terça-feira, 16 de novembro de 2010

O RECONHECIMENTO DE UM GÊNIO!!!


Coppola recebe Oscar pelo conjunto da obra

O diretor de cinema Francis Ford Coppola recebeu um Oscar Honorário por sua contribuição para a indústria cinematográfica na pré-cerimônia da edição de 2011 da premiação, em Los Angeles.

O prêmio Irving Thalberg pelo conjunto de sua carreira foi entregue a Coppola pelo ator Robert De Niro, que classificou o diretor como "uma inspiração e uma de minhas maiores influências".

Ao aceitar a estatueta, Coppola disse ter "muito amor pela tradição original de Hollywood".

Desde que o prêmio pelo conjunto da obra foi estabelecido em 1937, a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood concedeu-o apenas 38 vezes.

Prêmios

O criador de Guerra Nas Estrelas, George Lucas, disse que Coppola "é meu irmão mais velho e meu mentor".

"Ele me ensinou como escrever. Me ensinou como dirigir. Na verdade, ele personificou toda uma era na indústria cinematográfica americana. Ele era nosso líder. Foi nossa inspiração", disse Lucas.

Nascido em 1939, Coppola já havia recebido cinco Oscars, quatro deles por filmes da série O Poderoso Chefão, na década de 1970.

Naquela década, o cineasta venceu a Palma de Ouro de Cannes duas vezes, por A Conversação (1974) e Apocalypse Now (1979).

Nos anos 1980, apesar de fracassos de bilheteria, ajudou a levar ao estrelato uma geração de atores como Mickey Rourke, Matt Dillon, Nicolas Cage, Ralph Macchio, Rob Lowe, Patrick Swayze e Tom Cruise, com filmes como Vidas Sem Rumo e O Selvagem da Motocicleta, ambos de 1983.

Sua companhia, a American Zoetrope, criada em 1969, produziu mais de 30 filmes, inclusive Encontros e Desencontros (2003), dirigido por sua filha Sofia, que recebeu uma indicação para o Oscar na categoria Melhor Diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário