terça-feira, 26 de abril de 2011

PREFEITO DE TOLEDO CONVIDA E "APOIA" ACADEMIA DE DANÇA DE CASCAVEL, PARA APRESENTAR EM SUA CIDADE!!!


Matéria divulgada no site da cidade de TOLEDO comprova a decadência cultural de CASCAVEL. Lá o PREFEITO pessoalmente convida grupos e entidades culturais para se apresentarem e mostrarem seus dotes artísticos. Artistas da cidade como forma de incentivo NÃO PAGAM TAXA DE UTILIZAÇÃO dos espaços público e quando representam a cidade em eventos e festivais recebem apoio.

Já em CASCAVEL, o prefeito EDGAR BUENO e sua secretária JUDETE BILIBIO, querem ESFOLAR a "classe artística". Não respeitam Lei de Incentivo aos artistas, não apoiam quem produz e representa a cidade e definitivamente NÃO TÃO NEM AÍ PARA AS QUESTÕES CULTURAIS do município.

MATÉRIA NA INTEGRA ABAIXO

Será apresentado nesta quarta-feira, 27, às 20h, no Teatro Municipal de Toledo, o balé clássico Dom Quixote, montado pelo Studio de Dança Leandra Vagliatti, de Cascavel, reunindo alunos e convidados especiais. Dom Quixote é um balé clássico de repertório, que teve a sua estréia mundial em 1869, na Rússia, com o grupo Kirov Ballet. Desde então a saga de Dom Quixote, um homem extremamente sonhador, vem encantando platéias em todo o mundo. O espetáculo, montado para marcar o encerramento das atividades do Studio no ano passado, abre novas fronteiras com a apresentação em Toledo, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Depois de Toledo, o grupo apresenta-se em outras cidades da região.

Dom Quixote quer se tornar um cavaleiro e vai entrar em grandes aventuras com a ajuda do seu fiel escudeiro, Sancho Pança, neste espetáculo. Na praça do mercado em Barcelona, Quitéria está sendo forçada por seu pai, Lorenzo, a aceitar os galanteios do rico comerciante Gamache, que pretende casar-se com ela. Porém Quitéria ama o barbeiro Basílio. Um grupo de toureiros, liderados por Espada, chega à praça, chamando a atenção de todos em uma apresentação, juntamente com Mercedes, a amada de Espada. Dom Quixote chega à praça e ao ver Quitéria, transforma-a, em sua imaginação, na bela Dulcinéia, mulher que ele sonhava e havia idealizado. Não aceitando que sua amada Dulcinéia case-se com outro, desafia Gamache para um duelo. A multidão, e o próprio Gamache, não lhe dá importância, sendo expulso da cidade. Basílio e Quitéria, inconformados com a decisão de Lorenzo, fogem para viver seu romance, sendo perseguidos pelo pai e pretenso noivo de Quitéria.

Cerca de 60 pessoas, entre bailarinos e atores, com idades que variam dos 8 aos 37 anos de idade, participam do espetáculo. Segundo Vagliatti, encarregada da adaptação das coreografias, juntamente com o coreógrafo convidado, Ivo Júnior, do balé de Londrina, o trabalho exigiu muito dos profissionais e também do corpo de bailarinos e atores. Como clássico de repertório, Dom Quixote não pode sofrer modificações. Ele foi adaptado para a realidade atual.

A apresentação em Toledo é a primeira do grupo, depois da estréia no final do ano passado, em Cascavel, marcando o encerramento das atividades da escola no ano. “Atendemos ao convite do prefeito de Toledo, que está abrindo as portas do nosso espetáculo também para outras cidades. Além da apresentação em Toledo, o grupo pretende apresentar-se em outras cidades, como em Londrina, aproveitando o intercâmbio com o coreógrafo Ivo Júnior, e outras da região, como Marechal Cândido Rondon e Palotina”.
A expectativa é de um grande público. Os ingressos serão vendidos a R$ 20,00 na bilheteria e a R$ 10,00 meia e antecipados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário