certas história que tanto o pai como a mãe fazia questão de aumentar um pouco, para deixar a gente a noite

olhando para a luz sem pregar os olhos. Se realmente os boatos que circulam forem verdadeiros deve ter seus pós e

contras, como em qualquer setor que envolva a governança e depende das ações do paço, sempre haverá um ventinho

para dar algum susto naqueles que ousam ir contra o lado em que ele vem.

Conheci o Tita em eventos Culturais, em Toledo, Foz do Iguaçu no Festival das águas e também em Campo Mourão no

evento que ate hoje não entendi muito bem sobre Conferencia Nacional de Cultura. E pelo que se houve nos bastidores

parece que o menino trabalhou bem, em prol da arte e do desenvolvimento cultural daquela região, assim como também

nas redondezas, se mostrando sempre presente e ativo em suas incubencias culturais. Toledo, apesar de seus dilemas

atuais, como manifestações culturais, onde alguns dos contra e a favores tecem comentários ate da passagem dos grandes

da história sertaneja Chitãozinho e Chororo, para quem não sabe essa dupla comeu o pão que o diabo amassou naquela

época aqui no Paraná e ainda resta os farelos para nós artistas como prova desta verdade. Mas se lamentam os cantores

por lá, aqui nem isso passou, mas com certeza uma hora dessas vai ter que passar.

É uma pena que este grande empreendedor cultural esteja nos bastidores da história paranaense, como um criador e articulador com pouco tempo de espaço para promover o melhor para sua comunidade.

Mas vamos torcer para que o vento vira brisa e as coisas voltam a calmaria e a arte continue a desbravar este sertão

tão querido por DEUS e esquecidos por tantos que falam em construir, reformar e mostrar e no final fica sempre aquela

velha e inquestionável frase " Eu vou fazer...". Sem contar os derrotistas que dias desses me indagaram e questionaram

minha força de vontade em viver do teatro e fiquei a me questionar: Se não da para viver de teatro então porque é que

se tenta construir verdadeiros coliseus teatrais onde se vai milhões de reais, se eu que sou o ator que tem que pisar lá, não sou visto como profissioanal? São perguntas para que não usa saia justa

porque se usasse, com certeza o vento já teria.....

MIGUEL JOAQUIM DAS NEVES
Poeta, ator e diretor teatral

terça-feira, 1 de março de 2011

ARTISTAS DE TOLEDO FAZEM MANIFESTO CONTRA EXONERAÇÃO DE TITA FURLAN!!!


ESTÁ CORRENDO NA INTERNET!

OLÁ AMIGOS, NOVAMENTE VENHO LEMBRAR A TODOS QUE DIA 11 HAVERÁ UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM FRENTE A PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO ÀS 8 HORAS DA MANHÃ. CONTO COM O APOIO DE TODOS OS ARTISTAS DE TOLEDO E APRECIADORES DA CULTURA EM GERAL, VENHA PARTICIPAR, APOIE A CULTURA. DIA 11 DE MARÇO ÀS 8 DA MANHÃ EM FRENTE A PREFEITURA. CONTAMOS COM VCS. ABRAÇO. "A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem." (José Ortega y Gasset).

Realmente é lamentavel o acontecido......
Quem manda é o prefeito...quem paga somos nós...
Mais uma vez pra variar....
Espero que junto com esta ação tenhamos novos projetos de cultura, diferentes daqueles como show no lago com Chitaozinho e Chororo e etc.......
Desde já, apoio a manifestação dessa classe tão desunida auqi tm toledo que são os artistas...
Parabens pela iniciativa...
Abraços e até.......

QUEM DIRIA!!!... EDGAR BUENO PRESTA HOMENAGEM PARA SALAZAR BARREIROS!!!


Edgar Bueno, mesmo sem querer e é claro mal dá um verdadeiro "tiro no pé". Quem passa pela obra (praticamente paralisada) do Teatro Municipal, se depara com uma pintura na "caixa cênica" da cor vermelha. Mas um vermelho vivo que nos remete aos mais variados "logotipos" criados durante as administrações SALAZAR BARREIROS (1989-1992 e 1997-2000).

O prefeito Edgar Bueno acaba dessa forma "prestando" uma justa homenagem ao seu mais "fidagal" adversário político, que inclusive foi quem iniciou a obra do Teatro Municipal mesmo que apenas em suas fundações.

Salazar Barreiros sempre fez questão de deixar sua "marca" na cor vermelha. Ginásios de esportes, escolas, postos de saúde, etc... Sempre estiveram devidamente pintados de VERMELHO-SALAZAR, tal qual a pintura do TEATRO MUNICIPAL que aparece na foto acima.

TITA FURLAN EXONERADO???!!!


Eram fortes os boatos ontem na cidade de Toledo a respeito da "exoneração" do Secretário da Cultura Tita Furlan. Através da rede de relacionamento "orkut", artistas informavam e manifestavam indignação com o fato, já que Tita tinha um bom relacionamento com a classe artística e desenvolvia um trabalho de "qualidade" (diferente de Cascavel), em sua pasta.

O blog tentou por várias vezes contato com o "possível" ex-secretário em vão. Então nos comunicamos com um funcionário da Secretaria Municipal da Cultura de Toledo que confirmou o fato.

O evento VIRADA CULTURAL pode ter sido o estopim do desentendimento entre Tita Furlan e o prefeito José Carlos Schiavinatto. Tita como titular da pasta da cultura, se "irritou" com o prefeito que insistiou em colocar na "coordenação" do evento pessoas que desconhecem o setor e sem suporte técnico. Claro que isso são apenas informações de bastidores, mas a saída de Tita Furlan parece já ser um fato consumado!!!

Obs.: Atenção Edgar Bueno (já está no navio???)!!! Se você anda querendo substituir a Secretária Judete (conforme fala nos corredores, inclusive na Assembléia em Curitiba), aproveite o TITA FURLAN que poderia "tentar" melhorar a cultura em Cascavel!!!