sexta-feira, 12 de março de 2010

ESSE EDSON BUENO NAO E FACIL!!!


Gralha Azul anuncia vencedores da 30ª edição

'Kafka – Escrever é Um Sono Mais Profundo do Que a Morte', obteve o maior número de indicações, levou o prêmio de Melhor Espetáculo e de mais quatro


A 30ª Edição do Troféu Gralha Azul premiou 10 dos 12 espetáculos indicados às 19 categorias da premiação. "Kafka – Escrever é Um Sono Mais Profundo do Que a Morte", que obteve o maior número de indicações, levou o prêmio de Melhor Espetáculo e de mais quatro das 9 categorias a que estava indicado.

"Otelo", da companhia Danilo Avelleda Espetáculos Teatrais, o outro concorrente a melhor espetáculo, foi o segundo em número de indicações e levou os prêmios de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.

Na já tradicional reunião da Classe Teatral, que acontece todos os anos no Guairinha, era indisfarçável o clima de expectativa em torno da premiação do Troféu Gralha Azul.

Para quem iriam as cobiçadas estatuetas distribuídas pelas 19 categorias contempladas pelo Troféu? Na festa comandada por Bia Reiner e Cleverson Cavalheiro, artistas, técnicos e produtores, além de aficionados da arte teatral disputaram os mais de 500 lugares do Auditório Salvador de Ferrante.

Nesta 30ª edição, à qual concorreram 62 espetáculos, foram indicados para a receber o troféu 12 dos inscritos, nas dezenove categorias que compõem a premiação.

O vencedor - "Kafka – Escrever É Um Sono Mais Profundo do que a Morte", do Grupo Delírio Cia de Teatro, foi escolhido pelo júri como o Melhor Espetáculo, recebendo além do Troféu Gralha Azul, o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia entre os espetáculos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através do Cônsul Honorário Professor Constantino Comininos.

Edson Bueno foi o vencedor nas categorias de melhor direção, melhor texto original ou adaptado e melhor ator coadjuvante pelo espetáculo, que ainda levou o prêmio de melhor adereço (Alfredo Gomes).

Andrew Knoll venceu na categoria de melhor ator por "Manson Superstar" e Simone Magalhães na de melhor atriz por "Pixaim". "Esmeralda, Risos e Lágrimas" deu a Geisa Costa o prêmio de melhor atriz coadjuvante. Waldo Leon, que já havia vencido na categoria em 2008, ficou com o prêmio de melhor iluminação pelo espetáculo "Jornal da Guerra Contra os Taedos" que valeu a Márcio Mattana o prêmio de melhor sonoplastia.

"Otelo, As Faces do Ciúme"", foi o vencedor nas categorias de melhor figurino, com Ricardo Garanhani, e melhor maquiagem, com Marcelino Miranda. Paulinho Maia, que já recebeu vários prêmios em diversas categorias, foi o vencedor como cenógrafo pelo espetáculo "Romeu e Julieta". Livien Ulman e Luiz Lopes receberam o prêmio de revelação pela maquiagem de "A Fábula do Vento Sul".

"Branca de Neve e os Sete Anões", dirigido por João Luiz Fiani, numa produção da Cia Máscaras de Teatro, foi considerado pelo júri o melhor espetáculo para crianças. O prêmio de melhor direção de espetáculo para crianças coube a Humberto Gomes por "A Fábula do Vento Sul".

Já "Encantos Ciganos", da Associação de Preservação da Cultura Cigana foi escolhido como Melhor Espetáculo Saltimbanco. Além das premiações votadas pelo júri, foi agraciada a costureira teatral Isvaldete Matias de Oliveira, como Técnico do Ano, e a atriz e produtora Regina Vogue recebeu o Prêmio Especial em homenagem aos 50 anos de trabalho no teatro do Paraná. Para o Prêmio Especial e Técnico do Ano, a escolha cabe à classe teatral em assembleia geral conjunta e aberta das entidades co-promotoras do Troféu Gralha Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário