terça-feira, 8 de março de 2011

PORTO DA PEDRA HOMENAGEIA MARIA CLARA MACHADO!!!


Quase 2h30 depois do horário previsto, a Unidos do Porto da Pedra deu início ao seu desfile. Com o enredo chamado O sonho sempre vem pra quem sonhar, a escola prestou homenagem à escritora e dramaturga Maria Clara Machado e comemora, na terça-feira (8), seu 34º aniversário.

Fundadora da companhia teatral Tablado, representada pela comissão de frente, Maria Clara foi autora de famosas peças infantis, como A Menina e o Vento e Pluft, o Fantasminha. No desfile, a bateria tocou usando fantasias e perucas brancas, representando o fantasminha que tinha medio de gente. Acompanhando os ritmistas, um balão pintado de lua sustentava uma dançarina pendurada em sua estrutura.

Com 50 metros de comprimento, o abre-alas levou um gigantesco tigre de madeira, fantoches, um carrossel e uma grande foto da escritora. Chamado 'Teatro de Bonecos', o carro fez referência ao livro Como Fazer Teatrinho de Bonecos. O segundo, 'A Bruxinha que Era Boa', carregava uma enorme bruxinha loira sorrindo. Como diz a letra do samba-enredo: A bruxa boa vem aí.

Durante toda a passagem da Porto pela Sapucaí, uma característica marcante das obras de Maria Clara podia ser notada: cores muito vivas pintavam as fantasias e alegorias.

A ala 'Criando Fórmulas' desfilou inpirada no cientista personagem da peça 'Aprendiz de Feiticeiro', encenada em 1986. De 1984, 'Onde Está Meu Cavalinho Azul' também foi homenageado. Já a 'Os Músicos Bandidos', passou pela avenida do samba com passistas fantasiados de bumbo.

'O Embarque de Noé.' Esse é o nome da alegoria inspirada em 'Jonas e a Baleia' que levou bichos de pelúcia e uma baleia como itens decorativos. O carro, com seus canos , espirrava água a uma distância de até 12 metros, mexendo - e molhando -, os foliões. Uma outra alegoria, no formato de um enorme bolo, levou Geysi Arruda como sua cereja.

Com um tripé intitulado 'Sonhou?' e sem estourar o limite de tempo, a Porto da Pedra encerrou sua participação no Carnaval 2011. À frente da bateria, a modelo Ellen Rocche fez sua estreia e vestiu uma fantasia repleta de pedras e com algumas fotos de quando era uma menininha.


Histórico

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra tem suas origens no antigo Porto da Pedra Futebol Clube e reunia moradores do bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo, nos anos 70, sendo fundada dia 8 de março de 1978.

Ficha técnica

Samba-enredo: O Sonho Sempre Vem pra Quem Sonhar
Presidente: Francisco José Marins
Carnavalesco: Paulo Menezes
1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Diego Falcão e Cíntia Ribeiro
Intérprete do samba: Luizinho Andanças
Rainha da Bateria: Valesca Popozuda
Cores: Vermelho e branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário