sábado, 25 de julho de 2009

CASCAVEL DEVOLVERÁ PONTO DE CULTURA, ENQUANTO FOZ CONSEGUE MAIS 14 PONTOS!!!


DEU NO JORNAL O PARANÁ DE HOJE, A CONQUISTA DE 14 (QUATORZE), NOVOS PONTOS DE CULTURA EM FOZ DO IGUAÇÚ!!!... AQUI EM BREVE, DEVIDO À "PARALISIA" DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA ESTAREMOS DEVOLVENDO OS RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL, PARA A INSTALAÇÃO DO PONTO DE CULTURA NO TEATRO DO LAGO.

PARABÉNS PARA NOSSA SECRETÁRIA MUNICIPAL DA CULTURA, QUE DEMONSTRA COMO SE DEVE ADMINISTRAR COM COMPETÊNCIA E EFICÁCIA!!!...


Foz é contemplada em projeto federal de 14 pontos de cultura


Dança, teatro, artesanato, literatura, música. Esses são exemplos de arte que a partir do próximo ano a população carente de Foz do Iguaçu poderá ter acesso. A iniciativa faz parte do programa “Mais Cultura”, do Ministério da Cultura, o qual Foz do Iguaçu foi beneficiada com a aprovação de 14 pontos, que são projetos voltados ao desenvolvimento de algum tipo de expressão cultural e devem ser apresentados por entidades sem fins lucrativos.
“O programa é um incentivo para quem faz cultura e muitas vezes não consegue patrocínio para manter o projeto”, explica o assessor cultural da Fundação Cultural de Foz, Juca Rodrigues. De acordo ele a idéia é convidar o secretário de cidadania cultural do Ministério da Cultura Célio Turino para uma solenidade de assinatura do convênio no próprio município. “Dessa forma poderemos debater e esclarecer a população sobre o programa”.
A escolha dos 14 pontos será realizada por uma curadoria. O valor total para o desenvolvimento de cada projeto aprovado será de R$ 180 mil reais durante três anos, sendo R$ 60 mil por ano. Deste valor um terço será pago pelo município e dois terços pela União. “A contrapartida da entidade será a produção cultural, além de manter a prestação de contas em dia”, explica Juca.
Cada entidade que tiver seu projeto aprovado será responsável pela administração da verba, a Fundação Cultural terá responsabilidade pelo suporte e acompanhamento dos projetos. O prefeito municipal Paulo Mac Donald já declarou que município poderá ceder alguns espaços para projetos que tiverem essa necessidade.
A data para implementação dos projetos deverá ser definida durante a assinatura do convênio, o que deverá acontecer no prazo de um mês. Até agora no Paraná, somente Foz e Curitiba foram beneficiadas com o programa. Os recursos municipais serão oriundos do Fundo Municipal de Cultura.
Pontos de Cultura – Os pontos de cultura fazem parte de dos projetos top 10 do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. De acordo com o ministério são ações de cunho cultural desenvolvidas pela comunidade que ganham o reconhecimento do Estado e passam a receber aporte de recursos para aplicar conforme o plano de trabalho próprio. Não existe uma forma exata para os pontos de cultura, cada entidade ou Organização Não Governamental será responsável por criar o projeto e como ele será viabilizado no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário