terça-feira, 11 de agosto de 2009

A AAPLAC MOSTROU A CARA!!!


Foi necessário este blog instigar, insinuar, convencer, impelir... a AAPLAC - Associação dos Artistas Plásticos de Cascavel, a defender seus dois associados: Nelson Josefi e Luiz Carlos Brugnera, das acusações de inoperância dos artistas quando ocuparam cargo público. Acusações estas feitas publicamente pela Secretária da Cultura Judete Bilibio.

No entanto a entidade através de sua presidente Cléo Dobler e provavelmente também por sua diretoria, demonstra um total desconhecimento de gestão pública ao citar que o ex-diretor de Difusão Cultural (eu), cancelou convites de exposições.

O que a Cléo Dobler e sua diretoria precisam entender é que o "ordenador de despesas" é, e sempre será o Secretário. É ele quem corta, transfere e autoriza qualquer remanejamento interno. Bom esse desconhecimento fica claro ao vermos um membro da AAPLAC, administrando a secretaria da cultura e perdendo recursos, mostrando não só desconhecimento como também inoperância, leia-se os dois "Pontos de Cultura de Cascavel", um da AAPLAC e outro do município, ambos administrados por pessoas do mesmo setor. O que aconteceu???!!!

Na verdade a AAPLAC, apenas veio em defesa dos artistas públicamente pela pressão que lhe foi imposta, pois ficaria muito feio não se pronunciar. Uma entidade que verdadeiramente representa seus associados é como uma mãe que defende seus filhos, e quando se vê acoada imediatamente ataca para defende-los.

Talvés a pouca representatividade da AAPLAC, esteja implícita nas palavras de Andrés "Chileno", que ao defender Brugnera e Josefi, diz a seguinte frase:
"Esta negação inicial e reticência a escrever decorrem um pouco do fato de eu mesmo ter pedido 'a conta' como associado da AAPLAC (Associação dos Artistas Plásticos de Cascavel), o que nem vem ao caso agora".
Também o fato de artistas como: Dirceu Rosa e Wanderlei Damasceno, fazerem questão de dizer que não fazem parte da AAPLAC, mostra uma vertente de descontentamento e desagregação, ou se esquecem que num passado muito recente haviam outras instituições que se diziam representantes dos artistas plásticos???...

Que bom que a AAPLAC, finalmente mostrou a "cara", a ultima vez que fez isso foi nos "fantasminhas" das ruínas do TEATRO MUNICIPAL, e duas semanas depois tiveram que engolir o "manifesto" a seco, pois davam inicio às obras com a conquista definitiva dos recursos para finaliza-la.

Esperamos que as entidades culturais de Cascavel se preparem e estejam atentas, pois devemos ter uma das piores administrações culturais da história de Cascavel.

EM TEMPO: Não sou contra a nenhum tipo de benefício conquistado por qualquer setor artístico, entretanto o caráter isonômico é necessário, pois enquanto artistas plásticos, não têm custo de locação de espaço, ganham convites, assessoria de imprensa, coquetel, montador e outras regalias, os artistas das outras vertentes precisam pagar uma taxa (discutível) de R$ 464.00 (quatrocentos e sessenta e quatro reais), fazer sua divulgação, material gráfico, mídia de tv, rádio e jornal, equipe técnica e outras "cositas mas". Por isso: ISONOMIA CULTURAL JÁ!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário