segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

GOVERNADOR VAI AJUDAR NA RECONSTRUÇÃO DO OURO VERDE!!!


O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) declarou, na manhã desta segunda-feira (13), que a comunidade cultural de Londrina pode ficar trãnquila que todos os esforços necessários para a reconstrução do Cine Teatro Ouro Verde serão empenhados.

Em entrevista ao vivo à rádio Paiquerê AM, Richa disse que espera um relatório do Secretário de Estado da Cultura, Paulo Viapiana, que estará nesta segunda-fgeira em Londrina, para tomar as primeiras providências e elaborar um plano de ações.

Além dessa determinação, Richa tem reunião agendada para a tarde desta segunda-feira com o deputado federal Alex Canziani (PTB). "Nesta hora, precisamos unir esforços e energia para reerguer um ícone histórico de Londrina e do Paraná. Conheço o local desde a infância e sei da importância que ele tem", afirmou.

O governador disse que o Teatro Ouro Verde, assim como outros prédios públicos, não possui seguro. De acordo com ele, esta prevenção é feita somente em locais de alto valor histórico ou valor monetário. No entanto, ele adiantou que o incêndio que destruiu o mais antigo teatro de Londrina, referência cultural de toda região, servirá para o governo repensar esta questão do seguro em prédios públicos e modernizar os sistemas de prevenção e combate aos incêndios.

O deputado Alex Canziani disse, em entrevista ao Portal odiario.com, que já conversou previamente com os deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB), licenciado do cargo e atual secretário de Estado da Fazenda, e André Vargas (PT). "Vamos aguardar o projeto de reconstrução da reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para buscar soluções junto ao governo federal", adiantou.

O petebista acredita que serão necessário, pelo menos, R$ 30 milhões para a recuperação do prédio e dos equipamentos consumidos pelo fogo que atingiu a edificação na tarde de domingo (12). "Vou propor uma sinergia de ações que possam culminar na entrega completa do teatro para o aniversário de 80 anos de Londrina que será comemorado daqui há três anos", finalizou Canziani.

Enquanto isso, a reitora da UEL, Nádina Moreno, vai reunir sua equipe para buscar locais alternativos às atividades e eventos que estavam agendados para acontecerem no teatro no decorrer de 2012, quando comemora 60 anos de criação do Ouro Verde. "A comunidade pode ficar tranquila em relação a isso porque não cancelaremos a agenda cultural que estava organizada", garantiu.

Entre os eventos que estavam agendados para o Teatro Ouro Verde, estava uma grande ópera para o final de março, o Festival de Música de Londrina (FML) e o Festival Internacional de Teatro de Londrina (Filo) e as comemorações dos 60 anos do teatro, previsto para dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário