quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FESTIVAL DE CURITIBA 2011!!!


Nas franjas do Fringe 2011

Grupos teatrais de Curitiba preparam conjuntos temáticos de espetáculos para chamar a atenção do público da mostra paralela do festival, que tem início no fim de março e neste ano chega a sua 20.ª edição

Marcio Renato dos Santos

A união faz a força, apesar de ser uma expressão desgastada pelo uso contínuo, está se revelando uma solução para as companhias chamarem a atenção para as suas montagens no Fringe, a mostra paralela do Festival de Curitiba, que chega a sua 20.ª edição em 2011. No caso do Fringe, serão 350 espetáculos em cartaz, 138 deles de artistas curitibanos. Para se destacar em meio a tantas propostas, alguns grupos estarão em cena em “mostras paralelas” dentro do próprio Fringe, a exemplo do que já aconteceu em anos anteriores.

O Teatro Universitário de Curi­­tiba (TUC), situado na Galeria Júlio Moreira, será o espaço para a terceira edição do Coletivo de Pequenos Conteúdos (CPC), iniciativa que surgiu há três anos e traz no currículo elogios de crítica, do Diário do Nordeste à Folha de S.Paulo. O projeto surgiu da necessidade de quatro companhias locais, que se deram conta de que, juntas, poderiam ser mais visíveis do que se estivessem em cartaz individualmente. No Fringe de 2009, os grupos Tran­­si­­tória, Teatro de Breque, N.A.R.K.O.S.E e Companhia Sub­­jétil conseguiram atenção e aplausos durante cinco dias do evento.

As mazelas do cotidianoAno passado, o CPC aconteceu durante todo o festival, com sete companhias, incluindo o grupo Lasnoias & Cia, de São Paulo, que apresentou a elogiada montagem Há um Crocodilo Dentro de Mim.

Para 2011, o projeto tem novidades, a começar pelo show Sem Querer Deitei do Teu Lado Mais Frágil, com a Banda Mais Bonita da Ci­­dade, na abertura do CPC. Além disso, haverá uma instalação, em um espaço da Galeria Júlio Moreira, e uma peça de rua, a ser encenada pela ACRUEL Compa­­nhia, na Praça Santos Andrade.

Mas o grande destaque da mostra serão as estreias de cinco montagens: Eu Nunca, Silêncio, Ela i Eu ou Nada Que Transpareça, Popcorn e Catástrofe. “A nova geração do teatro curitibano estará em cartaz no TUC durante o Fringe deste ano”, diz Thiago Inácio, ator e coordenador do CPC.

Eu Nunca, da Companhia Tran­­sitória, tem como tema central o “ato de assassinar”, mas a montagem foi elaborada a partir de pesquisa de linguagem e experimentação – o que também é uma característica dos outros grupos que estarão no CPC.

Silêncio, da Subjétil, e Ela i Eu ou Nada Que Transpareça, do Coletivo de Dois, são propostas que discutem, e até mesmo criticam, cada uma de maneira peculiar, as artes cênicas. Popcorn, da Cia Popcorn, Arte de Micro-ondas, faz um mergulho no universo da cultura pop e Catástrofe, da Sim Companhia de Teatro, é um monólogo, com direção de Léo Fressato.

“O fato de atuarmos coletivamente é algo que pode definir o CPC”, diz Inácio, sobre o projeto.

O diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, observa que iniciativas como o Coletivo de Pe­­quenos Conteúdos são o que fazem do Fringe, e do próprio Festival de Curi­­tiba, um evento interessante. “Essa mostra [CPC] é importante por defender ideias, juntar companhias e mostrar que em Curitiba há um movimento, é uma cidade onde não se faz simplesmente um teatro disperso. Isso é bacana e tende a chamar a atenção”, diz Knopfholz, lembrando que o Risorama, a mostra de humor, surgiu em meio ao Fringe como uma proposta paralela e se tornou um evento associado ao Festival de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário