domingo, 7 de junho de 2009

CAOS CULTURAL EM CASCAVEL!!!


Parece que Edgar Bueno, prefeito de Cascavel terá que tomar uma atitude muito séria no setor cultural, ou a comunidade em breve estará também na frente de seu gabinete reclamando de um dos setores que deveria apenas dar alegrias e não reclamações.

Primeiro foi a "briga" para poder divulgar os eventos nas dependências do Centro Cultural Gilberto Mayer, depois o "escracho" de Judete Bilibio, secretária da Cultura, em cima do músico e produtor cultural Marcos Damasceno. Posterior a isso, veio um "protecionismo" acima do normal aos artistas plásticos, em detrimento de outros setores, sem esquecer que essa classe não "paga" para usar as instalações culturais do município...

Essa foi a primeira parte, pois não podemos esquecer a infraestrutura, pois teve a (praticamente) paralização das obras do Teatro Municipal, o descaso com a Casa da Cultura Zona Norte, a irresponsábilidade para com o "Ponto de Cultura", a indiferença com a reforma do Teatro do Lago e a despreocupação com qualquer projeto futuro...

Lembrando ainda ações que nos levam a crer que o caos cultural se aproxima: Aumento em 100% (cem porcento), nas taxas de utilização dos espaços públicos, a pancadaria em evento cultural, evento promovido pela secretaria da cultura (Sexo, etc... e tal), com pouco mais de 50 espectadores, o desaparecimento de equipamentos "fixos" do único espaço decente para evento artístico num evento de música, a extinção do Coro Sinfônico de Cascavel, a desestruturação da Orquestra Sinfônica de Cascavel...

E AS NOVAS???!!!

Então povo de Cascavel e amantes das artes, nas últimas horas várias academias de danças de Cascavel, decidiram não participar do FESTIVAL DE DANÇAS, que acontece no mês de agosto. Segundo uma das diretoras (que no começo apoiava a nova administração), ficou claro que a organização é "falha", pois não realiza reuniões e estão "perdidinhos da silva"! Inclusive a diretora que no passado havia falado que o Festival tinha que ter uma maior abrangência, percebeu que os atuais gestores não tem um "minimo" de capacidade sequer para fazer um Festival como os do passado. Afirmando que vai ter que inclusive dar o braço a torcer e falar que: "Eu era feliz e não sabia!!!".

Sem mais o que dizer, até os apoiadores estão reclamando abertamente da atual gestão cultural. É só acompanhar "blogs e orkuts" de grupos musicais, dança e teatro da cidade.

Por isso senhores vamos rezar como a "vivandeira" da foto fez no "Buraco do Teatro Municipal" e de lá cresceu a obra, para ver se a nossa cultura sai do "buraco" em que o Edgar Bueno meteu.

Um comentário:

  1. ESQUECI DE ACRESCENTAR O EXAGERADO GASTO NO CARNAVAL EM ACÕES QUE NÃO DERAM NENHUM RESULTADO, COMO O TAL "BAILE DE MÁSCARAS" QUE RENDEU CERCA DE R$ 6.000.00 (SEIS MIL REAIS) DE PREJUÍZO.

    ResponderExcluir