terça-feira, 20 de abril de 2010

A DECADÊNCIA CULTURAL EM PALOTINA!!!


A cidade de Palotina já foi a maior renda per capita do Brasil. Naquela localidade o "poder" da agricultura e pecuária transformaram um dia no "El Dourado" brasileiro.

E juntamente com o dinheiro veio a cultura. Palotina construiu com recursos próprios um Teatro Municipal muito antes das grandes cidades do oeste do Paraná (Cascavel e Toledo).

No palco do Teatro Municipal Ludovico Riedi, já esteve o Ballet do Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Pr, Elizabeth Savalla, Ary Toledo, Geraldo Magela, Cláudio Cunha (O Analista de Bagé), Caio Blate, Natalia Lage, Eric Marmo, Bruno Gagliasso, entre tantos outros.

Com a decadência do ciclo da soja e do trigo, Palotina não se desenvolveu, seus habitantes diminuem a cada ano, e consequentemente a politica cultural também ficou aquém, pois ficou nas mãos de pessoas que não conhecem da àrea e apenas ocupam "espaço" sem qualquer comprometimento.

Hoje a cidade "outrora" pujante no setor cultural, não passa de um mero setor de agendamento de um Teatro "mal cuidado", sem estrutura técnica (som e luz), e que serve de depósito para "quinquilharias" e inservíveis das escolas da cidade.

A administração local descuída de seu principal espaço cultural, tanto no setor humano, quanto estrutural, já que a pessoa que lá está sequer "educação" tem para atender as pessoas ou mesmo o telefone e o Teatro Ludovico Riedi está "caindo aos pedaços".

Fizeram no Teatro Municipal uma pintura externa (conforme foto), escondendo as cadeiras quebradas, o depósito nos camarins, material de luz e som abandonado e a falta de manutenção técnica na parte interna do Teatro.

10 comentários:

  1. Puts, isso é verdade mesmo!
    Palotina se ocupa só em olhar o ceu pra ver se chove ou não! Acreditam que tudo gira em torno de suas lavouras,querem sol,querem chova...e ali vai a choradeira, essa nunca para.
    Oque poderiam trazer pro teatro com certeza seria indios pra fazer a dança da chuva!!!
    E se não chover o suficiente, podem chamar os padres pra fazer uma romaria até o Santuario da Salete!!!!
    Quando querem falar de amor em Palotina ,antes precisa saber: quanta terra vc tem, quanto colheu,quanto vai plantar e por aí vai...trigo,soja,isso é o sentimento de Palotina.

    ResponderExcluir
  2. Talvez não será aprovado meu comentario,saberei entender,pois não tenho lavoura,portanto não sou ninguem perante o olhar Palotino!

    ResponderExcluir
  3. Palotina em tempos de cultura (mil novecentos e antigamente)podia-se contar com algo mais , como:professores de parapsicologia ,cursos de parapsicologia,alem de boas horas de cultura,mas provavelmente as pessoas que ocupam o cabide da prefeitura ,não deve entendrer nada disso,(como ja foi dito no comentario acima)o lugar é só ocupado e não aproveitado,isso realmente é uma pena,porque as crianças de Palotina(a maioria) estão se criando assim:Dinheiro,terra,lavoura,orgulho ,soja,trigo e burrice!Que me perdoam quem não concorda comigo(fazendeiros) mas é isso mesmo...pois culttura não é nessecario quando se tem bons carros,belas maquinas agricolas ,enfim é isso!

    ResponderExcluir
  4. Palotina,foi uma cidade boa pra morar,mas nos tempos atuais só vive de aparencias,só tem valor os fazendeiros e os gandes comerciantes,(que possuem muitas farmácias e outros comercios),e o povão, coitado! vive sendo explorado! Parece-me que isso mesmo que o povo quer:ser explorado,principalmente pelo comercio de roupas,sendo que poderiam fazer compras em cidades vizinhas.Abrem o olho Palotinenses!!!

