segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

INCENDIO NO OURO VERDE!!!


Um incêndio de grandes proporções, de causas ainda não confirmadas, destruiu um dos principais cartões-postais de Londrina o Teatro Ouro Verde. Por volta das 15h45 da tarde deste domingo (12), o vigia do teatro, única pessoa dentro do prédio, sentiu o cheiro de fumaça e acionou os bombeiros que chegaram por volta das 16h.


As chamas se alastraram rapidamente por dentro do teatro. Com o calor, o teto do teatro desabou. Devido às proporções das chamas, a fumaça podia ser vista ao longe.

Com o risco de desabamento da fachada - uma vez que a avaliação preliminar dos soldados do Corpo de Bombeiros apontava que apenas o hall de entrada estava em pé -, o Calçadão de Londrina foi fechado para o público em frente ao prédio. Também houve corte de energia elétrica de toda a região central.

Três caminhões-tanque e viaturas de apoio foram utilizadas no combate às chamas. Soldados do Corpo de Bombeiros utilizaram até da estrutura do Edifício Monções, ao lado do teatro e que está em reformas, para chegar até as chamas. Homens da Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes de trânsito foram destacados para evitar acidentes nas proximidades.

O trabalho do Corpo de Bombeiros durou mais de duas horas no combate ao fogo. A previsão é que a região ao redor do prédio continuará interditado devido ao risco de desabamento. Rachaduras no alto da construção indicam que a estrutura foi seriamente danificada.

A aglomeração de curiosos foi grande em frente ao local do incêndio. Dezenas de integrantes de grupos musicais e teatrais de Londrina foram conferir os estragos e lamentavam a destruição do único teatro de Londrina, que este ano, completaria 60 anos de fundação.

Avaliação


O Teatro Ouro Verde completaria 60 anos de fundação este ano e uma programação especial estava sendo organizada

Segundo a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, responsável pela manutenção do Teatro Ouro Verde, os prejuízos causados pelo incêndio são imensuráveis. "Quem perde é a comunidade de Londrina, é a cultura do Paraná", lamentou.

Ela explicou que o teatro estava fechado para reformas do palco. E que as instalações elétricas eram revisadas periodicamente, sendo que a última aconteceu há menos de seis meses. "Estávamos em processo final de tombamento histórico nacional desse teatro. Não dá para mensurar o prejuízo, mas sabemos que é muito grande", salientou.

De acordo com a reitora, os instrumentos musicais da Orquestra Sinfônica da UEL, por sorte, não estavam no prédio. "Eles foram utilizados na formatura que realizamos no Moringão no sábado (11) à noite e os guardamos em outro prédio na Rua Tupi", comentou. No entanto, não havia informações sobre os dois pianos importados e um equipamento de iluminação recentemente doado pela Funarte que, acredita-se, foi perdido no incêndio.

Nádina disse ainda que estavam organizando uma grande ópera para o mês de março, além dos preparativos das comemorações dos 60 anos do teatro para este ano.

Já o secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos, estava transtornado com o estrago para a cultura e história de Londrina. "Ainda não temos certeza sobre a causa do incêndio. Imagina-se que tenha sido um curto-circuito. Infelizmente, isto aconteceu num domingo, dia em que apenas um vigia permanece no local", explicou.

Ramos calcula que R$ 20 milhões será pouco para recuperar o que foi perdido. "O Teatro estava com agenda de 2012 repleta de eventos. Precisaremos de ações urgentes para encontrar locais que substituam o prédio que serviria aos festivais de teatro e música, por exemplo", ressaltou.

"Estávamos organizando as atividades de comemoração dos 60 anos do Ouro Verde. É uma fatalidade. Felizmente, ninguém saiu ferido, mas precisaremos organizar campanhas para reerguer o prédio que tornou-se a referência cultural mais importante de Londrina", disse o secretário de cultura.

Por causa do incêndio, Ramos acredita que será urgente a aprovação da reforma e ampliação do Cine Augustus, também no centro da cidade, pela Câmara Municipal.

A responsável Magali Kleber, responsável pelo teatro, não estava em Londrina e está retornando de viagem, sendo comunicada do acontecido por telefone.

História

O Cine Teatro Ouro Verde, inaugurado em 1952, é um dos mais antigos cinemas do interior do Paraná e desde 1978 pertence à Universidade Estadual de Londrina (UEL). O nome é uma referência ao período de ouro da cafeicultura, também chamada de ouro verde, que levou Londrina a ser considerada a capital mundial do café.

O cinema foi projetado pelo arquiteto Villanova Artigas, inicialmente com 1.500 lugares, e foi nele que no final da década de 70 e início de 80 se apresentaram alguns dos maiores nomes da música brasileira pelo Projeto Pixinguinha, o Seis e Meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário