sábado, 25 de setembro de 2010

EDGAR BUENO, UM DOS DEPUTADOS QUE MAIS FALTARAM NO TRABALHO!!!


Presença nas sessões da Assembléia

O deputado Edgar Bueno teve 33 ausências nas sessões da ALEP no ano de 2007.
Apenas dois dos 54 deputados estaduais tiveram 100% de presença nas 121 sessões ordinárias realizadas pela Assembléia Legislativa em 2007. Jocelito Canto (PTB) e Antonio Belinatti (PP) compareceram à todas as sessões desde a posse em fevereiro. Com base em acompanhamento desenvolvido por fontes do próprio Legislativo, nas sessões realizadas entre 26 de fevereiro e 18 de dezembro, o Jornal do Estado revela o número de presenças e faltas dos deputados.


Trata-se um acompanhamento informal, já que na Assembléia não existe nenhum tipo de controle de presença que possa ser conferido oficialmente. O presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM), já chegou a afirmar que seria instalado no plenário o painel eletrônico, através do qual será possível ter um balanço preciso dos índices de comparecimento, mas a implantação do sistema ficou para 2008.


Como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que reduziu do período de recesso parlamentar de 90 para 55 dias, só foi aprovada, em primeira votação, no dia 7 de março, as sessões só foram retomadas no final de fevereiro. Apesar da solenidade de abertura ter ocorrido no dia 15, os eleitos e reeleitos só iniciaram os trabalhos em plenário 11 dias depois, aproveitando para emendar o carnaval. Até a última legislatura, era necessário o quórum mínimo de 28 deputados para que as sessões tivessem início. Hoje, com apenas 18 parlamentares, os trabalhos podem ser iniciados.


O salário mensal de aproximadamente R$ 12,3 mil incluiu entre as obrigações dos deputados o comparecimento às sessões. De acordo com o artigo 73 do regimento interno do Legislativo, perderá o mandato o deputado que "deixar de comparecer à terça parte das Sessões Ordinárias da Assembléia, em cada Sessão Legislativa anual, salvo doença comprovada, licença ou missão autorizada". Em geral, as faltas são justificadas pela necessidade de viagens e missões oficiais, sem contestação, e abonadas.


Ausentes - Entre os mais faltosos, estão deputados da base de apoio ao governo que, muitas vezes, para evitar a aprovação de pedidos de informações da oposição ou matérias que não interessam ao Executivo, chegaram a abandonar a sessão no momento da votação. O campeão de ausências é o deputado Fábio Camargo (PTB), com 77 faltas. Na segunda posição ficou o ex-secretário-chefe da Casa Civil, o deputado governista Caíto Quintana (PMDB), que deixou de comparecer a 60 sessões. Outro requianista que está no topo da lista dos mais ausentes, é Mauro Moraes (PMDB), que deixou de comparecer à 58 sessões. O presidente da Casa, Nelson Justus (DEM) faltou em 24 oportunidades.


Presentes - Além dos dois parlamentares que tiveram 100% de comparecimento, destaque para Rosane Ferreira (PV) e Pastor Edson Praczyk (PRB) com somente três ausências cada. Professor Luisão (PT) teve apenas cinco faltas e Douglas Fabrício (PPS) deixou de participar de seis sessões. Luiz Malucelli (PSDB) contabilizou apenas oito faltas, mas só iniciou os trabalhos na Assembléia no início de julho, quando o correligionário Rui Hara assumiu Secretaria de Governo de Curitiba.


Fonte: Jornal do Estado (25/12/07)

Nenhum comentário:

Postar um comentário