UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA - ACPT
Uma professora que sabe amar, chorar e rir, que muda as regras da escola e jamais esquece de ir em busca de sua felicidade. Viver: é isto que ela sabe e é isto que ensina a seus alunos. Narrativa ágil, alegre e graciosa, que revela a poesia, fantasia e a nostalgia da escola. Assim é a protagonista do "UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA", onde Ziraldo homenageou todos os educadores, mostrando a visão mágica e sonhadora dos alunos da professorinha do interior, que com brincadeiras e muito carinho transformava-os em não só alunos, mas em cidadãos, com capacidade de amar, viver e sentir a vida em todos os seus mistérios e segredos.
Neste Espetáculo buscamos mostrar todo o lirismo e a forma lúdica com que a Professora a quem os alunos carinhosamente chamavam de "Maluquinha" tratava o árduo trabalho de lecionar. Passado na década de 40 o livro nos traz uma nova visão do trabalho pedagógico, que hoje trabalha-se largamente nas escolas de ensino fundamental, mas que para a época era um ultraje, uma afronta a todos os "dogmas escolares" vigentes, como por exemplo não dar tarefas exageradas, para que os alunos aproveitem o tempo fora da escola para passar com os familiares e divertirem-se, aproveitando toda a energia de sua infância, energia essa que a professora tão bem sabia direcionar, seja em seus jogos ou suas encenações. Os alunos ficavam eufóricos toda vez que ela tinha uma "idéia", pois sabiam que viria uma surpresa adorável e cheia de magia.
O sonho de uma nova forma de ensinar, baseada no amor, carinho, afeto e compreensão, nos leva a crer que mais do que nunca nosso futuro estará em boas mãos, enquanto houver pessoas dedicando seus incansáveis esforços na exaustiva, porém gratificante arte de ENSINAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário