domingo, 7 de novembro de 2010

MINISTRO DA CULTURA PODE SER PARANAENSE!!!


A disputa pelo cargo de ministro da Cultura
O deputado paranaense Angelo Vanhoni, o jornalista Fernando Morais e até o ministro das Relações Exteriores estariam no páreo

Do ator José de Abreu ao atual ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, passando pelo de­­putado federal paranaense Angelo Vanhoni (PT), são vários os supostos candidatos a ministro da Cultura no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Ainda que o posto não seja fundamental no jogo político a esta altura, a eleição de Dilma foi suficiente para que se iniciassem as especulações.

Fernando Morais: PMDB no ministério

Na lista de possíveis futuros co­­mandantes do Ministério da Cultura (MinC), há nomes de intelectuais ligados ao PT, entre eles os de Emir Sader e Marilena Chauí. Sader articulou o encontro que deu origem ao abaixo-assinado de artistas e intelectuais a favor da candidata do atual governo. O evento, além de chamar a atenção para Sader, teria reduzido as possibilidades de Juca Ferreira, o atual ministro, continuar no posto. É que o ato foi amparado pela campanha de Dilma, e não pelo MinC, que teria tido dificuldades para unir nomes da cultura, em decorrência dos conflitos gerados pelos projetos de alteração da Lei Rouanet e dos direitos autorais.

Ferreira, que rompeu com o PV para apoiar Dilma, não teria, atualmente, força política para permanecer no MinC. Dentre os atuais ministros do governo Lula, destaca-se a figura de Celso Amorim, que, nos anos 70, presidiu a Embrafilme, estatal que produzia e distribuía filmes nacionais. Ele também é pai do cineasta Vicente Amorim, diretor de O Caminho das Nuvens.

Nos quadros do PMDB, têm sido citados o escritor e jornalista Fernando Morais; o prefeito da cidade de Ouro Preto (MG), Ângelo Oswaldo, e Marcos Vilaça, atual presidente da Academia Brasileira de Letras. Também estariam no páreo a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), Angelo Vanhoni e a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Na ala dos artistas, José de Abreu, que recepcionou Dilma no debate da Rede Globo e estava presente em seu discurso após a eleição, é tido, dentro do PT, como alguém com algum prestígio. O músico e compositor mineiro Wagner Tiso também estaria na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário