quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TOLEDO FAZ HOMENAGEM A WILSON CARLOS KUHN!!!



A Praça da Cultura, junto à Casa da Cultura, ganhou nova denominação e investimentos. A entrega oficial foi feita na última sexta-feira, 2, em uma cerimônia com a presença de autoridades locais, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, pioneiros de Toledo, familiares de Wilson Carlos Kuhn entre outros convidados e comunidade em geral. A praça, que passou a ser chamada Praça Wilson Carlos Kuhn, numa homenagem ao ex-prefeito de Toledo, ganhou nova iluminação, ajardinamento e poda das árvores e pintura externa da Casa da Cultura.
Outras melhorias estão previstas para o local, entre elas a reforma interna da Casa da Cultura e a instalação de um novo parque infantil, que visa o desenvolvimento psíquico e motor das crianças, e uma academia para deficientes físicos. Os novos equipamentos serão instalados no local onde está hoje um antigo parque infantil.
Foi na gestão do ex-prefeito Wilson Carlos Kuhn que foi construída a Casa da Cultura, uma das primeiras do país, em 1976. A proposta foi bastante ousada para a época, dentro de uma visão de um administrador público que valorizava muito a cultura e a educação na formação e desenvolvimento de um povo. Por conta dos investimentos públicos feitos na área, o município tornou-se conhecido como ¿capital da cultura¿.
¿Lembro que quando criança freqüentava esta casa para aprender a tocar violão¿, comentou o secretário municipal de Cultura, João Batista ¿Tita¿ Furlan, que hoje ocupa este mesmo espaço na condição de secretário. Para ele, a Casa deveria ser de vidro transparente, para mostrar às pessoas um pouco daquilo que é realizado internamente todos os dias. Atualmente são 1.180 alunos, mais de um por cento da população local, freqüentando os cursos oferecidos pela Casa da Cultura.
Ex-vice-prefeito na gestão de Wilson Carlos Kuhn, Lamartine Braga Cortes, destacou a qualidade de vida que o município oferece hoje, graças às ações desenvolvidas por ex-prefeitos e a excelente administração que o atual prefeito, engenheiro José Carlos Schiavinato, ¿que serve de exemplo para todo o Brasil¿. Ele desejou que Schiavinato continue fazendo uma excelente administração e construindo novas praças e espaços públicos para ter os nomes dos seus ex-prefeitos registrados nelas. ¿ Tá na hora de eu ter uma¿, brincou ele, ressaltando que não tem nada mais gratificante do que ter o seu nome perpetuado em uma praça pública.
Schiavinato agradeceu a contribuição dos líderes públicos de Toledo, que ao seu tempo deram a contribuição para o desenvolvimento do município, e destacou a importância da administração municipal prestar uma homenagem para uma pessoa que contribuiu em muito para que Toledo chegasse a posição atual. Ele citou as dificuldades dos ex-prefeitos, que acompanhou na condição de funcionário público, de obter parcerias estaduais ou federais para a execução de obras. Todos os investimentos eram feitos com recursos próprios. Para ele, Wilson Carlos Kuhn merece esta justa homenagem, por ter sido um administrador público que viu além do seu tempo e ajudou a construir esta linda história do município de Toledo.
Em nome da família, Antônio Carlos Kuhn agradeceu, emocionado, a homenagem da administração municipal ao um homem público que em vida priorizou investimentos em educação, em cultura e na valorização do ser humano. Ele compartilhou o reconhecimento com outros homens públicos que o auxiliaram na época na administração e no desenvolvimento do município de Toledo.
A entrega da remodelação da praça, que ganhou um busto em homenagem ao ex-prefeito Wilson Carlos Kuhn, contou ainda com uma queima de fogos e a uma apresentação do Coral Cristo Rei.
A antiga praça Independência passou a chamar-se Praça da Cultura em 1975. Em 2007, depois da morte do ex-prefeito, em 28 de julho de 2007, passou a ser chamada Praça Wilson Carlos Kuhn. A entrega foi feita agora com a remodelação e instalação de um busto em homenagem ao ex-prefeito de Toledo.

2 comentários:

  1. PARABÉNS!Prefeito Schiavinato pela feliz escolha da pessoa de JOÃO BATISTA FURLAN para o cargo que ocupa na CASA DA CULTURA. Com certeza nosso pai estaria vibrando,porque acreditava nas idéias de jovens como TITA.E, nós da familia KUHN,ORGULHOSOS e certos de que os ideais por ele almejados,terão continuidade,com o apoio de SCHIAVINATO.Fica aqui uma frase.que nosso pai costumava usar com todo fervor da sua doce alma: "Desde que conheci Toledo,decidi que para fazer o bem à esta cidade,eu deveria AMA-LA,e AMA-LA INTENSAMENTE." Maria Augusta Kuhn

    ResponderExcluir