sexta-feira, 22 de outubro de 2010

JUDETE REBATE CLASSE ARTÍSTICA DIZENDO QUE SISTEMA DE CULTURA ESTÁ SENDO IMPLANTADO!!!


Conselho e Fundo Municipal de Cultura em implantação

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Cultura, está implantando o Sistema Municipal de Cultura, o qual contempla o Conselho Municipal de Política Cultural de Cascavel (CMPCC) e o Fundo Municipal de Incentivo Cultural de Cascavel (FMICC). Além destas reivindicações de toda a classe artística, fez-se necessário a criação dos sistema para a veiculação de verbas e o destacamento do Município no Calendário Oficial Nacional de Cultura, bem como a necessidade de debates para a realização dos eventos culturais.

“Esse Sistema, e especialmente o Conselho, é uma busca incessante, que foi iniciada há vários anos. Quando fui convidada a assumir a pasta, fiz deste anseio, uma das metas a ser contemplada e principalmente realizada. É nesta perspectiva que os artistas e a sociedade civil poderão ser favorecidos por verba pública e fazer-se ouvir pela sociedade, contribuindo, assim, para o crescimento artístico-cultural da cidade e região”, destaca a secretária de Cultura, Judet Bilibio Haschich.

Segundo a secretária, as reuniões para a elaboração e organização do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura foram realizadas entre os meses de agosto a outubro. Participaram dos trabalhos pessoas da comunidade artística, acadêmicos – da Unioeste, FAG e Unipar – associações, ACL (Academia Cascavelense de Letras).

“O projeto sobre a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura será encaminhado para a Câmara de Vereadores de Cascavel na próxima semana. Assim que aprovado, vamos fazer a 2ª Conferência Municipal de Cultura, quando serão eleitos os conselheiros”, destaca Judet.

NOTA DO BLOG

Precisou uma manifestação da CLASSE ARTÍSTICA através de uma CARTA ABERTA para que a Secretária Municipal da Cultura, fosse se "mexer" e tentar dar uma posição a respeito do Conselho Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura. Entretanto o que JUDETE precisa explicar é o fato de dar declarações a respeito da devolução de valores que podem chegar a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), a cobrança do espaço do CENTRO CULTURAL para entidades e artistas da cidade, o valor recebido pelo CTG ESTÂNCIA COLORADA, que é ligado ao Clube particular mais rico de Cascavel, a paralisação da obra do Teatro MUnicipal, a perda dos recursos dos Festivais de Música e Dança... Entre tantas outras ações equívocadas como os Festivais de Teatro e Cinema que não têm nenhum tipo de atrativo ou acrescenta para o processo cultural de Cascavel.

Um comentário:

  1. mesmo assim precisamos deixar claro que ninguem sabia desse estudo dela...que a unica associação citada foi a Academia de Letras, da qual tambem faço parta e eu nao sabia!

    e mesmo que seja a academia....das associações culturais da cidade, quais foram chamadas?

    ladri de cuori? acpt? baiacu? aaplac? nao nenhuma


    e o sistema municipal nao é apenas conselho e fundo municipal....estao preparando um sistem capenga!

    sao quatro pilares do sistem e estao falando so em 2!


    enquanto comissao, vamos exigir pelo menos uma conferencia para discutir o sistema e depois envia-lo a camara, e esperamos que a Camara de vereadores respeite os cidadãos que compoem essa comissao...


    chega de ditadores na cultura!


    Jeferson Kaibers

    ResponderExcluir