segunda-feira, 18 de junho de 2012

TOLEDO 3 X 0 CASCAVEL NO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA!!!

Mais uma vez Toledo dá uma goleada em Cascavel. Na eleição dos conselheiros de cultura do estado emplacou três nomes, enquanto isso Cascavel "sequer" conseguiu eleger um "suplente" para representar a cidade!
Os toledanos eleitos são: Arildo Sanches Guerra (o Dado) e sua esposa Tânia Regina Piazzeta (ambos da área de Circo) e também Moema Libera Viezzer.

Matéria completa abaixo direto da Secretaria de Estado da Cultura

16/06/2012
Sociedade civil elege membros do Conselho Estadual da Cultura
Foram escolhidos conselheiros das áreas artístico-culturais e das oito macrorregiões do Paraná

No sábado, 16 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realizou a última etapa para a escolha dos integrantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) pelo próximo biênio. Foram eleitos membros de áreas artístico-culturais, que irão se juntar aos conselheiros das macrorregiões do Estado.

Pela primeira vez o Paraná terá um conselho que irá trabalhar no desenvolvimento cultural do Estado. Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros.

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações. “O Conselho nos ajuda a, juntos, fazermos um modelo de gestão eficaz para o cidadão paranaense”, diz o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

Segundo Victor Oliveira de Miranda, conselheiro da macrorregião dos Campos Gerais, a criação do CONSEC era uma antiga reivindicação não só dos artistas, mas da sociedade em geral. “Uma das principais ações do Conselho será articular projetos e encontrar novas formas de captação de recursos em benefício da cultura paranaense”, explica.

Para o secretário-geral da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues, a diversidade dos membros do Conselho enriquece o debate e o trabalho a ser realizado. O conselheiro suplente da macrorregião Oeste, Luiz Henrique Dias da Silva, concorda que o CONSEC está preparado para representar as diversas manifestações culturais do Paraná. Já o conselheiro da música, Fabricio Luiz de Vitor, acredita que o CONSEC irá contribuir para o desenvolvimento dos artistas paranaenses e para a interação entre os municípios.

O CONSEC é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

CONSELHEIROS ELEITOS

Artístico-culturais
ARTES VISUAIS – Janete T. Fernandes de Siqueira (suplente: Joseane Zanchi Daher)
AUDIOVISUAL – Eleição pendente
CIRCO – Arildo Sanches Guerra (suplente: Tania Regina Piazzeta)
DANÇA – Marcella S. Carvalho (suplente: Lucilene S. Almeida)
LITERATURA, LIVRO E LEITURA – Nilton Bobato (suplente: Julmar R. Leardini)
MANIFESTAÇÕES POPULARES, TRADICIONAIS E ÉTNICAS – Thereza Christina de Araújo Gutierrez (suplente: Felipe Alves da Silva)
MÚSICA – Fabricio Luiz de Vitor (suplente: Rodrigo Guimarães Ferreira do Amaral)
ÓPERA – Denise Sartori
PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL – Josilene Aparecida de Oliveira
TEATRO – Ana Paula Frazão

Macrorregionais
CURITIBA - Otávio Zucon (suplente - Renan Fernando de França)
CAMPOS GERAIS - Victor Oliveira de Miranda (suplente - Hélcio Luiz Wendler Kovaleski)
LITORAL - Florindo Wistuba Junior (suplente - Claumir Schlottag)
NOROESTE - Sarah Carolina de Souza (suplente - Cícero Pereira de Souza)
NORDESTE - Leandro Henrique Magalhães (suplente - Alexandre Alves)
SUDOESTE - Valmir Domingos Duarte (suplente - Márcio Antonio Machado)
OESTE - Moema Libera Viezzer (suplente - Luiz Henrique Dias da Silva)
CENTRO-SUL – Eleição pendente.
Fonte: SEEC

Um comentário:

  1. MEUS TRABALHOS CULTURAIS:

    LANÇAMENTO DA REVISTA DO CINEMA MACHADENSE (TV ALTEROSA / 2005)

    http://www.youtube.com/watch?v=msoR2iUr-8M


    UMA VISÃO GERAL DOS MEUS TRABALHOS CULTURAIS
    http://www.youtube.com/watch?v=5gyGLdnpuvQ


    CHE GUEVARA POEMA LIDO
    http://www.youtube.com/watch?v=XF-MqN57-5M

    ResponderExcluir