domingo, 6 de maio de 2012

MALESKI ENQUADRA GRUPO QUE SE DIZ REPRESENTANTES DA CULTURA LOCAL!!!

DEU NO BLOG DO MALESKI - http://blogdomaleski.blogspot.com.br/


CULTURA - ESTÁ FALTANDO MUITA GENTE NESTE DEBATE

No coletivo e no singular, a cultura de Cascavel continua refém de interesses políticos e particulares e joguinhos politiqueiros sim. Bastou contar aqui que o Fórum Cultural estava sendo acusado de ter lado para a coisa pegar fogo. Setores muito representativos e plurais da cultura nativa reclamaram de exclusão. Figuras de respeito e fundamentais para a evolução da cultura nativa estão fora deste debate.
Classificaram a noticia da “Contracultura” como falta de informação e de ter lado por não ouvir o movimento Fórum Cultural, nem a Baiacu e simpatizantes. Informo que o Blog não tem lado nesta briga entre o Fórum e outros setores da cultura nativa. Mas a verdade incontestável é que muita gente boa da cultura geral da cidade está fora deste debate. Por esquecimento ou conveniência, não tem sido convidadas.
Como é possível um debate plural sobre a cultura local sem o contraditório? Sem o contraditório, só sobra à imposição.

OS ESQUECIDOS

Bem intencionados ou não, quem está organizando, liderando, comandando ou por trás do Fórum Cultural, está esquecendo-se de muita gente boa.
Observe-se que não sou ligado a movimento cultural nenhum. Não passo de um apreciador, mas lembro que não é só o Luciano Biaggio do Ladri di Cuori, que foi esquecido ou deixado de ser convidado. Tem também o Dr. Jesus da Academia de Letras; O Willian Fischer (de tantos festivais de Jazz); O Vander Piaia, ex-Secretario e o Julio Cesar também ex-secretario (só para citar os mais recentes. Ou então o Anizio Rocha (Criador da Casa da Cultura Zona Norte); O melhor ainda o Vanderlei dos Anjos (ferrenho defensor da construção do Teatro Municipal); O Ricardo Denchuski (maestro da orquestra de viola caipira da FAG; O Luiz Carlos Brugnera (que por acaso está com exposição no MON em Curitiba); O Nelson Josefi, a Djane Marchese (pioneira da dança em Cascavel); Dona Hermínia (pioneira dos conservatórios da cidade); A cantora lírica Graziela Felipe (Criadora do coro sinfônico na gestão Lísias) e tantos outros que não vejo e não sei como não estão inseridos nos debates do Fórum.


MAIS ESQUECIDOS

Só estou listando os mais conhecidos que não foram convidados ou foram esquecidos. E não vale me dizer que estão convidando via internet ou por publicação legal. Artista é vaidoso e celebridade e por tanto devem ser convidados por escrito e até adulados por telefone para que participarem.
Lembrei de mais; Cascavel tem dedão e não tem o Dirceu Rosa no Fórum Cultural? E o Beto Pompeu não merece participar? Cadê o convite para o Talício Cirino e a Salete Machado, nossos mais respeitados cineastas? O Manaoos Aristides poderia muito bem participar desta Saga ou não? E o Ricardo Burgarelli não poderia fazer mais Ecos da Tribo? Entre tantos e tantos outros, ícones da cultura nativa, como por exemplo, o Serginho do Alfa que representa muito bem a galera do Rock and Roll, não deveriam ser ouvido?

DIÁLOGO É O MELHOR CAMINHO

Este Blog, diferente de outros que tem preferência políticas, ou são candidatos ou tem participação em partidos políticos como o próprio Jefferson Keibers que, salvo engano, é filiado e alinha do PSOL, aqui só temos interesse na verdade.
O Jefferson do Ponto AAPLAC poderia ter respondido com argumentos convincentes e não com acusações de que não ouvimos o seu lado. O que postou, publicamos.
A nota aqui é informativa, mas tem um tom critico para provocar a união das verdadeiras forças culturais interessas em ouvir todos os lados, facções, maiorias e minorias, para o bem do grande caldeirão cultural da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário