segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

BAR VALENTINO RECEBE INTERPRETAÇÕES DE ELIS REGINA!!!


Cantoras londrinenses prestam tributo a Elis Regina

Série de shows revisita repertório da diva. Gisele Almeida e banda, os primeiros convidados, garimpam títulos como "Cai Dentro" e "Dinorah Dinorah"Carisma, afinação, intensidade e faro para lançar novos compositores foram algumas das virtudes que marcaram a figura de Elis Regina (1945-1982) no panorama da música popular brasileira. Consagrada em vida, a cantora gaúcha teve uma morte trágica e prematura, o que talvez tenha reforçado o culto à sua vasta e variada obra.

Em Londrina, o tributo ''Viva Elis'' é realizado desde 1992 no bar Valentino, consistindo de uma série de shows na qual cantoras locais revisitam o repertório gravado pela diva, em companhia de músicos convidados. A homenagem é feita em janeiro, mês que registra a morte de Elis. A edição deste ano contará com a participação das cantoras Gisele Almeida, Sabrina Vargas, Joyce Cândido, Tatiana Valle e Rakelly Calliari.

Gisele abre hoje a série. Será o único show no domingo. As demais se apresentarão às quintas-feiras. Para a apresentação, a primeira convidada pinçou músicas na linha ''brazilian jazz'', além de sambas, temas de compositores mineiros e faixas cantadas por Elis em parceria com Jair Rodrigues no célebre programa de televisão ''O Fino da Bossa''.

Entre as músicas garimpadas estão ''Cai Dentro (Baden Powell), Samba Dobrado'' (Djavan) ''O Medo de Amar é o Medo de ser Livre'' (Beto Guedes), ''Dinorah Dinorah'' (Ivan Lins), ''Nada Será Como Antes'' (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos) e ''Vivendo e Aprendendo a Jogar'' (Guilherme Arantes).

''A ideia do espetáculo é destacar a sensibilidade de Elis na escolha de repertório. Ela recebia fitas de compositores de todo o país, trocava bilhetinhos, ouvia tudo com respeito e gravava autores que estavam à margem das grandes gravadoras. Depois tomava posse das canções com sua visceralidade radical'', diz Gisele.

A banda formada para acompanhá-la juntou os músicos Mizão (guitarra), Felipe Barthem (baixo), Murilo Barbosa (teclados), Fabio Farinha (bateria) e André Vercelino (percussão). Morando atualmente em Presidente Prudente (SP), sua cidade natal, Gisele viveu a primeira metade desta década em Londrina, onde cursou Educação Artística na UEL e iniciou sua carreira musical. Passou por vários grupos, entre eles o Soul Brasil e o Acústico Blues Trio.

Em 2005 estreou em disco lançando o CD ''Insufilme'', gravado com aval do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Na ocasião, fez três shows de divulgação e sumiu dos palcos. ''Tive um colapso nervoso, seguido de um engano'', lembra, referindo-se a um período de conversão religiosa. No mês passado, retornou aos palcos ao se apresentar na última noite do ''Cabarezinho'', evento realizado em comemoração ao aniversário da cidade e que durante 4 dias reuniu shows, exposições e valorização da culinária regional com oficinas de gastronomia e almoços temáticos.

Para 2010, tem planos de investir na divulgação de ''Insufilme'' e trabalhar na gravação de um segundo álbum. ''Quero cantar músicas do Bernardo Pellegrini (cantor e compositor londrinense). Gostei muito do novo disco dele'', salienta. Não pretende mudar-se outra vez para Londrina. Anuncia que virá esporadicamente para desenvolver ''projetos especiais'', sejam shows ou gravações.

Sucedendo a Gisele, o tributo ''Viva Elis'' terá ao longo de janeiro Sabrina Vargas no dia 7, Joyce Cândido no dia 14, Tatiana Valle no dia 21; e Rakelly Calliari no dia 28.

Serviço

- Viva Elis com Gisele Almeida e banda

Quando - Hoje, 22h

Onde - Bar Valentino (Av. Pref. Faria Lima, 486), em Londrina

Quanto - R$ 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário