quarta-feira, 4 de agosto de 2010

POIS É, EM CASCAVEL DESISTIMULARAM O CORO SINFÔNICO...


Grupo vocal londrinense vence concurso na China

O Chorus recebeu o título de campeão da categoria Música Popular, superando 47 concorrentes

O grupo mostrou suas habilidades em canto e dança durante a apresentação na cidade de ShiaoxingO grupo faz um raro momento de silêncio ao posar para uma foto e um estômago ronca alto. Pronto. As gargalhadas logo contagiam o fotógrafo da FOLHA, esta repórter e os pais de Tiago Fuganti, os ''tios'' do grupo vocal Chorus, que volta e meia recebem o grupo em seu apartamento.

Havia sido assim também durante a entrevista, com a descontração e intimidade entre os sete integrantes dando o tom da conversa. ''É sempre assim mesmo. Às vezes a gente até se estranha, fica uns dois dias sem ensaiar. Mas no geral o clima é este'', comenta Tânia Silveira, fundadora e instrumentista do grupo. Além dela e de Tiago, o grupo é formado por Miriam Keiko Hosokawa, Fábio Rogério Turi, Thais Regina Batista, Ana Paula Schnorr e Bruno Barbosa.

Só que desta vez a animação tem um motivo extra: o Chorus acaba de retornar da China trazendo o título de campeão da categoria Música Popular do World Choir Games. O grupo londrinense foi o único representante brasileiro na competição, que reuniu 470 coros (totalizando mais de 20 mil cantores) de 82 países na cidade de Shiaoxing entre 15 e 26 de julho. O convite partiu da Interkultur, entidade organizadora do evento. Em seis edições, apenas outros dois concorrentes foram brasileiros - e só um obteve vitória semelhante à do Chorus.

As quatro músicas apresentadas - Dobrado Onomatopaico (Osvaldo Lacerda), Jura (Sinhô), O Pato (Jaime Silva e Neuza Teixeira) e Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu) - foram avaliadas em relação à entonação, qualidade do som, fidelidade à partitura e qualidade artística. O grupo recebeu o Diploma de Ouro e o título de campeão da categoria, superando 47 concorrentes.

Com o título, eles já estão automaticamente convidados para participar da próxima edição do concurso, em 2012, nos Estados Unidos. A vitória rendeu ainda convites para participar de um outro concurso na Coreia e para se apresentar na Rússia e Índia. ''A música brasileira tem um peso vocal muito grande. O brasileiro tem um suingue único, que teve um peso muito importante para a classificação'', reconhece Tânia, que também já levou o grupo para o Chile e a Argentina.

Ela adianta que, para a próxima edição, o grupo pensa em se preparar para mais categorias, como música folclórica, contemporânea e jazz. Mas, antes de pensar nas novas viagens, o grupo ainda precisa terminar de pagar as despesas da última - incluindo passagens, hospedagem e alimentação. ''Nós só conseguimos viajar por causa da ajuda das empresas Teixeira Holzmann, PB Lopes, Agro100, Viação Garcia e Chuveirão das Tintas, esta de Presidente Prudente'', agradecem.

O grupo também se prepara para lançar seu sexto álbum, Brazilian Vocal, pela Tupi Records, de São Paulo. ''É um disco de MPB e bossa nova. Embora tenhamos um repertório bem variado, optamos por valorizar e divulgar aquilo que é nosso'', explica Tânia, avisando que o disco vai ser lançado também no Japão. E, assim, o Chorus segue conquistando o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário