domingo, 12 de julho de 2009

A CASINHA DA BARBIE E SUA BONDADE...


Na maior cara de pau, um dos ícones do capitalismo mundial usa de um espaco público para divulgar um produto "americano", que simboliza a riqueza e o poder econômico...

VEJAM UMA BREVE HISTÓRIA DA "BONECA BARBIE":

Modelo comemorativo 40 anos Barbie (2000)
Nunca um brinquedo refletiu tão bem o comportamento de uma época quanto a quarentona Barbie, uma boneca que acompanhou todas as mudanças dessas últimas quatro décadas. "Ela é rica, bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda". Tem o namorado perfeito e muitos amigos que a adoram. O mundo Barbie é cor-de-rosa, feito de sonhos e fantasia, onde tudo é possível. É o que garante o slogan "be anything".
A Barbie é um sucesso absoluto, tanto em vendas [é a boneca mais vendida no mundo. São 120 milhões de exemplares a cada ano, o que significa que duas Barbies são vendidas por segundo] quanto em popularidade [ela é a queridinha de crianças e adultos de todo lugar]...

O texto acima simboliza exatamente qual é o "espírito" desse brinquedo, como também deve simbolizar claramente o perfil da administracão que Cascavel possui...

Tenho sistematicamente alertado que no setor cultural cada vez fica mais claro sua "elitizacão"... enquanto a Casa da Cultura Zona Norte fica a mercê das moscas, abandonam o Ponto de Cultura, que deveria priorizar cultura popular e não dão nem bola para o Circo da Cidadania... em contraponto divulgam como se fosse um grande feito social, a dissiminacão do capitalismo americano e a influência de uma cultura totalmente diferente da nossa...

Parabéns à Diretora Joenara, que dizem ser a "mentora" do Projeto... Também ao prefeito Edgar e a Secretária Judete, que cada vez mais mostram que cultura não é pra qualquer um... Barbie é pra rico (é uma boneca rica-leia texto acima), cultura é pra rico... saúde é pra quem tem plano de saúde (rico), salário alto apenas prefeito e primeiro escalão (rico)... enfim essa administracão é pra RICO...

Um comentário: