sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"PANDORA" - O PLANETA DE AVATAR PODERIA SER O BRASIL???!!!


Colunista do Huffington Post sugere que Brasil restrinja "Avatar"
Publicidade
VITOR MORENO
colaboração para a Folha Online

A jornalista americana Lori Pottinger sugeriu em sua coluna no prestigiado site The Huffington Post que o Brasil deveria restringir o filme "Avatar" nos cinemas do país.

O comentário foi feito em um texto intitulado: "Brasil deveria banir 'Avatar'?". Na análise do filme, Lori aponta semelhanças entre Pandora, o planeta imaginário do filme, e o Brasil.

A jornalista, que também é ativista ambiental, começa o texto lembrando que o filme ficou pouco dias em cartaz na China. A exibição em cinemas chineses foi reduzida para o lançamento de um filme sobre Confúcio.

"O que veio à minha mente quando assisti ao filme foi o Brasil, e não a China", afirmou.


Ela comenta que os Na'vi vivem "numa gloriosa floresta tropical, que lembra a rica biodiversidade da Amazônia".

Além disso, há "a ligação que as pessoas do filme têm com sua terra", que, segundo ela, "é tão respeitosa e culturalmente única quanto a das pessoas de tribos reais".

De acordo com o texto, "o governo brasileiro tem algumas semelhanças com os mercenários corporativos do filme".

"O plano [do governo brasileiro] de vender o poderoso rio para quem pagar mais vai resultar em despejos forçados e no drástico fim de culturas e do meio de subsistência de milhares de pessoas", afirma.

"É provavelmente bom para o governo Lula que a maioria das pessoas que vivem em tribos na Amazônia não possam ir ao multiplex da esquina para levar essa pancada", diz a jornalista, para quem "isso poderia desencadear uma enchente que o governo não poderia represar".

Um comentário:

  1. a ariadna ta ai e o mauricio tb kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir