domingo, 23 de outubro de 2011

EXISTE ALGO DE PODRE NO REINO DA UNIOESTE!!!


As eleições para reitoria da Unioeste que acontecem na próxima terça-feira (25), estão servindo para mostrar várias facetas do que vêm acontecendo na principal instituição de ensino superior da região!

Ficamos sabendo durante os debates públicos entre os candidatos a reitor nos últimos dias, que a atual reitoria comandada pelo magnífico reitor Alcebíades Luiz Orlando, não fez prestação de contas nos últimos 5 anos! Como também não houve implantação de um "novo" curso na Unioeste nos últimos 8 anos! Também foi divulgado que o número de vagas de nossa Unioeste caiu de cerca de 2.600 para 2.300 vagas. Entre tantas outras coisas como: A desativação do Campus de Santa Helena, perseguições a funcionários, falta de relacionamento com a comunidade e a instalação de um regime anti-democrático e autoritário pelo atual detentor do poder, que por um acaso é um INTERVENTOR!

O que está claro para a sociedade é que há um "distanciamento" entre a Unioeste e a comunidade. A comunidade não tem uma participação efetiva nas questões da entidade, até porque não é convocada a participar e nem é ouvida. Mas essa relação não pode ser confundida com os "conselhos"! O que a comunidade precisa é de uma relação direta, coisa que universidades particulares como a FAG (FACULDADE ASSIS GURGAZ), têm feito com muita competência atendendo, prevenindo e se aproximando da população. A Unioeste ao contrário, parece ter "medo" de se relacionar com o cidadão onde ela está instalada.

Mas o pior de tudo isso, é a população do oeste do Paraná, ter que assistir a uma verdadeira "guerra" levantada pelo atual reitor e os (hoje,) ocupantes do poder na Unioeste, para tentar manter uma gestão marcada pelo despotismo e a incompetência. Muito mais para defender seus interesses individuais (cargos), do que em benefício da instituição a qual pertencem.

Qualquer crítica que se faça ao nosso (sim, "nosso" pois é do povo), Hospital Universitário, logo aparece um verdadeiro batalhão de "choque" para alegar que quem criticou não sabe o que está falando, ou então que "tal" pessoa não têm moral para criticar, e, até que: ..."essa pessoa nunca veio aqui para ajudar o Hospital"... Esse batalhão de choque, formado na sua maioria por detentores de "cargos", esquece que as críticas na sua maioria das vezes são originárias de quem precisa (ou precisou) do HU, e dos próprios funcionários que na sua grande maioria são engajados com a causa e têm responsabilidades para com a população. Aliás nem todo mundo trabalha na saúde! Porém, todos nós precisamos de uma forma ou outra de atendimento na SAÚDE! E, se nem todos podem participar e contribuir com a presença física no HU, até porque não recebem para isso, a contribuição através do imposto já credencia qualquer cidadão para opinar a respeito do nosocômio.

Nossa Universidade já teve problemas anteriores, mas não podemos viver de passado! É preciso urgentemente sair do "ostracismo" que ela vive atualmente! É necessário se aproximar da sociedade, implantar novos cursos como: teatro, música, dança, artes visuais e cinema. Realizar eventos acadêmicos, culturais, esportivos, sociais... em conjunto com a comunidade! O orçamento deve ser discutido com a comunidade acadêmica e a prestação de contas transparente. Nossa Unioeste não pode ser "acéfala" culturalmente e socialmente, precisa urgentemente de uma nova administração que consiga implantar uma filosofia marcada pela democracia, pela justiça e seja modelo de qualidade com os olhos voltados para o futuro da região!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário