sexta-feira, 12 de março de 2010

SURPRESA: O CARTUNISTA GLAUCO ERA PARANAENSE!!!


Glauco foi ser humano admirável, diz diretor de Redação da Folha
Publicidade
da Folha Online

O cartunista Glauco Vilas Boas, 53, assassinado na madrugada desta sexta-feira em Osasco (Grande São Paulo), "foi um grande artista e um ser humano admirável", afirma Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha, em nota.

"Glauco foi um grande artista e um ser humano admirável. Sua obra ficará na memória das gerações que amaram seus desenhos e no traço dos muitos artistas jovens que sua imaginação influenciou. Era uma pessoa que tinha a doçura de uma criança e a serenidade de um sábio. Sua morte e a de seu filho Raoni são motivo de profunda tristeza, especialmente na Folha, casa profissional do cartunista há mais de três décadas."

Glauco e seu filho Raoni, 25, foram baleados por criminosos armados, nesta sexta-feira. A polícia procura os suspeitos.

Carreira

Nascido em Jandaia do Sul, interior do Paraná, Glauco começou a publicar suas tirinhas no "Diário da Manhã", de Ribeirão Preto, no começo dos anos 70.

Nos anos de 1977 e 78, Glauco foi premiado durante o 4º e o 5º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, respectivamente.

Em 1977, ele começou a publicar seus trabalhos na Folha de maneira esporádica. A partir de 1985, Glauco passou a publicar suas tiras regularmente no jornal.

Entre seus personagens estão Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, Netão e Edmar Bregman, entre outros.

Em 2006, ele lançou o livro "Política Zero", reunião de 64 charges políticas sobre o Governo Lula publicadas na página 2 da Folha.

Glauco também era líder da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime e que usa a bebida feita de cipó para fins religiosos.

Um comentário:

  1. Entrgaram o motorista do assasinato!

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u706708.shtml

    ResponderExcluir