terça-feira, 27 de outubro de 2009

TIO VÂNIA É DRAMATURGIA RUSSA. NÃO FRANCESA!!!


Pessoal que organiza Festival de Teatro desconhece a obra de ANTON TCHECKOV!!!

Ao divulgarem matéria com seguinte titulo: " Festival de Teatro apresenta Mostra de Filmes de peças francesas". Os organizadores do Festival de Teatro ao incluirem na programação o filme "Tio Vânia" como uma "peça francesa", mostram um desconhecimento compatível apenas com sua incompetência.

Tio Vânia, é uma obra dramaturgica do ícone do teatro realista russo ANTON TCHECKOV, e o filme em questão tem a adaptação para o cinema e direção de Jean-Batiste Mathieu.
Portanto uma obra "Russa" senhores equívocados e não francesa.

UM POUCO DO REALISMO DE TCHECKOV

A obra de Tchecov é profundamente melancólica. Tédio, vazio e falta de sentido corroem a alma de quase todas as personagens, cujas ilusões são desfeitas no dia-a-dia, na banalidade em que tudo (amor, ideal, busca do prazer ou do triunfo) se converte. A vida, no campo ou na cidade, nas províncias ou na capital, é sempre a mesma: comum, medíocre, desalentadora. Não importa se os protagonistas das narrativas são aristocratas ou burgueses, funcionários ou artistas, operários ou camponeses, homens ou mulheres: o que os aguarda é a mesma tristeza miúda, o mesmo bocejo, a mesma amargura. Um véu cinzento cobre a tudo e a todos.

Apesar disso, como observaram vários estudiosos, sobra em Tchecov um núcleo de compaixão pelos seres humanos que confere a seus textos uma doçura e uma beleza insuperáveis. É literatura das maiores que já se fizeram em qualquer época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário