domingo, 12 de abril de 2009

OS AMIGOS DA BIBLIOTECA!!!

No inicio da gestão Lísias de Araújo Tomé, a escolha do Secretário da Cultura foi algo considerado uma "unânimidade". O ex-secretário de Salazar Barreiros e irmão do Mario Pereira - Luiz Ernesto - foi práticamente "aclamado" para assumir a Cultura local, para total desconforto de Judete Bilibio, que assumiu o cargo de Diretora de Pesquisa e Documentacão. Além de Luiz Ernesto e Judete Bilibio, também fizeram parte da equipe: Beatriz Dalmolin - Diretora de Difusão Cultural, Susan Turcatel - Gerente de Acão Cultural (segundo a própria), uma senhora de São João do Oeste para a Gerência do Museu (não lembro o nome), o filho do Alcebiades (ex-vereador), Alex Romanino e seu amigo Rafael. Também faziam parte do "staff" de Luiz ernesto: Silvia Gauze e Ondino Marcos nas financas, Regiane Martins na comunicacão, Romilda Gavalotti no CCGM e na Biblioteca e consequentemente na "Associacão Amigos da Biblioteca" - Hebe Negrão Gimenez ( presidente) e Norma Vidal (tesoureira).

Luiz Ernesto estava feliz e retornou das cinzas para tentar fazer a melhor administracão da história cultural de Cascavel, porém não contava com a prepotência de Susan Turcatel, que queria mandar mais que o próprio secretário, e abusava de seus conhecimentos sobre a vida pessoal de Luiz Ernesto. Ainda um problema de falta de gerênciamento na própria entidade, pois Hebe e Norma recebiam convênios do estado e largavam a "Deus dará". E Alex Romanino de forma irresponsável fazia "festa" com dinheiro público.
Tudo isso baseado em documentos que estão na Promotoria Pública e cópias em minha posse...

Viagens, festas, contratacões irregulares, saques na boca do caixa... e a diretoria da entidade sem nada fazer, principalmente Norma Vidal, que sempre foi "puxa-saco" de primeira hora de quem está no poder, e se deliciava com os galanteios e elogios de Ernesto, que sempre conseguia o que queria.

A influência de Alex cresceu assustadoramente, eu mesmo comprovei ao denunciar a "manobra" corrupta que juntamente com Susan Turcatel, fizeram para trazer o espetáculo "Melanie klein" - protagonizado por Natália Thimberg. Fotos de Susan, Alex e Rafael são encontradas pela internet em viagens pagas com dinheiro público para Joinvile, Maringá, Curitiba...

O que ainda não está claro é a passividade das dua diretoras (Judete e Beatriz), o que aconteceu??? Conivência? Medo de perder o cargo? Falta de atitude? ou também estavam sendo beneficiadas??? Cabe ao Ministério Público e a sentenca do Juíz mostrar
os culpados e os laranjas desta história. Algo estranho também é o comportamento da competente Silvia Gauze e do meu amigo Ondino Marcos, pois responsáveis que eram (e ainda são), pelo setor administrativo/financeiro da Secretaria da Cultura, deveriam ter informado ao Prefeito e Procuradoria Jurídica o que acontecia dentro do orgão.

Dois acontecimentos foram determinantes para que viesse a tona o "escândalo" dos AMIGOS DA BIBLIOTECA. O primeiro foi a descoberta de um video que rodou a internete e os bastidores políticos da época, onde mostrava dois envolvidos no escândalo de uma forma "pouco apresentável" aos mais ortodoxos. E o segundo foi um "potente" cruzado de direita desferido pelo artista plástico Valdir Rodrigues, na Gerente de Acão Cultural Susan Turcatel, que acreditando ser a "mando" de Luiz Ernesto "abriu" o bico.

Mais o que nos interessa saber é a quantas anda o processo desse embróglio??? Quem pagará a conta de mais de R$ 130.000.00??? Quem são os verdadeiros envolvidos??? E os coniventes (ex.: Judete Bilibio e Beatriz Dalmolin), pagarão pelo crime de prevaricacão??? O que acontece com a entidade AMIGOS DA BIBLIOTECA e sua Diretoria???
O que acontece com os gastos em excesso cometidos por Susan e Alex???!!!

Nada disso pode ser esquecido, pois todos envolvidos devem ser sumáriamente acusados e devidamente responsábilizados, mesmos os coniventes e passivos, pois tiveram a oportunidade de defender o Patrimônio Público com as informacões privilegiadas que possuiam e não o fizeram...

Por isso senhores do Ministério Público, é necessário terminar este processo urgentemente, para que tudo fique definitivamente esclarecido para a sociedade...

BOM DOMINGO E FELIZ PÁSCOA!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário