sábado, 23 de outubro de 2010

BUENO, RUFFA E OS 30 ANOS DO "TÁ NA HORA"!!!


Infância sertaneja

O dramaturgo Edson Bueno adaptou a prosa de Guimarães Rosa ao palco no espetáculo Miguilin, com o qual o grupo de teatro Tanahora, da PUCPR, celebra 30 anos de atividade. A montagem, dirigida por Laércio Ruffa, estreia hoje, às 20 horas, no Tuca.

Sabendo das dificuldades que a literatura original do autor impõe ao leitor – e ainda mais ao espectador, que está menos atento a cada nova palavra dita –, Bueno cumpriu a tarefa com cuidado, levando também em conta a distância entre aquele universo mineiro sertanejo e a realidade curitibana.

Sonhos

Retirada do livro Manuelzão e Miguilim, a história apresenta um menino pobre do interior de Minas Gerais, a quem falta educação e dinheiro, mas sobram conflitos familiares. À realidade dura, Miguilim responde com força de vontade, sonhando além daquele horizonte imediato. Sua imaginação não esbarra no monte “intransponível” que existe na região, ele quer conhecer o que há depois.

O ator Tiago Galan Mazurkevic, de 8 anos, interpreta o protagonista, contracenando com um elenco de mais 11 integrantes. A experiência o colocou em contato com a cultura sertaneja, que desconhecia, e tem rendido aprendizados não só sobre teatro, mas também sobre voz, corpo e literatura.

Serviço:

Miguilim

Tuca – Teatro da PUCPR (R. Imaculada Conceição, 1.155), (41) 3271-1555

Texto de Guimarães Rosa

Adaptação de Edson Bueno

Direção de Laercio Ruffa

Com o Grupo de Teatro Tanahora

Sáb. e dom. às 20h. R$ 12 e R$6 (meia). Até 7 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário