quinta-feira, 17 de junho de 2010

EM CASCAVEL SEQUER TEM ORQUESTRA PARA DAR "BAFAFÁ"!!!


Músicos pedem saída do maestro da Orquestra Sinfônica Municipal
IRINEU FRANCO PERPETUO

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo está em crise com seu regente titular.

Em 27 de maio, 21 chefes de naipe do grupo assinaram uma carta pedindo a saída de Rodrigo de Carvalho do cargo. Ela foi encaminhada ao prefeito Gilberto Kassab, ao secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, a Carvalho e à diretora do Teatro Municipal, Beatriz Franco do Amaral, que, em férias, não atendeu a Folha.

Foram 88 votos contra Carvalho, e quatro a favor. A missiva fala em "conhecimento insuficiente da partitura, falta de clareza no gesto, insuficiência em transmitir o que se deseja da música (como fraseado musical e alterações de dinâmica) e incapacidade de identificar problemas de execução em conjunto e saná-los".

Além disso, os músicos se queixam de "interferências unilaterais do maestro na estrutura da hierarquia artística interna da orquestra", e de "restrição de diálogo com os representantes artísticos".

Uma votação para eventuais substitutos do titular trouxe os nomes de Alex Klein, Carlos Moreno e Luiz Fernando Malheiro.

Moacyr Lopes Jr./Folhapress

O Teatro Municipal, em reforma, no centro de SP; músicos da OSM querem saída de maestro

Carvalho, 36, assumiu a direção da orquestra depois que José Maria Florêncio, do qual ele era assistente, deixou o cargo, no final de 2008.

Embora os músicos não estejam em greve, a direção do Teatro Municipal cancelou quatro concertos da OSM até agosto, tendo sido mantida apenas a apresentação do grupo no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Para o regente, a carta é "baixa" e "difamatória": "eles carregam nas tintas, mas não falam qual é o real problema, ou seja, a questão da autoridade".

Em sua opinião, o conflito surgiu porque ele tentou coibir episódios de indisciplina de alguns integrantes da orquestra.

"Alguns músicos, porque tocam muito bem, se acham acima do bem e do mal. São inaceitáveis atitudes como tocar o ensaio inteiro em pianíssimo, ou passar o ensaio sem olhar o maestro", diz.

"Eu não inventei coisas. Tive que reagir a situações que os músicos criaram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário