quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

OFICINA DA MÚSICA GANHA ESPAÇO COM GOVERNO DO ESTADO!!!


Abertura da 29ª Oficina tem tom sóbrio e político

A interpretação contundente e visceral dada por Olga Kiun às peças para piano de Sergei Rachmaninov (“Elegia Op. 3”) e de Sergei Profiev (“Toccata Op. 11”) foi o grande destaque do Concerto de Abertura da 29ª Oficina de Música de Curitiba, realizado no último domingo, no Teatro Guaíra.

A segunda peça, efusiva e dinâmica, demonstrou a técnica apurada da pianista russa radicada no Brasil e fez com que todo o teatro a aplaudisse de pé, momento único da noite.

Sob o tema “Celebrando as Comunidades”, o concerto também contou com uma apresentação morna do Quinteto de Sopros da Orquestra do Algarve – flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa –, que interpretou “Minuet et Bourre”, do espanhol Blai Maria Colomer. O pianista polonês Piotr Banasik agradou ao apresentar de maneira intensa sua versão da divertida “Valsa em Mi bemol Maior Op. 18”, uma das composições mais conhecidas de Chopin.

Momento curioso foi quando Fernando Rocha subiu ao palco e, com a ajuda de uma aparelhagem eletrônica, improvisou em uma kalimba, criando um sobressalto. Talvez uma melhor explicação do que se veria ali fosse necessária.

O ótimo Fry Street Quartet voltou a encantar, relendo obras românticas de Felix Mendelssohn Bartholdy – autor da famosa “Marcha Nupcial”.

O Coro da Camerata Antiqua, sob regência de Dario Sotelo, subiu ao palco para finalizar a noite. As lúdicas “Ema-sariema”, de Emmanuel Coelho Maciel, e “Forrobodó da Saparia”, de Lindembergue Cardoso, fecharam a noite, que também contou com nuances políticas.

Estavam presentes o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), Maria Christina de Andrade Vieira, que assumiu a presidência da Fundação Cultural de Curitiba, e Paulino Viapiana, que deixou a entidade para tocar a Secretaria de Estado da Cultura.

O pronunciamento mais enfático foi justamente o do novo secretário, que afirmou que a Oficina de Música, daqui para a frente, “terá apoio irrestrito do Governo Estadual, já que o diálogo com o governo anterior era difícil”.

Em 2012, ano da 30.ª edição do evento, a ideia é que a Oficina aconteça também em outras cidades do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário