sexta-feira, 1 de maio de 2009

O QUE É "FICA"???!!!

O FICA (Festival Internacional de Cascavel), nada mais é que um "Festival de Arte", que seguia uma tendencia nacional. Para os "hoje" críticos da idéia daremos alguns exemplos: Festival de Campina Grande - Paraiba, festival de Antonina - Paraná, Festival de Artes de Belo Horizonte - Minas Gerais e FILO - Paraná. Mais recentemente, já vemos o Festival de Teatro de Curitiba aumentar sua abrangência para música e danca, como também o próprio Governo do Estado do Paraná através do FERA, mostra a necessidade da união e integracão das linguagens artísticas.

Desta forma o modelo de um "Festival" moderno com integracão de linguagens e interacão artística com o tempo teria tudo para atrair a populacão, os universitários, as faccões mais resistentes e principalmente haveria um melhor aproveitamento dos recursos financeiros.

O FICA, para alguns era um equívoco... Para outros "trabalhoso"... Entretanto a união da danca, teatro, música, artes visuais e cinema aproximava artistas e sintomaticamente atraia o festival para um mundo mais crítico (algo totalmente fora dos costumes locais).

A maioria dos artistas cascavelenses não gostam de verem seus trabalhos criticados. E justamente durante o FICA uma gama de profissionais de outras vertentes artísticas se inseriam em vertentes diferentes.
Tivemos aqui a cineasta Heloisa Passos, o Diretor Edson Bueno, a Bailarina Mariúsa Bregolli, o Músico Glauco Sotter... apenas para citar algumas personalidades do cenário artístico nacional... Que puderam opinar sobre os trabalhos e o festival.

O FICA morre... e o que "fica" é a idéia de sair da medíocridade, mostrar o trabalho para todos sem "temer" as críticas, discutir idéias e reciclar seu trabalho... No mais nada é eterno... Algumas sementes "germinam" outras não, dependem sempre de quem tem o regador na mão...

Um comentário:

  1. Nada contra um festival geral, mas sempre surgem alguns problemas.

    Um deles é que pode não se integrar e sim diluir.

    Alguns têm melhor marketing que outros e divulgam suas datas e horários mais amplamente, enquanto os demais são atropelados.

    O importante - geral ou específico - é que seja bem planejado e não tenha discriminações.

    ResponderExcluir