    ResponderExcluir
  5. Palotina...ja morei em Palotina,lá vivi os anos de minha mocidade,lá sonhei,la vivi...ou será que achei que vivi? ...acho que lá foi o começo de minha morte,é isso mesmo,foi o fim de meus sonhos, o fim de minha juventude,e porque não dizer o meu fim?
    Quanta decepção...hoje olho pra traz e vejo que o tempo foi severo comigo,me envelheceu,me deprimiu . O tempo...roubou todos os meus sonhos! Na cadeira de balanço da imaginação só ficou tristeza,nada mais pra embalar...nem um sonho...nem uma ilusão! palotina,voce roubou eu de mim...

    ResponderExcluir
  6. Com certeza meu comentário não será aprovado (risos)...
    Mas minhas observações:
    A maioria dos comentários são de pessoas deprimidas e revoltadas por não terem tido sucesso na vida (putz). TRÁGICO

    Agora Caro colega ...se este teatro é tão ruim assim por que insistir em trazer seu espetáculo (diga-se de passagem , tive informçãoes que nem é tão bom assim)e claro isso vou dizer pra meus amigos .

    ResponderExcluir
  7. Cara anônima, pois sei que é uma mulher, aliás apenas três pessoas sabiam da insistência nossa em levar "cultura" para Palotina, e vc além de "mal-educada" está atasando a cidade.

    Como falei com o prefeito (que inclusive passou o seu celular pessoal caso tivesse algum problema na cidade), comprovei a ele que a população não pode sofrer pelos desmandos autoritários de pessoas despreparadas como vc que exercem cargo "público" por tempo determinado e acham que jamais deixarão o poder.

    Nosso compromisso é com a população da cidade que aprendeu a "ver e a consumir" nossas obras e não com vc que é sim, amargurada e mau resolvida pessoalmente. Portanto deixe a população avaliar nosso trabalho e dizer se é bom ou ruim.

    Em tempo: Muito antes de pessoas como vc "pensarem" em estar em cargo público, nós já realizavamos apresentações em Palotina.

    Obrigado por ler o blog e por favor nos dê mais subsídios para continuarmos a falar sobre a "falta" de cultura em Palotina.

    ResponderExcluir
  8. O problema se estende tbm a outros municípios...Sei de muitos esforços individuais, inclusive porque já frequentei vários circulos culturais colaborando na montagem de alguns espetáculos.
    Sou de Maripá, morei em Cascavel, fiz teatro com o Alexandre Helfer em toledo, com o Luiz Varini em Umuarama, com o Fernado Klug em Curitiba e conheço o teatro de Palotina ..mas hoje sou empresária porém minha paixão pela arte continua...realmente é lamentável...Para não me estender digo apenas que concordo plenamente com Wanderlei dos Anjos, a a anônima só reforça sua ignorância em criticar sua vontade de trazer o espetáculo à Palotina, Nosso povo precisa de arte, precisa de cultura...os jovens tem como Lazer apenas festas regadas a bebidas, músicas de péssima qualidade e em muitos caso drogas...achei o Blog porque queria algo bacana pra fazer no final de semana... no desespero procurei no google algum evento cultural..., meu objetivo era Palotina ou alguma cidade vizinha...é VERDADE ..quem pensa, quem é crítico e já vivenciou algo diferente desta inércia entediante realmente fica triste....mas o nosso amigo sim é infeliz com o comentário de que não somos bem sucedidos não é mesmo ? Provavelmente ele é de Palotina, lá existe um grupo que acreditam que sucesso é ter um pick up, grana no banco, um bom nome e nenhuma boa idéia ou pensamento na cabeça heheheh
    Claro que existem exceções, tenho bons amigos lá..pessoas batalhadoras e inteligentes, mas estes sabem de que perfil palotinense me refiro.
    Preste anteção Prefeito de Palotina, seu povo esta emburrecendo !!!

    ResponderExcluir
  9. Palotina? Ah! Sei!!! Terra,fazenda,dinheiro, e muita bebida!!! sem falar em drogas!

    ResponderExcluir
  10. cidade comandada por um cetro dono de varias farmacias...

    ResponderExcluir