terça-feira, 20 de abril de 2010

PARA OS AMANTES DE SHAKESPEARE!!!


Abril de Shakespeare acontece entre 22 e 28 de abril em Curitiba e reunirá alguns dos maiores estudiosos no país

Nesta quinta-feira (22), tem início a quinta edição do Abril de Shakespeare, evento gratuito que tem como proposta o aprofundamento da discussão sobre a obra do grande dramaturgo inglês William Shakespeare. Durante o evento acontecerão palestras, mesas de discussões, lançamento de livro e minicursos, todos relacionados ao escritor. Esta é a primeira edição em que os minicursos serão realizados e a organização do evento fez questão de trazer a Curitiba alguns dos principais estudiosos do autor no Brasil.

“O evento é importante por tornar mais acessível a obra de Shakespeare”, explica Célia Arns de Miranda, uma das coordenadoras do evento. O dramaturgo muitas vezes é considerado difícil e boa parte do público tem certo medo de suas obras. “O que fazemos é aproximá-lo de todos. As outras coordenadoras do evento são Liana de Camargo Leão e Anna Stegh Camati, ambas grandes incentivadoras do estudo da obra do inglês no Brasil.


A proposta do evento vai ao encontro da própria filosofia de Shakespeare. Seu teatro era popular, dirigido a diversas camadas da população. Suas peças faziam grande sucesso entre os populares da época, mas, com o tempo, essa tradição foi se perdendo e hoje o dramaturgo e seus escritos está restrito aos círculos acadêmicos ou literários mais intelectualizados.

Cursos e palestras

No primeiro dia do evento, das 8h30 às 11h30, haverá um minicurso com a professora e doutora Marlene Soares dos Santos, da Universidade Federal do Rio (UFRJ), intitulado Discursos Pré-shakespearianos: Milagres, Mistérios e Moralidades. Marlene também ministrará o mesmo conteúdo na sexta-feira (23), no mesmo horário.

Aimara da Cunha Resende, presidente do Centro de Eventos Sahakespearianos (CESh), de Minas Gerais, ministrará o minicurso Romeu e Julieta na Cultura Popular Brasileira em dois dias do evento Sua primeira participação será no dia 22, das 14h30 às 17h30. Ela volta à cena também na sexta-feira, no mesmo horário de terça.

Durante o primeiro dia do evento também será feito o lançamento da Revista Scripta Uniandrade n.° 7, com as releituras contemporâneas de Shakespeare. A palestra de encerramento, no dia 28 será feita pelo economista e ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e ocorrerá no Solar do Rosário, a partir das 19h30. Após a palestra, haverá o lançamento do livro Shakespeare e a Economia, de autoria de Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário