quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ARTISTAS SE REVOLTAM COM SECRETARIA DA CULTURA!!!


Sistema de cultura disse...

então Vanderlei, o grupo de artistas está insatisfeito com a forma anti-democratica que a politicas culturais vem sendo tratada. Fui eleito primeiro delegado na conferencia municipal de cultura, a exato um ano atras, 19 de outubro. onde a comunidade aprovou tambem diversas medidas, como criação do conselho, etc. Mas a Secretaria convidou alguns amigos e esta fazendo o processo de forma fechada. O que se quer é democracia e participação. Seria no mínimo uma atitude politica mais inteligente chamar todos para construirem. Enfim, estamos comemorando mais um ano de paralisias. Que os responsáveis apaguem as velinhas! Espero que vc poste isto.

Jeferson Kaibers
19 de outubro de 2010 23:01


Vander Colombo disse...

Lembrando que a carta foi mandada a todos os jornais e nenhum deles teve peito de publicar ou mesmo comentar, preferindo o discurso político tendencioso do dia 31 sem dar importãncia aos verdadeiros problemas locais. O que podemos esperar dessa mídia?
Importante lembrar que uma pessoa da Secretaria, ontem, ao ver nosso manisfesto gritou na frente do CCGM em frente à várias testemunhas: "Se vocês fizessem trabalhos decentes poderiamos pensar em liberar o teatro para vocês" (não vou tentar dizer quem foi porque nunca vi o cara na minha vida, e olha que sempre frequento a parca vida artísta cascavelense)
Bonita postura do SEMUC humilhando artistas locais em público para tentar justificar seus atos.
Se bem que, convenhamos, esta É a postura do atual do SEMUC, onde nós artistas temos que protocolar um documento seguindo os passos legais enquanto temos que ouvir como resposta um bate-boca da secretaria com seu motorista ou sei lá o que era o nervosinho.
De modo algum estou defendendo uma gestão ou outra mas falo como artista local e da condição abaixo do precário que estamos enfrentando no momento. Não quero ter que ser amiguinho de político para conseguir fazer meu trabalho, eu não trabalho com política trabalho com cultura, no momento apenas com incentivo moral e privado dos meus companheiros. E sou apenas mais um dos muitos que tem que acabar indo embora dessa cidade para conseguir trabalhar. Tenham vergonha.

20 de outubro de 2010 12:46

13 comentários:

  1. Gostaria apenas de ponderar que os erros ortográficos da carta não constam na original que foi protocolada, embora o teor seja o mesmo.
    Aliás, a Secretária não apareceu no Festival hoje o que corrobora a não-participação da secretaria nas ações culturais que são propostas por ela mesma, até mesmo porque o motorista da frota, do qual desconheciamos a graça e soubemos hoje se tratar de Odair Cirico referiu-se à qualidade das produções cascavelenses na noite de ontem.
    Informo ainda que amanhã a matéria acerca da comissão e da carta será publicada na Gazeta do Paraná.

    Laysmara Carneiro Edoardo

    ResponderExcluir
  2. Cara Laysmara Carneiro Edoardo! Se existem erros ortográficos estão contidos na CARTA ABERTA PROTOCOLADA NA CÂMARA DOS VEREADORES, e o "grupo" foi quem cometeu tais erros. O que publicamos é "cópia fiel" da carta enviada ao vereador OTTO REIS, que passou uma cópia para o blog.

    Gostei da atitude, apesar de achar que o grupo possui parcas informações. Exemplo: O recurso para o FESCATCHÊ, está públicado nesse blog, com data e documento do fato.

    Abraços!

    Em tempo: Porque vocês usam o termo "ATORES" no grupo??? Será que vocês não estão generalizando e colocando apenas uma "vertente" artística como questionadora da situação??? Inclusive se apoiando no fato das cobranças sitematicas feitas por mim que sou ligado "principalmente" ao teatro???

    Não seria legal assinar: BAIACU, AAPLAC, MAHO, etc..., etc..., etc...???

    ResponderExcluir
  3. Wanderlei, a postagem da Laysmara não foi de repreensão, no quarto parágrafo talvez devido a um erro de scanner "experiências" foi grafado com S, o que não está na original entregue, nada demais e pouca coisa para tirar o foco do real problema.
    "Atores" é citado como "ator social ou agente de ação social" em termo sociológico e não atores cênicos, a carta é ampla e não se refere apenas a uma área artística.
    Esta primeira investida de refere aos artistas mesmo que desligados de entidades e por conta disso cobrando seu 1/3 de sociedade civil dentro do conselho, A AAPLAC no momento está inoperante assim com a MAHO, sendo que a BAIACU entrará com nova investida agora pelo outro 1/3 agora referente às entidades, ou seja, os amigos da judete deveriam ser a minoria desse conselho e não o total como está acontecendo.
    D. Bilibio e seus motoristas sabem bem de onde veio a carta pois houve o confronto na noite de ontem (19/10)
    Contamos com seu apoio como artista e entidade nessa investida.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente Laysmara, parece que nem mesmo a GAZETA DO PARANÁ "conseguiu" publicar o manifesto de vocês, e assim comprova que o Vander está certo. Espero que até o final de semana alguém publique, apesar de aí o fato já ser algo que "passou" desapercebido!!!

    ResponderExcluir
  5. De qualquer forma Vander, o ideal seria usar o termo "artistas" para não generalizar, pois para a SOCIEDADE o entendimento será apenas que o movimento é ligado apenas essa vertente artística.

