sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PLUFT - O FANTASMINHA: BREVE ANÁLISE!!!


PLUFT O FANTASMINHA

Quão profunda é a estrutura de um texto infantil, portador de uma forte densidade em que se pode verificar a sua realização como fonte de questionamento dos grandes valores humanos.

Valores estes que atingem não só a mente infantil, mas o próprio adulto em sua busca de conhecimento e de crescimento interior. Por isso o envolvimento da criança com a história é de total empatia. Ela capta como um drama a realidade aí questionada. Com ela se envolve, se emociona, participa a seu modo dos acontecimentos da peça, tanto nos momentos tensos como nos cômicos.

Esta obra dramática é capaz de proporcionar prazer à criança, por ser dotada de muita ação e movimento, realismo e expressão, imaginação e fantasia. Ela consegue recompor o seu mundo, principalmente por não propor conflito ou tensão entre adultos e crianças. Ao contrário, o que propõe é ajustamento e integração. E isto auxilia a criança a situar-se no contexto em que vive.

Além disso, é dotada de grande valor estético: textual e cênico, sobretudo dramático. A obra não passou por nenhum processo de redução estética só por se tratar de uma peça para crianças. Exatamente esse não descuramento injustificado é que proporciona uma boa impressão ao jovem espectador, propicia um estímulo no desabrochar de uma apreciação crítica livre e consciente.

A simplicidade, a beleza, a autenticidade e a seriedade fazem com que ela seja adequada e própria à criança. Esta peça é infantil, mas não pueril, nem vulgar. A dosagem de bom gosto e imaginação não permite que se desvie para uma profundidade mais complexa (hermetismo), nem superficialidade (mediocridade), ambas impróprias ao texto infantil.

Esta obra veicula eficazmente um meio original de se buscar a verdade, de se tentar compreender melhor a vida, o homem, sua existência, a infância e o adulto, o mundo que nos cerca e todo o vazio e superficialidade que nos aliena.

Por isso pode se compreender como e porque um texto dramático, que inicialmente poderia ter assumido um caráter despretensioso, alcança tanta repercussão e até hoje encanta adultos e crianças.

Nele se concentra um despertar e alerta para as novas gerações, provocando uma postura crítica e criadora que procura formar uma nova mentalidade, mais humanista e transformadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário