sexta-feira, 1 de abril de 2011

KAIBERS X KOTTWITZ - O PAU CONTINUA NA CULTURA LOCAL!!!


Venho por essa dar resposta ao artigo em que fui citado pelo Sr. Telmo Kottwitz, no Jornal Hoje, edição 5976 de 23 de marco de 2011.

Quero novamente enfatizar que a critica ao repasse da Prefeitura de 20 mil reais à apenas uma entidade, não é uma critica à entidade, nem aos seus sócios ou muito menos à sua cultura e tradição, a qual incentivamos, promovemos e sobretudo admiramos. Portanto repudiamos qualquer tentativa de indispor grupos culturais entre si, talvez para desviar a atenção do fato que interessa. Enquanto cidadão de bem e de direito, e respaldado pela Constituição Federal, sendo representante de uma Instituição Cultural legal, arte-educador, membro da Academia Cascavelense de Letras, eleito primeiro delegado na I Conferencia Municipal de Cultura de Cascavel, exerci legitimamente minha representatividade. Contudo não o fiz sozinho como quiseram denotar. Minha opinião representa também a opinião da Comissão pelo Sistema de Cultura, que é composta por civis de todas as áreas artísticas, inclusive Folclóricas.

Destacamos o fato de que essa Comissão é formada por cerca de 20 pessoas, de diversas áreas a profissões, e que nos ofendemos com uma possível manobra de colocar em apenas uma pessoa, no caso eu, as responsabilidades sobre os manifestos que aconteceram, como também quis fazer a secretária de cultura em suas falas durante a Virada, para esconder a grande quantidade de civis descontentes com sua gestão.

Quanto ao repasse de verba para uma entidade apenas, continuamos entendendo que é, pelo menos, antidemocrático por parte de uma administração pública repassar verbas públicas sem realizar ao menos um edital público para distribuição igualitária dos recursos, com ampla divulgação e publicidade disso, como prevê a Constituição. Quanto à Virada Cultural, continuamos refutando a política do trabalho gratuito, pois todo cidadão vive da renda do seu trabalho e o trabalho o dignifica! Quanto ao Sistema de Cultura, reafirmamos a continuidade da nossa luta, que já teve resultados positivos, pois a Secretaria de Cultura se obrigou a realizar uma audiência publica após o manifesto da Comissão supracitada, no final do ano passado. Está claro que somente com um Sistema de Cultura avançaremos, alem do que é exigência do Ministério da Cultura sua implantação, caso contrário não virá recursos para nossa cidade.

Entendemos que, assim como empresários tem diversas formas de incentivos para desenvolverem seus empreendimentos, a classe artística e cultural também deve ter, de diversas formas, incentivos como isenção total das taxas de utilização dos espaços, pois a arte e a cultura, além de elevarem a qualidade da nossa população, levam o nome da nossa comunidade para todo o país e até para o exterior. Estamos com uma boa expectativa de que a Secretaria e o Poder Municipal estejam sensibilizados e venham a apoiar os projetos que forem apresentados de agora em diante. Sendo assim, convido o Sr Telmo e todas as culturas, etnias e sociedade para fazer parte dessa comissão, para lutar e discutir democraticamente a política cultural e não alimentar intrigas políticas, nem comprar briga da qual não está interado. Quanto aos insultos e ofensas pessoais proferidos pelo Sr.Telmo, caberá a instancia legal dar o parecer.

Kaibers
artista multimidias

Nenhum comentário:

Postar um comentário