quinta-feira, 30 de abril de 2009

A BENZEDURA DO CONCRETO E A BENZEDURA DA CULTURA.


Na semana que passou lemos releses originários do grupo Tucca, a respeito do seu novo (já velho), espetáculo "A Benzedura do Concreto". Quando escrevo "já velho"... trata-se do fato de ter já estreiado, e nem mesmo seu diretor morar mais em Cascavel. Aliás o diretor desta obra Neuri Mossmann, é uma pessoa de fino trato. Revelado pela ACPT, teve uma meteórica carreira como ator nos espetáculos "A PAIXÃO DE OSCAR WILDE E WOYZECK"...(foto). Sendo considerado pela crítica nacional (do setor teatral), na época como uma das "promessas" do novo "Teatro Experimental" do Brasil.

Neuri passou... De uma carreira promissora escolheu verter para uma seara fora da sua capacidade. Escolheu fazer com um grupo de Universitários, a mesma pesquisa da qual tinha sido ator. Vejamos o resultado: Nenhum dos espetáculos dirigidos pelo "ex-ator", sequer tiveram o reconhecimento estadual daqueles em que Neuri fora ator...

Porém a "Benzedura de Neuri", é tão necessária quanto a "benzedura cultural" desta semana. A Secretária da Cultura Judete Bilibio, julgou necessário fazer um "ritual" religioso nas dependências da sede da Secretaria da Cultura - em especial seu gabinete - um dos padres "refugou", não gostou da atitude e outro por influência aceitou.

O que causou constrangimento foi a Secretária obrigar a participar do ritual os "evangélicos" que também são funcionários, e (principalmente), não marcar a ida de um "Pastor", para também realizar uma "oracão" em seu gabinete.

O grupo TUCCA, está pensando em marcar com a Secretária Judete, uma sexta-feira, para realizar uma "benzedura", a base de galinha preta, vela vermelha, cachaca e farofa para espantar os "maus espíritos" do gabinete da secretária...

Já o Blog dos "anjinhos" receita: trabalho, criatividade, projetos, buscas de parcerias e influência. Isso irá espantar tudo de "ruim" que tem na Secretaria da Cultura.

4 comentários:

  1. Nossa querido Wanderlei quanto dispeito para uma pessoa tão renomada, conhecida e atuante na nossa tão querida area da cultura não somente em Cascavel, mas no Paraná, no Brasil e também no MUNDO graças ao seu belissimo e incrível festival internacional O 1° FICA, o 2° AINDA PERSISTE e o 3° VAI EMBORA como diz uma grande amiga... Seus trabalhos são tão melhores que os do Grupo De Teatro dos Universitários, a pesquisa realizada para montar João e Maria, Uma Professora Muito Maluquinha, e alguns outros no mesmo patamar é de uma profundidade, e estes espetáculos são de uma força e densidade meramente comercial que causam catarze nos espectadores não é? Olha desejo a você a mesma merda que desejei aos atores e diretor do Tucca quando fui assistir um espetáculo tão intenso que a tempo não via aqui, e espero que você saia deste periodo de abstinência que está tornando-o cada vez mais doente, amargo, cancerígeno e que volte a abrilhantar a nossa cultura, sucesso e volte logo querido Wandeco!!!!!

    ResponderExcluir
  2. CARO CADU (CARLOS EDUARDO). EM PRIMEIRO LUGAR NÃO TENHO CANCER, SOU CARDIOPATA. NÃO SOU AMARGO, SOU REALISTA. AS CONSTATACÕES AQUI FEITAS ESTÃO COLOCADAS EM FORMA DE OPINIÃO. NÃO FACO E NUNCA FIZ TEATRO PARA RESOLVER MEUS PROBLEMAS PESSOAIS, NEM DE ANOMALIA SEXUAL, MUITO MENOS PARA USAR DE SUBTERFUGIO PARA USO DE DROGAS. SEMPRE USEI O TEATRO COMO PROFISSÃO.
    GANHEI TUDO O QUE QUIS EM FESTIVAIS, INCLUSIVE COM O JOÃO E MARIA NA CATEGORIA INFANTIL (MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL EM CAMPO MOURÃO E GUARAPUAVA ENTRE OUTROS PRÊMIOS). JÁ OS ESPETACULOS "DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS" DO ZIRALDO, SÃO COISAS QUE DEVEM ESTAR ALÉM DO SEU ALCANCE, POIS É UMA "LACUNA" QUE ESTAMOS PREENCHENDO JUNTO AO PÚBLICO INFANTIL.
    NÃO CONFUNDA: PROFISSIONAL COM COMERCIAL... NO MAIS BASTA VER A SATISFACÃO DE NOSSO PÚBLICO NO FINAL DOS ESPETÁCULOS, ALIÁS VOCÊ DEVE SABER... PORÉM A PROFUNDIDADE ESTÁ NO CORACÃO E NA ALMA DE CADA UM... NÃO FACO ESPETÁCULO PARA RESOLVER MINHAS AFETACÕES PESSOAIS, MAS SIM PARA MEU PÚBLICO QUE AUMENTA A OLHOS VISTOS...

    ResponderExcluir
  3. Sobre a questão de que a peça seja de Nelson Rodrigues hora às vezes, outras de Antonin Artaud, outras em falas inventadas para a mídia, senão um, outro como o kadu parecendo dizer que ele quem a tenha criado, concebido e escrito: Esta obra é de André Boniatti, boa ou ruim que seja; sou amigo dele e penso quão mesquinho é o grupo em considerá-la de forma repulsiva uma obra sem autoria. Querem se camuflar tanto atrás de uma intelectualidade plástica que chegam a dar mostras de pessoas cruas, sem experiência nem mesmo intelectualidade alguma. Aprendam a considerar; e tenham originalidade às vezes, sem querer roubá-la de forma cínica aos outros. E ao nosso amigo aí encima: Como pode dizer de uma intenção ("A intenção foi jogar os personagens de Nelson Rodrigues num sanatório de Artaud")que não é tua e da quel você não participou? É triste ver coisas como essas, e ver estrelas sem brilho a fustigar e cansar o céu com seu fosco acinzentado.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a questão de que a peça seja de Nelson Rodrigues hora às vezes, outras de Antonin Artaud, outras em falas inventadas para a mídia, senão um, outro como o kadu parecendo dizer que ele quem a tenha criado, concebido e escrito: Esta obra é de André Boniatti, boa ou ruim que seja; sou amigo dele e penso quão mesquinho é o grupo em considerá-la de forma repulsiva uma obra sem autoria. Querem se camuflar tanto atrás de uma intelectualidade plástica que chegam a dar mostras de pessoas cruas, sem experiência nem mesmo intelectualidade alguma. Aprendam a considerar; e tenham originalidade às vezes, sem querer roubá-la de forma cínica aos outros. E ao nosso amigo aí encima: Como pode dizer de uma intenção ("A intenção foi jogar os personagens de Nelson Rodrigues num sanatório de Artaud")que não é tua e da quel você não participou? É triste ver coisas como essas, e ver estrelas sem brilho a fustigar e cansar o céu com seu fosco acinzentado.

    ResponderExcluir