segunda-feira, 13 de julho de 2009

A ANALISE CRÍTICA DE "WOYZECK" DA ACPT!!!



"WOYZECK" NA VERSÃO DO CENTRO DE PESQUISA TEATRAL


Sendo realizado há 50 anos, a mostra de teatro de Avignon, certame criado pelo grande ator e diretor, Jean Villar, acolheu neste ano, 70 espetáculos no programa oficial e 40 na paralela.
Um dos espetáculos que fez muito sucesso no último dia 12 foi "WOYZECK" de Georg Büchner, numa versão de muito impacto por sinal, com atores e bonecos, interpretada por um elenco multirracial da África do Sul.
Já assistimos algumas versões dessa famosa obra. Uma despojada, com o elenco de Maria Della Costa e Sandro Polloni e outra com um grupo alemão, num cenário de quatro patamares e uma iluminação espetacular.
Qual seria o motivo pelo qual o texto vem há 159 anos despertando tanto interesse?.
É que as obras de Georg Büchner marcaram profundamente o expressionismo moderno.
Nascido em Goddalau em 1813 e falecido em Zurique em 1.837, em sua curta existência de 24 anos, escreveu obras como: uma novela sobre a vida de "Lenz" em 1.839 (públicada depois da sua morte), a comédia simbólica e muito encenada, "Leonce e Lena" em 1.836 e seus dramas: Ä Morte de Danton", em 1.835 e sobretudo "WOYZECK".
O C.P.T. de Cascavel com direção de Wanderlei dos Anjos, preferiu uma encenação despojada, calcada na interpretação dos atores. O que é muito louvável para quem pretende excurcionar.
Dependendo da proposta e visão do diretor, nem sempre necessitamos de cenários ou mesmo adereços de cena.
Foi a linha adotada por Wanderlei dos Anjos.
E nesse despojamento cênico, quem segurou o espetáculo, por sua forte presença, expressão corporal e ótima dicção, Neury Mossmann corresponde plenamente vivendo o atormentado Woyzeck. Poderá viver as mais variadas gamas de personagens.
Giovana Zotti tem qualidades de atriz, cantora e presença cênica.
Wanderlei dos Anjos prejudicou-se ao dirigir e atuar. Atropela a dicção como charlatão, mas esteve muito bem como médico. Luiz Varini saiu-se a contento como tamboreiro e Marcos Maciel seguro como capitão.Beth Almeida corresponde como Margarida e Catarina.
Um grupo de jovens que tem o privilégio de ter o patrocínio do Governo do Estado do Paraná, deve aproveitar e com suas pesquisas nos oferecer outros espetáculos.


JACAREÍ-SP, MAIO DE 1.996.

HILTON VIANNA - CRÍTICO TEATRAL DA FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário