segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CRÍTICA A EDGAR DESCOBERTA NA INTERNET!!!


AO BUSCAR SITUAÇÕES CULTURAIS RELATIVAS A CASCAVEL, DESCOBRIMOS NA INTERNET UMA CRÍTICA ATRIBUÍDA AO SENHOR ANTONIO MARCOS OLIVEIRA, ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO E ATOR.
O POVO DA DEFESA PODE FICAR TRANQUILO, POIS É A VISÃO CULTURAL DA PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO DE EDGAR BUENO, ENTRETANTO NÃO DIFERE BÁSICAMENTE EM NADA DA ATUAL. OUTRO FATOR RELEVANTE, É O QUESTIONAMENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL EMIR SFAIR, QUE SEGUNDO O CRÍTICO NÃO É UM TEATRO. VALE A PENA "LER DE NOVO"...

Opinião:

E A FARSA CONTINUA....

O título acima é de uma comédia escrita pelo francês Molière, que no século XVIII retratava de forma sarcástica situações do cotidiano da burguesia francesa.
No caso de Cascavel, acrescenta-se “E A FARSA CONTINUA NA ÁREA CULTURAL...”. O advento da inauguração do “Teatro Municipal”, Que não é Teatro Municipal, só pode ser motivo de chacota e de comparações.
Estive em Toledo durante a semana e por várias vezes fui questionado do porquê de uma obra com tal envergadura, com todo o montante gasto, não possuía dentre outras coisas: “CAIXA CÊNICA, BOCA DE CENA, CICLORAMA, ILUMINAÇÃO ADEQUADA, ROTUNDA, COXIAS, URDIMENTO, ETC...”. Como também me indagaram se não há alguém da Secretaria de Cultura que tivesse pelo menos uma vez, uma vez só na vida pisado num teatro de verdade. Apesar de concordar com os colegas toledanos, tentei apontar o lado positivo da obra, como também aleguei o fator da obra estar vinculada ao Centro de Convenções e Eventos, entretanto, minha teoria foi logo por água abaixo, pois o “auditório” do Centro de Eventos de Toledo é também apropriado para apresentações de teatro, música, dança, enfim, atividades artísticas e culturais em geral.
O excessivo individualismo, as vaidades e a falta de humildade de homens públicos transformam obras que seriam um sonho em pesadelo...
A contradição cultural é imensa: inauguram um “PSEUDO-TEATRO”, quando ao mesmo tempo transformam a Secretaria de Cultura em departamento... ou além, acabam com projetos de cunho sócio-cultural como o “Mapa Cultural”... além disso, o desmantelamento da “Banda Municipal” por mera mesquinharia de vales-transporte.
Será que esse engodo chamado Secretaria de Cultura é Mesmo necessário? Para que um Secretário se em seis meses apenas um evento cultural aconteceu no município (Ary Toledo) e ainda promovido por terceiros? Onde irá parar uma Secretaria onde Seus “Diretores” jamais tiveram algum vinculo artístico?...
Como diria Shakespeare: “HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DA DINAMARCA...” Ora, Prefeito Edgar! Se administrar por competência é a prioridade, qual o motivo de manter o atual Secretário? Aliás contrariando até os anseios da classe artística... Onde estão Senhor Prefeito, as seguintes promessas de Campanha após dois anos de administração: “NÚCLEO INDUSTRIAL DE CINEMA, CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, ESCOLAS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO, LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA, TEATRO MUNICIPAL (o verdadeiro, pois esse não passa de uma piada de mau gosto), FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE TODAS AS ARTES...”. E mais a ampliação dos Festivais de Música, Dança e Teatro, pois pelas informações que temos é que os mesmos serão diminuídos, por falta de orçamento e é perigoso um deles nem acontecer.
O atual Secretário da Cultura em recente entrevista afirmou: “Não Existem Produtores em Cascavel”. No entanto o descaso com que a cultura vem sendo tratada na cidade, o que concluímos sem muito esforço é que “NÃO EXISTE UM “VERDADEIRO” SECRETÁRIO DE CULTURA...”. E é por essas e tantas outras que afirmamos: E A FARSA CONTINUA....

Antônio Marcos Oliveira
Estudante universitário e ator

Enviado para os seguintes órgãos: Jornal Hoje, Jornal O Paraná, Gazeta do Paraná, Jornal A Tribuna de Cascavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário