domingo, 28 de junho de 2009

WOYZECK - A OPINIÃO DE ROSANGELA PERIN.



WOYZECK, ESPETÁCULO TEATRAL IMPERDÍVEL

Reportando-me à seção arte e cultura da revista "Expectador", de janeiro de 1996, contesto a crítica feita à peça Woyzeck em sua integra. Quanto ao criticado esquema de marketing utilizado para divulgar a peça nada interpretei de enganoso. Ao contrário, compreendo que apenas enfatiza a dialética cruel do espetáculo em sí. Acrescentando ao efeito de comunicar, uma já antecipada somatização das fortes emoções que nos perpassam e que comprovamos assistindo ao espetáculo.
Woyzeck é uma peça tétrica à medida que revela a condição humana exacerbada, dentro de um contexto histórico-político-cultural que amordaça e oprime, manipula e norteia vidas até um aniquilamento do ser (despersonificação), como indíviduo.
O terror é a tortura. A engrenagem do sistema a viabiliza. A condição de pobreza a consolida. E também sente-se muita solidão. Haja nervos! Oportunamente parabenizo o grupo CPT pela qualidade do espetáculo a qual muito fez por merecer. Lembrando o próprio autor, Georg Buchner: "Quem inventa e cria personagens faz reviver épocas passadas e pode-se aprender com ele tanto como podemos aprender no estudo da história ou na observação daquilo que se passa na vida dos homens". Eu sensivelmente concordo com ele e acho mesmo que para a sociologia não existem fronteiras.

CASCAVEL, FEVEREIRO DE 1.996.

ROSANGELA M. PERIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário