quarta-feira, 29 de junho de 2011

CLASSE ARTÍSTICA VAI QUESTIONAR OBRA DO TEATRO MUNICIPAL E DEMOLIÇÃO DO CENTRO CULTURAL!!!


CLASSE ARTÍSTICA ANALISA OBRA TEATRO MUNICIPAL E DEMOLIÇÃO DO CENTRO CULTURAL

Reunião na noite de ontem (28/06), colocou na mesma mesa representantes das seguintes vertentes artísticas de Cascavel: Música, teatro, cinema, dança, folclore, circo e artes visuais para avaliar e discutir o andamento da obra do TEATRO MUNICIPAL e a noticia veiculada em jornal local com o anúncio da intenção da prefeitura em “demolir” e depois reconstruir o CENTRO CULTURAL GILBERTO MAYER.

A classe reunida se mostrou indignada com o andamento da obra do TEATRO MUNICIPAL, já que durante a reunião foi anunciado pelo Presidente da ACPT, Wanderlei dos Anjos, que segundo a CONSTRUTORA GUILHERME, a PREFEITURA DE CASCAVEL não providenciou os seguintes projetos complementares: ACÚSTICA, ILUMINAÇÃO CÊNICA, SONORIZAÇÃO, AR CONDICIONADO, REDE ELÉTRICA, DISPOSIÇÃO DE POLTRONAS, FOSSO DE ORQUESTRA, CAIXA CÊNICA, AGUA E ESGOTO sendo que apenas o projeto dos ELEVADORES já está definido faltando pequenas adaptações na parte civil.

Outra situação que acabou aumentando a preocupação da CLASSE ARTÍSTICA, foi a entrevista da Secretária da Cultura Judete Bilibio, anunciando que no dia 15 de dezembro deste ano o CENTRO CULTURAL GILBERTO MAYER entrará em reformas com previsão de retorno no dia 15 de fevereiro de 2012. A discussão do assunto deveu-se sobretudo em relação ao tempo, já que na entrevista a Secretária falou em “demolição” do espaço devido a infiltrações, e os artistas “alegaram” que o lugar que mais chove é no CINE TEATRO COLISEU, justamente o único espaço que ficaria fora da demolição, e uma reforma de telhado, fiação elétrica, equipar com ar condicionado, etc... deve levar mais de 06 meses, causando assim um problema sério para a produção artística local que ficaria sem espaço para realizar seus eventos.

Após uma hora de discussão a CLASSE ARTÍSTICA tomou a decisão de realizar as seguintes ações:

01 – LANÇAR O MOVIMENTO – TEATRO MUNICIPAL DE CASCAVEL “UM SONHO INACABADO”...

02– ADESIVAR CARROS COM SLOGAM DO MOVIMENTO NESTE SÁBADO (02/07) A PARTIR DA 11 HS DA MANHÃ NO CALÇADÃO DA AVENIDA BRASIL.

03 – VISITAR A OBRA DO TEATRO MUNICIPAL NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA (04/07), ÀS 18 HORAS PARA CONFERIR O ESTÁGIO QUE A OBRA SERÁ ENTREGUE PELA CONSTRUTORA PARA A PREFEITURA.

04 – MARCAR AUDIÊNCIA COM O PREFEITO MUNICIPAL DE CASCAVEL, EDGAR BUENO, PARA SABER QUANDO SERÃO ENTREGUE OS PROJETOS COMPLEMENTARES E OS ENCAMINHAMENTOS PARA A CONCLUSÃO DA OBRA. TAMBÉM SERÁ QUESTIONADA A QUESTÃO DA “DEMOLIÇÃO” DO CENTRO CULTURAL.

05 – REALIZAR “ATO PÚBLICO” NO DIA 09/07 (SÁBADO), NA FRENTE DA OBRA DO TEATRO MUNICIPAL – RUA RIO DE JANEIRO – ÀS 11 HORAS DA MANHÃ, COM APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, DETALHAMENTO DA OBRA, DISCURSOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO TEATRO MUNICIPAL E FINALIZANDO COM UM “ABRAÇO NA OBRA DO TEATRO” COMO FORMA DE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA OBRA E A PREOCUPAÇÃO DA SOCIEDADE COM A CONCLUSÃO DO TEATRO MUNICIPAL DE CASCAVEL.

Durante a reunião da Classe Artística várias pessoas ligaram para prestar apoio ao movimento, entre elas os músicos Ricardo Denchuski (Orquestra de Viola Caipira) e Anizio Rocha (ganhador do FERCAPO 88), o ex-Secretário da Cultura Willian Fischer e os Deputados Leonaldo Paranhos (estadual) e Alfredo Kaefer (Federal).

Um comentário:

  1. Olá Wanderley! Poderiam também não esquecer a cabine para audiodescritores na listagem. Audiodescrição também faz parte da acessibilidade, "cultura é direito de todos!". Para conhecer sobre audiodescrição no Teatro, Cinema, Tv, etc. Visite: http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com lá também está disponível o primeiro livro sobre AD no Brasil, pode "baixar" gratuitamente. Veja também as informações sobre cursos para audiodescritores e eventos no Brasil já realizados com AD. Atentem para esse novo campo de trabalho que se abre, também para atores. E aquele abraço para o nosso TEATRO. Rosa Santos. Para o "Sonho Inacabado" meu sonho publicado em 2010: http://asartesdarosa.blogspot.com/2010/05/cinema-de-bordas.html

    ResponderExcluir