quinta-feira, 21 de junho de 2012

CULTURA NA UNIOESTE VAI DE VENTO EM POPA!!!





ORQUESTRA DE CÂMARA RENASCE NA UNIOESTE

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, relança nesta semana, o Projeto “Orquestra de Câmara Unioeste”.

Criado em 2009, o projeto original contava com a participação de quatro músicos, chamado de “Quarteto de Cordas”, composto por: violões, violas, violinos e violoncelos. Esta equipe sustenta a base para uma nova reformulação do projeto, que visa formar uma orquestra na Universidade.

Após manutenções nos instrumentos musicais, que conta com 15 violões, 5 violinos, 2 violoncelos, uma viola erudita e um piano digital, a previsão é para que ocorra pelo menos dois ensaios por semana, no período noturno.

De acordo com Wanderlei dos Anjos, diretor de Cultura da Proex a intenção é estender o projeto a toda comunidade acadêmica dos cinco campi da Unioeste, além da comunidade externa. “Queremos atrair o interesse da população em aprender diversos gêneros musicais, que vai de música popular brasileira a erudita”, explica ele.

Projeto

O projeto visa propiciar o cultivo da arte a cidadãos da comunidade em torno do Campus de Cascavel, além de cumprir o papel da Instituição em interferência social, promovendo a arte e a cultura na formação dos participantes e na multiplicação de conhecimentos. O projeto também pretende abrir espaço ao cultivo de gênero musical específico, para incentivar adolescentes e jovens a criar espaços de atuação junto aos músicos cascavelenses.

Conheça o Quarteto de Cordas

Antônio Jose Ramos Junior é violinista da Orquestra Sinfônica de Cascavel, integrante da Orquestra de Câmara da Unioeste, Campus de Cascavel e é o 2° tenor do grupo gospel Asafe. Atualmente faz parte da banda e orquestra da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e é também professor de musicalização para a Terceira Idade, pela Prefeitura de Cascavel.

Mateus William da Silva Tonette,é violoncelista da Orquestra Sinfônica de Cascavel, integrante da Orquestra de Câmara da Unioeste desde 2009. Toca em diversos grupos e bandas para jantares e casamento. E continua aperfeiçoando-se na música com professores de Curitiba, Maringá e Londrina.

Thais Couto Piaia é violinista, e componente da Orquestra Sinfônica de Cascavel. Atua como professora de violino na Igreja Assembleia de Deus, no Conservatório Musical Carlos Gomes e na Escola de Música Cia da Música. Participou de festivais de música de Cascavel.

Willian Narciso Brecher é violinista, integrante da Orquestra Sinfônica de Cascavel e do Quarteto Lumus. Trabalha como professor de violino na Escola de Música Cia da Música, no Conservatório Musical Carlos Gomes, além de atuar na Escola de Música Pais e Filhos e Escola de Música Som e Ritmo. Participou de diversos festivais de música da cidade.

Matéria de Karine Andrade Wosniak.
unioeste.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário