sábado, 11 de abril de 2009

ORQUESTRA SINFÔNICA EM FIM DE FESTA...

Estive conversando com alguns membros da Orquestra Sinfônica de Cascavel, e vários deles confidenciaram do desânimo que está se abatendo sobre os integrantes.

A Orquestra Sinfônica de Cascavel, na administracão passada deixou de ser "Oficina", para levar o nome da cidade a qual pertence, também recebeu o espaco do Centro Cultural para ser sua sede e ter sua sala, e não foi apenas isso, funcionários exclusivos, estágiários, novos instrumentos, professor de cordas da Orquestra Sinfônica do Paraná e material de apoio... Ou seja: Iniciou-se um "ciclo" de consolidacão de um "Corpo Estável" profissional.

Entretanto a "nova" administracão com "velha" filosofia, iniciou um processo de desistabilizacão da Cultura local. Primeiro acabou com o Coro Sinfônico de Cascavel, depois fez uma campanha "descarada" de difamacão do Teatro Municipal, detonaram a reforma do Teatro do Lago e menosprezam o Ponto de Cultura. A Casa da Cultura Zona Norte que tinha várias atividades culturais hoje tem apenas a Banda e Capoeira. E para completar em conversa informal, notamos que existe um processo de "fragilizacão" da Orquestra Sinfônica de Cascavel.

Cascavel mostra a sua "cara" cultural. Poucos investimentos, pessoas sem poder de persuacão junto ao Prefeito e Vereadores, fraqueza no planejamento administrativo e artístico, falta de especialistas para captarem recursos nas esferas estadual e federal, enfim uma cidade sem "esperanca" artistíca. Se morrer a Orquestra Sinfônica de Cascavel, morrerá junto o futuro cultural de Cascavel nos próximos quatro anos.

2 comentários:

  1. Até quando vamos ter que aguetar isso Sr. Prefeito, se foi eleito com o voto direto do povo, também foi eleito para a esfera cultural , por mais que isso não seja a sua prioridade, pois então comece a fazer o correto, primeiramente colocando pessoas com personalidade e que principalmente saibam fazer a gestão cultural, e não meros aprendizes que querem o cargo por status e que não sabem fazer absolutamente nada na area cultural.
    Sr Edgar, isso é uma imcompetencia sua não esqueça disso, pois se coloca alguém incompetente para a area, a area não funciona, e o prefeito é o culpado....

    ResponderExcluir
  2. Organizando o comentário acima, quero informar ao nosso cometarista que o comentário acima é de minha autoria, Luciano Biaggi, ão sei pq saiu como anônimo...., gostaria que vc Sr. Anônimo, faça como eu assine o que escreva, pois aqui respeitamos as idéias das pessoas, porém pessoas tem nome... ou está com medo de mostrar a cara???

    ResponderExcluir