quarta-feira, 15 de julho de 2009

LUIZ VARINI VÊ "DEUS NO DIVÃ!!!


II FICA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CASCAVEL
23º FESTIVAL DE TEATRO
ANÁLISE
PEÇA: Deus no Divã
GRUPO: Porto Nikolic
CIDADE: São Paulo
TEXTO: Jovane Nikolic
DIREÇÃO: Jovane Nikolic


É com muita satisfação que começamos a escrever sobre a peça “Deus no Divã” e isso se deve por vários motivos, primeiro por apresentar um texto original, segundo pelo belíssimo trabalho de ator e finalmente pela beleza e sensibilidade da proposta que cativa a platéia pela forma e conteúdo. O espetáculo possui momentos ternos e ricos desde o seu início, após um pequeno prólogo, no qual o desnudamento de Deus vai aos poucos ganhando ares de conquistas pautadas pela presença cênica do autor e ator Jovane Nikolic, que conduz a narrativa com muita maestria e competência, afinal a proposta dramatúrgica reside num fio de navalha, numa linha tênue e qualquer deslize pode levar a encenação para um caminho sem volta, como milhares de títulos de auto-ajuda espalhados por aí, mas não, a qualidade técnica de seu intérprete não deixa isso acontecer e em tons de narrativa coloquial vai aos poucos conquistando uma platéia ávida de bons trabalhos artísticos. A cenografia em sua simplicidade corresponde à proposta da encenação, nos apresentando em três espaços ambientados por situações prazerosas e simples da vida: Livros, quadros e jardinagem, prazeres para um tempo humano em busca de alimentos para a alma. Infelizmente a concepção da iluminação cênica foi prejudicada em sua montagem por questões técnicas, mas, mesmo assim, não interferiu no desenvolvimento cênico da montagem, criando inclusive belos quadros. A sonoplastia/trilha sonora cumpre com o seu papel e merece destaque na condução da montagem não se sobressaindo em demasia, em conflito com o ator, ao contrário se caracteriza como elemento narrativo. O figurino acompanha a simplicidade da montagem, não compromete. As cenas foram bem distribuídas pela opção de ocupar os espaços do palco, inclusive com utilização de cenas na platéia que em momento algum nos remete a uma imposição gratuita e forçada de quebra da “quarta parede”, pois o intérprete, mais uma vez, conduz e prepara a cena com muita sensibilidade.
Enfim, um espetáculo agradável, sensível e qualitativo, principalmente pelo tema abordado, merece ser visto e apreciado. Parabéns!

Luiz Varini

2 comentários:

  1. Assisti esta peça a alguns anos e foi extremamente emocionante, gostaria muito de rever a atuação de Jovane Nikolic, alguém pode me informar se existe algum tranalho no momento deste ator em cartaz?
    Deixo aqui meus sinceros parabéns a este ator que consegue falar a alma com simplicidade e muita emoção.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly!
    Agradeço muito os elogios!
    Peço que adicione a comunidade do espetáculo. Lá terá informações sobre as apresentações do Deus no Divã. Basta procurar por Deus no Divã.
    Segue também meu orkut: Jovane Nikolic

    Abraços!

    ResponderExcluir