segunda-feira, 15 de março de 2010

PARA AQUELES QUE CRITICARAM A PRESENÇA DE EDSON BUENO NOS FESTIVAIS DE CASCAVEL!!!


Gralha Azul consagra Edson Bueno e Kafka

O 30.º Troféu Gralha Azul consagrou o trabalho do diretor Edson Bueno em recriar os terrores, vertidos em fábulas, da infância do escritor judeu Franz Kafka, concedendo ao grupo Delírio a premiação em cinco categorias – inclusive a de melhor espetáculo – para a montagem Kafka – Escrever É um Sono Mais Profundo do Que a Morte, que estreou dia 11 de junho do ano passado no Teatro Novelas Curitibanas.

Bueno foi contemplado com os gralhas de melhor diretor, texto e ator coadjuvante. A montagem rendeu ainda a Alfredo Gomes o troféu na categoria adereço, por criações como a mão que sai do bolso do assassino para atormentar a consciência do pequeno escritor – papel de Marcel Gritten.

“Esse prêmio significa que fizemos um bom trabalho e continuamos vivos, fazendo alguma coisa que é importante para os outros”, comemora o diretor.

A cerimônia realizada na noite de quarta-feira (10) elegeu os atores Andrew Noll – pelo papel de Charles Manson no documentário-musical Manson Superstar, da Vigor Mortis – e Simone Magalhães – por Pixaim, peça que chamava a atenção para a invisibilidade do negro brasileiro – como os melhores intérpretes da temporada passada (leia a lista completa de premiados ao lado).

Nova temporada

Kafka volta ao cartaz esta semana, no Fringe, com apresentações em dois espaços: dias 17 e 18 às 20 horas, no Centro Cultural Boqueirão; e de 19 a 23, em horários variados, no Teuni. Depois, cumpre temporada ao longo do mês de maio no Teatro José Maria Santos, e segue viajando pela Caixa Econômica para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Edson Bueno considera a montagem, de estrutura mais converncional, um “hiato” na trajetória da companhia, que em anos recentes vem experimentando a quebra de convenções teatrais, como a quarta-parede rompida em O Evangelho Segundo São Mateus. “O grupo sabe que tem de buscar outras linguagens, para não ficar estagnado. Trabalho com uma atriz como a Regina Bastos e, ao mesmo tempo, uma gurizada de vinte poucos anos, que tem muita sede de descobrir coisas novas”, diz, planejando seguir no caminho da renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário