quinta-feira, 28 de maio de 2009

TAXA DE UTILIZACÃO DO CENTRO CULTURAL E ESPACOS CULTURAIS DE CASCAVEL!!!

A taxa de utilizacão dos espcos culturais existe desde marco de 2003, portanto no terceiro ano de administracão do primeiro mandato de Edgar Bueno, e foi normatizado e regulamentado a sua utilizacão.

Para ter um melhor embasamento basta ver, ler e se informar pois em uma entrevista da Secretária da Cultura Judete Bilibio, a alegacão do aumento da taxa é devido a a manutencão do mesmo valor desde 2003.

No segundo ano da gestão anterior (Lisias Tomé), o que foi criado é o BANCO DE HORAS CULTURAIS, um projeto onde o artista ou entidade que fizesse uso do espaco, poderia optar em pagar com até 66% (sessenta e seis porcento), de desconto sendo da cidade ou realizar apresentacões gratuítas em bairros ou entidades carentes.

O aumento de 100% (cem porcento) da taxa de utilizacão dos espacos, esfria a producão cultural local, pois será sintomático já que isso também atingirá espacos em construcão como o caso do Teatro Municipal, que quando terminado (se é que será), terá um alto custo de locacão.

Também cabe salientar que o Decreto-Lei de 2003 (Edgar Bueno), regulamenta a utilizacão dos espacos: MAC, HALL DE EXPOSICÕES DO CCGM E SALA VERDE, e até hoje nunca foi aplicado a lei para a utilizacão destes espacos por artistas do setor.

Para quem não sabe e precisa de melhores informacões basta dirigir-se até a Secretaria da Cultura e solicitar o decreto-lei da regulamentacão e se não conseguir, buscar na Câmara dos Vereadores.

Um comentário: