sábado, 19 de março de 2011

PROTESTO, POUCO PÚBLICO E GAFES MARCAM A VIRADA CULTURAL DE CASCAVEL!!!

Mais um evento da Secretaria da Cultura de Cascavel é marcado pela falta de capacidade em se comunicar com o povo e não conseguir trazer público para suas promoções. Na abertura da I VIRADA CULTURAL DE CASCAVEL, quem marcou presença foram os funcionários públicos, artistas que iriam se apresentar e algumas autoridades. Público, participação popular não teve, fora alguns convidados e parentes de quem iria subir ao palco, conforme fotos acima.

PROTESTO DA CLASSE ARTÍSTICA

Artistas indignados com a atual gestão cultural de Cascavel aproveitaram o evento para protestar contra a falta de democracia na divisão de recursos destinados para apoio a entidades culturais. Trajados com figurinos "gaúchescos" (foto acima) e com uma "máscara" da face da Secretária da Cultura Judete Bilibio, protestaram o fato da Prefeitura através da Secretaria da Cultura, destinar um valor de R$ 20.000,00 para o CTG - ESTÂNCIA COLORADA, realizar o FECASTCHÊ. O aval foi dado pelos vereadores na sessão da ultima terça-feira (15/03).

GAFES DE JUDETE

Novamente ficou explicado porque o prefeito Edgar Bueno e o assessor Miguel Dias evitam que Judete conceda entrevistas ou fale em público.

Sem uma explicação plausivel, Judete Bilibio em seu discurso de abertura tocou em assunto relacionado a "facadas, tiros e mortes" nos bairros de Cascavel, talvés (não de forma clara) querendo dizer que a cultura seria um meio de evitar a violência. De forma infeliz desmereceu a periferia da cidade já que a violência acontece nos bairros e "também" no CENTRO DE CASCAVEL! Além do que a administração de Judete frente a pasta demonstra seu pouco caso com a "periferia", pois não tá nem aí com a CASA DA CULTURA ZONA NORTE e abandonou o projeto CIRCO DA CIDADANIA, cedendo a Lona, equipamentos, recursos financeiros, etc... para a Ação Social, mostrando sua falta de "intimidade" com os mais pobres e os bairros da cidade.

A pior gafe cometida por Judete Bilibio foi a seguinte fala: ... "a virada cultural de Cascavel está gostosa por estar sendo feita por ARTISTAS DO BEM, ARTISTAS DA PAZ"...

Judete nesse momento adjetiva de forma pejorativa os artistas que não estão participando da virada cultural, e assim chama como sendo do MAL E DA GUERRA, entidades culturais e artistas como: ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA DA FAG, GRUPO DE TEATRO HIEROFÂNICOS DA UNIPAR, RISOLOGISTAS, ÉRAMOS TRÊS, BANDA ECOS DA TRIBO, TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL, BAIACÚ, ACADEMIA DEJAN DANÇAS, GRUPO FOLCLÓRICO LADRI DI CUORI, ASSOCIAÇÃO CENTRO DE PESQUISA TEATRAL, GRUPO FOLCLÓRICO GRALHA AZUL, CORAL DA UNIOESTE, GRUPOS FOLCLÓRICOS ALEMÃES, ITALIANOS, PORTUGUESES E JAPONESES, DIRCEU ROSA, LUIZ CARLOS BRUGNERA, WILLIAN FISCHER... Entre tantos outros artistas e entidade culturais que acabaram de forma "indireta" sendo AGREDIDOS por não participarem da virada ou não concordarem com a forma de Judete conduzir a gestão pública cultural!

Parabéns EDGAR BUENO!!! Mais um "fiasco" cultural para Cascavel! VOCÊ E AQUELES QUE VOTARAM EM VOCÊ MERECEM!!!

Um comentário:

  1. É realmente muito triste o descaso com que esta gestão vem tratando os artistas locais, atualmente estou morando em Curitiba, e fui na virada cultural que teve aqui, e foi incrivel, uma variedade incrivel de shows e espetáculos locais e convidados nacionais, todos, eu disse TODOS, com respectivos destaques na programação, foi um evento ORGANIZADO e TRANQUILO, afinal de contas, a virada cultural é para a propagação da arte na cidade, e não para um revolta comunitaria ou dos artistas que mantem a arte girando na cidade, fico muito triste com estas atitudes que a secretaria vem tomando, está bem, estou aqui a pouco tempo (um ano) porem nunca precisei trabalhar de GRAÇA, ou fazer caridade, e não me venham com a desculpa que aqui é um polo e tal e tal... Pois vejo estas açoes de respeito com os artistas locais em cidades bem menores que em Cascavel. É muito triste pensar que a secretaria vem matando os artistas Cascavelenses, pois nem todos tem a oportunidade de ir em busca de RESPEITO em outras cidades... Poxa, cascavel tem talentos, valorize eles Sr. Judete e cia. E alem das inúmeras contradissoes da oposição, valorizo muito o Wanderley, que me deu oportunidade enquanto trabalhei DIGNAMENTE e RECEBENDO pelo meu TRABALHO que me apoiou e me mostrou o quanto eu posso ir alem, e eu sei que em Cascavel existem vários artistas que ainda tem que trabalhar em areas variadas, pela falta de oportunidade, condições oferecidas e pela tremenda falta de respeito oferecida pela secretaria com a classe. Pesso para que meus amigos (e para os novos talentos da cidade, que ainda não conheci) lutarem cada dia mais pelo seu oficio, porque a arte não pode mais ser tratada como secundaria, mas sim como um auxilio importantissimo para a formação moral, intelectual, social, educacional (...) da sociedade.

    Marco Techio

    ResponderExcluir