quarta-feira, 25 de março de 2009

OS AMIGOS DA BIBLIOTECA, A JUDETE E O FESTIVAL DE DANCA...

Interessante a colocacão do meu companheiro de postagem Luciano Biaggi, ex-Gerente de Acão Cultural e ex-Coordenador de Danca. Me chamou a atencão sua lembranca que no "maior" escândalo de "desvio" de verbas do setor cultural, a atual Secretária da Cultura Judete Bilibio, era nada mais nada menos que Diretora de Cultura.

O escândalo conhecido como "os amigos da Biblioteca", desencadeou-se justamente no Festival de Danca de 2005, depois de um potente cruzado de direita do artista plástico Valdir Rodrigues, em sua oponente Susan Turcatel, que não só abriu a guarda, mas como também um "leque" de duvidosas acões que resultaram na queda do Luiz Ernesto e toda sua cúpula. Não citarei nomes, mas alguns (muitos com culpa no cartório), hoje são "fiéis escudeiros" de Judete.

O que me intriga é o seguinte: Judete (hoje Secretária da Cultura), na época era Diretora de Cultura, e mesmo que naquele momento pudesse estar em dificuldades pessoais, foi "mentora" do planejamento da Secretaria da Cultura e suas acões juntamente com a outra Diretora Beatriz Dalmolin e o Secretário da época, Luiz Ernesto Pereira. Ora, mesmo que afastada e distante teve suas responsábilidades, se não na execucão, no planejamento e simultaneamente ao outorgarem autoridade àqueles que não tinham condicões de gerir "verba pública". Por issso Judete ao criticar os festivais anteriores anda sobre o "fio da navalha" e deverá ter competência para não cair e se cortar.

Neste momento vou me ater a este comentário sobre específicamente o "Festival de Danca" e a reunião citada por Luciano, mas durante a semana vou contar a história de cada Festival e a evolucão nos últimos anos. Inclusive a reunião em 2001 onde estava a atual Secretária com o pessoal de Teatro, e ao usar da palavra afirmou que: "todo o artista que não consegue viver de suas atividades culturais é vagabundo"... Mas isso será melhor detalhado durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário