domingo, 19 de dezembro de 2010

BLOG CULTURAL FAZ ANÁLISE DE 2010!!!


O ator SIDNEI DE OLIVEIRA através de seu blog http://fatosinseridos.blogspot.com, faz uma análise do ano de 2010 no setor cultural. Postagem na íntegra abaixo.

CULTURA CASCAVELENSE DE 2010

Olá caros blogueiros é tempo de fazermos um balanço do que foi a cultura de Cascavel no ano de 2010, destaco no ensejo o lado positivo do assunto, antes estarmos bem para depois a decepção ser encarada com fortaleça, dentro desta concepção a cultura personificou-se em um curso técnico projetado pelo núcleo de educação, o qual surgiu com o intuito de profissionalizar os apaixonados pela arte do teatro embasados na teoria e prática da ação. Atitude plausível, mas contrapondo o positivismos deparamos com espaços culturais sendo degradados constantemente acoplados a falsas promessas, que a anos vem sido verbalizadas sem atos concretos. Somos condicionados leitores a visualizar o Teatro municipal ser construído a passos de tartaruga, sendo posto um tijolo por dia dentre várias interrupções.

Os festivais protagonizados pela secretaria da cultura de muito deixou a desejar, nada se comparando aos que tive o privilegio de presenciar. O impressionante é a manipulação dos atores a serem massa de manobra na divulgação de bem feitorias da administração.

Mesmo tendo todas estas objeções façamos uma retrospectiva dos que ousaram acreditando na inserção cultural, destaco a propósito a Cia de teatro do Wanderley dos Anjos que trouxe aos palcos a magia e os sonhos do Pequeno Príncipe emocionando centenas de pessoas com a sensibilidade transmitida, trabalho excepcional da direção, texto e interpretação.

Ultrapassando o sofrimento e amenizado a dor enfatizo os Risologistas que por meio da arte arrancaram sorrisos em rostos que lutam pela vida no leito de hospitais, ato valioso, o qual os atores dispuseram de sua solidariedade ao desenvolver a ação social. Descrevo também o excelente trabalho do SESC Cascavel, que por meio do palco giratório protagonizou momentos inesquecíveis, trazendo peças profissionais e concertos musicais, assim como sarau literários e exposições, sempre anexado a oficinas de capacitação.

O Blog INSERT parabeniza a esses artistas que derrubaram obstáculos e nos proporcionaram espetáculos incríveis , combatendo a falha do mandato que prioriza futilidades abominando a cultura. Desejo a todos muita inspiração para o próximo ano, pois a arte cascavelense depende de vocês e, sem vocês o que será da arte? Ou o que será de nós?

Por Sidnei de Oliveira

Um comentário:

  1. Tudo se fortalece quando se reconhece o artista local e as instituições sérias e comprometidas com a arte e a cultura, como o SESC citado nesse bom balanço. Wanderley, que tenhas um Ano Novo promissor. Eu me atrevo a dizer que a arte cascavelense depende de todos nós, quando prestigiamos a produção desses artistas, por exemplo. Um Ano Novo "estrelar" pra ti Wanderley e para todos!

    ResponderExcluir