sábado, 18 de julho de 2009

NÃO CONFUNDA: CORO SINFÔNICO COM CORAL MUNICIPAL!!!


Observamos informacões via internet a respeito do retorno do "CORAL MUNICIPAL", aliás informacões estas propagadas pelo setor de música da secretaria da cultura, leia-se Claudete e Giordana.

Prestem atencão e vejam as pessoas que estão administrando o setor:

01 - O Coral Municipal não retorna, pois ele não existia... Então ele inicia as atividades!!!

02 - Se querem dizer: "o retorno do CORO SINFÔNICO". Então terão que aprender as diferencas!!!

O QUE É UM CORO SINFÔNICO???

É um grupo de cantores "líricos", distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes.
O coro compõem-se de quatro naipes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos. E os intermediários Baritonos e Mezzosopranos.
Coro Sinfônico, é denominados grupo de cantores líricos que destinam seu tempo para realizar trabalhos de alta qualidade como óperas, musicas medievais e desenvolver perfomances ligadas ao teatro e a expressão corporal. Exemplo: O CORO SINFÔNICO DE CASCAVEL, interrompido de forma estúpida pela atual administracão.

O QUE É UM CORAL MUNICIPAL???

Também é um grupo de cantores, que não tem a nessessidade de serem líricos.
Um coral municipal, geralmente é "comunitário" e reune aposentados, donas de casa, funcionários públicos e terceira idade. Serve muito mais de atividade socio/cultural que atividade profissional.
Os corais geralmente estão inseridos em apresentacões de igrejas, festividades da comunidade e escola. Ou seja um espírito totalmente diferente de um "CORO SINFÔNICO"...

A obra O Fantasma da Ópera, é para ser feita por cantores líricos, pois é uma ópera e a meta do "CORO SINFÔNICO" era exatamente montar producões como esta...

Por isso pessoal da música, entendam que esta administracão possui a disposicão de acabar com tudo de relevante e de "qualidade" que foi construído nos últimos tempos no setor cultural em Cascavel!!!...

EM TEMPO: Ainda bem que o Maestro da Orquestra de Viola Caipira Ricardo Denchuski, não é funcionário da Cultura como alguns que aceitam de forma passiva (e até ajudam), mergulhar a cultura no ostracismo. Pois seria perigoso proporem a ele largar a "viola caipira" e fazer uma "orquestra de gaita" para trazer o Borghetinho!!!...

PALAVRAS PROFERIDAS SOB LÁGRIMAS DO MAESTRO EMANOEL MARTINEZ DURANTE O XX FESTIVAL DE MÚSICA DE CASCAVEL: "É LASTIMÁVEL O QUE FIZERAM COM O CORO SINFÔNICO DE CASCAVEL"!!!

Um comentário:

  1. Olá. Realmente eu lastimo o fim do CORO SINFÔNICO de Cascavel, acho que o trabalho que estava começando era de bom nível e prometia muito para um futuro bem próximo. Realmente uma lástima. Acho que o desgaste político de uma atitude como esta não vale a pena, se o município desejava mudar a regente e a preparadora vocal, tudo bem, afinal estas funções podem ser cargos políticos, cargos de confiança do prefeito municipal ou até da secretária de cultura, cargos ligados a uma administração pública, mas não haveria a necessidade de dissolver um coro existente para se criar um outro novamente, para apenas mudar uma palavra mostrando força e poder do novo (a) administrador (a) político.

    A arte está acima da política, e dos políticos e dos politiqueiros de plantão. A arte merece respeito, e mais, a população que paga os salários desses políticos deveria pelo menos ser consultada e se respeitar a decisão da maioria. Não é conversando com uma ou outra pessoa que um governo democrático deve tomar suas atitudes. Também por outro lado, porque mexer no que está dando certo, especialmente no início de uma atividade? Só para dizer que foi criado por outro político então vamos detonar isso? Isso é ridículo. Falta de visão administrativa. Falta de respeito para com os profissionais envolvidos. Falta de respeito com o povo que paga seus salários.

    Outro assunto: a pessoa que fala na diferença entre CORO SINFÔNICO e CORO MUNICIPAL, deveria se informar realmente no que está dizendo, uma coisa nada tem a ver com a outra e os textos acima não são a verdade; não há menor diferença entre um coro sinfônico e coro municipal. Coro Sinfônico não necessita ser formado por cantores líricos e, como o próprio nome já revela, a base do repertório é a musica coral-sinfônica, não se dedica ao repertório lírico (óperas) a não ser os coros dessas óperas ou ballets, mas a ser os córos dessas obras dramáticas. Também o repertório de um coro municipal ou sinfônico poderá estar ligado ao acompanhamento de uma orquestra, que no caso de Cascavel ela já existe, ou mesmo formado por obras com acompanhamento de piano, ou pequenos grupos instrumentais. Também há a possibilidade de realizar obras "a cappella".
    Um coro municipal é "a priori" um coro sinfônico, porque o seu repertório estará associado ao repertório de uma orquestra ou repertório não lírico (ópera). Portanto não vamos confundir as coisas. CORO SINFONICO E CORO MUNICIPAL poderão ser exatamente a mesma coisa.

    Agradeço a menção de meu nome neste Blog, mas gostaria que ele estivesse associado a fatos reais que eu realmente disse e não a fatos que eu não mencionei e em momento algum eu o faria. Estou me expressando aqui e agora para que fique clara a minha opinião de fato, porque agora eu estou assinando este meu texto explicativo.

    Abraços a todos e espero que fique claro a diferença entre os dois nomes (não existem diferenças na prática, apenas na nomenclatura)e que fique claro minha posição e agora meu manifesto de desagravo pela atitude dos políticos da cidade com relação à sua atitude de desmantelar um grupo musical por um mero capricho de alguem.

    Abraços e boa sorte a todos.

    EMANUEL MARTINEZ - maestro

    ResponderExcluir