sexta-feira, 27 de março de 2009

O TEATRO NO BURACO... QUEM LEMBRA???!!!


No dia 20 de junho de 2003 a Associação Centro de Pesquisa Teatral (ACPT), de forma inusitada resolveu tomar uma atitude mais séria em relação ao "descaso e abandono" em que estavam as "fundações" do futuro Teatro Municipal, e encenou no "buraco" (o que é hoje o Palco e Caixa Cênica), a obra de Alceu Sperança: "As Vivandeiras"... A encenação rendeu capa de todos os jornais de Cascavel e repercutiu em todo estado do Paraná.

A ação não incomodou o prefeito da época, Edgar Bueno, que aliás é novamente o prefeito de Cascavel. Porém o tempo passou e o ciclo de Edgar acabou. Veio o Pmdb de Cascavel, que de maneira veemente instigou o Governador a ver a importância da obra e posteriormente o prefeito do momento, Lísias Tomé, que encaminhou o Projeto para o Governo do Estado, e conseguimos resgatar e iniciar a obra do Teatro Municipal, que hoje tem cerca de 60% (sessenta porcento), dela finalizada.

Por ironia do destino e avalizado por 30% (trinta porcento), da população o mesmo prefeito que de maneira "categórica" é contra a obra do Teatro Municipal - sintomaticamente da cultura também - volta a ter o poder na mão e desencadeia um processo de "difamação e menosprezo" à importante obra do Teatro Municipal.

A partir de hoje (27/03/2009), iniciamos um processo de "desagravo e defesa" da obra do Teatro Municipal de Cascavel, e exatamente daqui a 83 (oitenta e três) dias, a ACPT (Associação Centro de Pesquisa Teatral), estará liderando um "IMENSO ABRAÇO", na obra do Teatro Municipal, para chamar a atenção de todos artistas, políticos e comunidade em geral no sentido de mostrar para todos que esta importante obra não pode parar...
Lembrando também que a data de 20/06/2009, determina o aniversário de 06 anos da primeira ação em prol da construção da obra do Teatro Municipal, realizada pela ACPT.

Para tanto estaremos nos próximos dias lançando a campanha "EU AMO O TEATRO MUNICIPAL", já solicitamos a arte ao nosso designer gráfico Waldemar Lutinski, que se propós, a viabilizar toda uma "campanha" visual desta importante bandeira.

Portanto companheiros "EU AMO O TEATRO MUNICIPAL"... E você???!!!

2 comentários:

  1. Estamos juntos pelo Teatro Municipal.

    Dia 20 de junho já anotado na agenda.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo todo e qualquer tipo de manifestação cultural, pois Arte é uma ALFORRIA. E neste sentido, o Teatro Municipal será um marco. Eu amo o Teatro Municipal, estamos nessa.

    ResponderExcluir