    ResponderExcluir
  6. Quero lembrar que ja repassamos o apoio (por escrito) de varios Pontos de Cultura do Paraná e do Pontão de Cultura, que representa mais de 50 pontos de cultura deste Estado; a carta deles é direcionada à Camara de Vereadores de Cascavel e apoia o movimento. Ou seja, o Paraná todo está de olho no movimento e vai ficar sabendo Quem está fazendo O QUE pela cultura.

    Jeferson Kaibers

    ResponderExcluir
  7. Quero lembrar aqui tambem, se me permitirem, de outro movimento mais especifico dos artistas plastico, chamado Paralisia ( o nome diz tudo ehehe). No blog do paralisias inclusive tem uma postagem deste ano, onde artistas quiseram se manifestar no evento em que a Secretária de Cultura afirmou alto e bom som ter devolvido dinheiro porque nao tinha projetos de artistas.

    E disse isso ao lado do prefeito; sendo que eu pessoalmente, meses antes, entrei em maos o Projeto Museu de Rua, que nao custava muito.

    Como é desgastante voce tentar fazer as coisas certas!

    o blog do paralisias é:
    http://www.paralisias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Wanderlei, de fato a questão envolve ranços políticos e coronelescos que são bem mais resistentes do que parecia. E independente de a carta ser publicada e o fato receber a atenção devida, ao final do mês de outubro, havendo uma negativa na resposta da Câmara Municipal, nós encaminharemos todas as provas e todos os levantamentos realizados acerca dos questionamentos presentes na carta ao Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências. Aliás, para constar, os signatários do documento não o fizeram de modo descomprometido, já que temos conhecimento dos documentos citados por você (quanto ao Fecasthê por exemplo), mas tivemos a intenção de garantir o exercício da dúvida metódica, já que não é nosso o dever responder nada neste momento e sim o é da instituição questionada. Portanto, gostaria de constar ainda que este exercício de questionamento e de "moralização" das políticas culturais em Cascavel não foi realizado da noite para o dia e é fruto de uma série de encontros, reuniões, leituras e análises, o que culminou neste ato e é parte das ações de atores sim, sociais, culturais e políticos, no sentido mais amplo do termo, pois nem todos os participantes são de fato "artistas", título este legitimado pelo público e não meramente pela vontade do sujeito. Tratam-se, na verdade, como o texto cita mais de uma vez, de agentes culturais, termo abrangente que inclui os artistas de diferentes expressões, pesquisadores, fomentadores e público (por que não?!).

    ResponderExcluir
  9. LAÍS, é um entendimento muito mais fácil para comunidade como um todo "entender" artistas do que atores. Pois se eu falar os "atores" do congresso será mais dificil de entender do que os "senadores, deputados ou políticos"!!!

    Quando vc fala "atores" num movimento cultural remete à lembrança do teatro, cinema, etc... Se vc falar "artistas" lembraremos além dos acima mas também dos cantores, músicos, bailarinos, artistas plásticos, circenses e etc...

    Qual é o termo mais abrangente???

    Independente, parabéns pelo movimento!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de informar que ao organizarem as reuniões citadas em comentários acima, que convidem as varias vertentes artísticas mesmo que não gostem delas, e não somente integrantes da Maho e Baiacu, assim talvés a manifestação e o apoio creça, e principalmente a classe começaria a falar a mesma lingua, brigar por uma mesma causa e principalmente moralizar o setor cultural de cascavel, que literalmente está desorganizado e jogado a 8 plano, devemos nos unir e irmos juntos a Camara impor que sejam esclarecidas as dúvidas e questionamentos da carta, mas todos juntos sem excessão. Importantíssimo o Movimento, e não pode ficar em segundo plano.

    ResponderExcluir
  11. Não sei se fomos mal entendidos, mas a reunião de sábado é quase que uma convocatória a todos os artístas de todas as vertentes como está explicitado na carta, vemos a classe artística como um grupo só, apesar de inclusive nós mesmo sermos deixados de lado ou menosprezados por alguns outros grupos ou organizações que chegavam a reunião e por ver se tratar de uma galera mais jovem dava a medida dos pés à cabeça e se retiraram arrogantes. Não fazemos parte dessas exclusões as reuniões serão abertas em lugares públicos e neutros por conta disso, toda a classe artística assim como toda a sociedade civil que se interessa por cultura.
    Agora é hora de adição, chega de fragmentos.

    ResponderExcluir
  12. Luciano, nao sei se voce leu, mas é Carta Aberta o titulo do texto, isso significa que nao é endereçada a ninguem em especifico, mas a todos que quiserem participar..
    nao so artistas, nem so atores, mas tod@s, sociede civil organizada,tudo bem?


    ja fomos a Camara oficialmente , coletamos assinatura de cada gabinete que recebeu a carta e agora estamos aguardando uma resposta oficial tambem, dentro da legitimidade da constituição da comissao que se deu, e convidamos todos a fazer o processo democratico que a secretaria de cultura nao foi capaz de fazer.

    Jeferson Kaibers

    ResponderExcluir
  13. Ok fico feliz que enfim consigamos levantar uma mesma bandeira, infelizmente estarei dando curso em Francisco Beltrão no sabado e domingo, assim se possível darei uma passada pra registrar o apoio ao grupo e seguirei viagem.

    ResponderExcluir